quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A melhor profissão

Cuidado para você não cair da cadeira. Recentemente foi publicada uma pesquisa feita nos EUA que classifica todas as profissões num ranking. O resultado foi tão inesperado que se tornou assunto em vários blogs e até jornais estrangeiros. A profissão número 1 é a de matemático! E eu não estou puxando sardinha para o meu lado! Continue lendo, você vai entender.


A pesquisa


A pesquisa foi publicada no CareerCast, um site onde você pode procurar empregos, anunciar, ou descobrir mais sobre eles. Sucintamente, é um site relacionado a empregos e mercado de trabalho. Dentro desse site, existe uma sessão chamada JobsRated, que busca classificar as profissões num ranking geral usando uma determinada metodologia. Para entender a pesquisa, precisamos entender o método utilizado (isso vale para qualquer pesquisa, ou seja, nunca tire conclusões precipitadas sem antes entender o que aquela pesquisa realmente está medindo e como ela faz isso).

O método

Basicamente, os empregos foram todos separados em 5 categorias principais. A saber:
  1. Ambiente de trabalho
  2. Pagamento (salário)
  3. Chance de se obter um emprego
  4. Esforço físico
  5. Estresse
Para um detalhamento melhor da metodologia empregada, clique aqui (em inglês).

Naturalmente, vai ter aquele cara que vai falar: "mas matemática é um saco!". É óbvio que alguém que gosta de química prefere trabalhar em química do que matemática, mas a pesquisa não abrange este aspecto, observe que os empregos são classificados em categorias "neutras", que não envolvem o gosto pessoal. Dito isso, veja o ranking dos 3 primeiros:

Os 3 mais!

Para ver a continuação da lista das melhores profissões (nos EUA), clique aqui.

Reflexão

Talvez o fato mais notável dessa notícia ter causado tanto espanto é que, pelo menos aqui no Brasil, carreiras científicas são marginalizadas. Quando eu estava prestando matemática no vestibular, sempre surgia aquela pergunta: "Ah, você vai ser professor?". Essa mentalidade está muito impregnada no imaginário popular brasileiro. Pergunte para pessoas aleatórias qual curso deve ser mais difícil ou mais desafiador: "Física ou Engenharia?". Eu garanto que a maioria das pessoas (que não têm intimidade com meio acadêmico) vão responder engenharia. Isso porque, no Brasil, não se consegue dissociar física, ou matemática de colégio ou seja, de ensino básico. Observe que na descrição da profissão de matemático - na pesquisa citada - encontram-se áreas de negócios, industrial e, obviamente, acadêmica também.

Mas você pode dizer: "Isso é um absurdo, se eu for trabalhar na área industrial, vou fazer engenharia". E é justamente essa mentalidade (de que eu acabei de falar) que nos torna tão diferentes de um país como os EUA. Eu explico:

Você pode dizer tudo sobre os EUA, que eles são arrogantes, violentos, se acham donos do mundo, etc. Não obstante, o fato é que academicamente, industrialmente, economicamente, eles possuem uma certa supremacia. É que lá, as empresas privadas investem em conhecimento. Em outras palavras, nos EUA (estou usando os EUA como exemplo, mas existem outros países), as empresas contratam cientistas com o objetivo de trabalhar em pesquisa. Isso implica no fato de profissionais da área científica ou acadêmica são altamente respeitados e bem pagos. E isso é justamente o que não acontece no Brasil. Resultado: seremos eternos importadores de tecnologia (e isso tem consequências graves, como todos já devem saber).

Esse assunto é longo e complexo, portanto vou parar por aqui. Antes de terminar o post, gostaria de colocar algumas curiosidades.

Curiosidades


  • Observe que as 3 primeiras colocadas estão diretamente relacionadas com matemática. =D
  • Carreiras acadêmico-científicas, como físico, matemático, sociólogo, historiador, etc. se encontram nas primeiras colocações.
  • Depois da pesquisa mencionada, uma revista de divulgação científica fez uma pesquisa e constatou que, dentre as carreiras científicas, Física Teórica é considerada a pior profissão. (hahaha). Veja a notícia aqui.
  • A pior profissão é a de lenhador. Clique aqui.
É isso. Até!

Edit:

Quem quiser uma lista com os 200 mais, clique aqui.





7 comentários:

Gabriel Pais disse...

Eu já tinha lido essa matéria, mas realmente é muito interessante ...
Vale ressaltar que esse é o paronama norte americano e não brasileiro. Aqui temos outra realidade, não estou dizendo que a profissão de matemático aqui não seja valorizada e reconhecida, estou só alertando que infelizmente o Brasil continua investindo pouco em ciência de base e as carreiras científicas continuam com pouco prestígio.
Recentemente fui em uma aula-pública com o prêmio nobel Prof W. Phillips e uma das perguntas que surgiram foi: Porque o Brasil ainda não tem um prêmio nobel ? Eu faço outra pergunta, porque não temos um medalha fields ?
A sociedade brasileira como um todo precisa mudar, o que adianta a USP ser a melhor da america latina ? Precisamos pensar grande, porque não existirem uma dezena de USPs ? ou uma centena ? Recurso humano não falta ...

Anônimo disse...

Por isso que invisto bastante em matemática! Hahua! Quem sabe um dia as coisas não mudam por aqui...
só um comentário sobre a parte da física teórica como a pior das carreiras científicas: o artigo baseia-se exclusivamente no fato de físicos teóricos trabalhando em teorias de cordas. Aí, de fato, é sair correndo no escuro; é uma teoria (alguns sensatos dizem) mais matemática que física, e bastante improvável que se consiga provar (ou refutar) até o momento. Isso acabou realmente virando moda nos últimos tempos, mas não se faz só isso em física teórica! Há muito a ser feito, e hoje em dia muita coisa vem mesclada, principalmente com biologia ou computação (posso fazer apologia aos cursos da fiscomp e biomol?hehe..)! E... mesmo trabalhando com cosmologia, há outros caminhos a se percorrer (eu vou trabalhar com gravitação sem ser com cordas!!)... e cabe observar que, infelizmente, para cada um que escreveu seu nome no hall da fama da ciência, pode apostar que tiveram muitos esquecidos, por enveredar por caminhos errados; infelizmente pra esses, os erros também são necessários pra ciência progredir! AMs chega! e viva a matemática!

Juliana. disse...

Se fizerem essa pesquisa no Brasil, eu aposto minha cabeça como jogdor de futebol ganha!

Gabriel Pais disse...

hahaha
ou sambista da sapucaí !
tá alí, na disputa !

Ekbair disse...

Ai mesmo que o Tiago se acha! =p

Anônimo disse...

Se eles pesquisaram no pessoal do Google, é óbvio que matemáticos iriam ficar em primeiro lugar. =D

Gabriel Martins disse...

Realmente parece até mentira uhahuauh
vamos ver se vc der sorte isso acntece aqui no brasil tb huahua (pouco provável)