quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

A melhor profissão

Cuidado para você não cair da cadeira. Recentemente foi publicada uma pesquisa feita nos EUA que classifica todas as profissões num ranking. O resultado foi tão inesperado que se tornou assunto em vários blogs e até jornais estrangeiros. A profissão número 1 é a de matemático! E eu não estou puxando sardinha para o meu lado! Continue lendo, você vai entender.


A pesquisa


A pesquisa foi publicada no CareerCast, um site onde você pode procurar empregos, anunciar, ou descobrir mais sobre eles. Sucintamente, é um site relacionado a empregos e mercado de trabalho. Dentro desse site, existe uma sessão chamada JobsRated, que busca classificar as profissões num ranking geral usando uma determinada metodologia. Para entender a pesquisa, precisamos entender o método utilizado (isso vale para qualquer pesquisa, ou seja, nunca tire conclusões precipitadas sem antes entender o que aquela pesquisa realmente está medindo e como ela faz isso).

O método

Basicamente, os empregos foram todos separados em 5 categorias principais. A saber:
  1. Ambiente de trabalho
  2. Pagamento (salário)
  3. Chance de se obter um emprego
  4. Esforço físico
  5. Estresse
Para um detalhamento melhor da metodologia empregada, clique aqui (em inglês).

Naturalmente, vai ter aquele cara que vai falar: "mas matemática é um saco!". É óbvio que alguém que gosta de química prefere trabalhar em química do que matemática, mas a pesquisa não abrange este aspecto, observe que os empregos são classificados em categorias "neutras", que não envolvem o gosto pessoal. Dito isso, veja o ranking dos 3 primeiros:

Os 3 mais!

Para ver a continuação da lista das melhores profissões (nos EUA), clique aqui.

Reflexão

Talvez o fato mais notável dessa notícia ter causado tanto espanto é que, pelo menos aqui no Brasil, carreiras científicas são marginalizadas. Quando eu estava prestando matemática no vestibular, sempre surgia aquela pergunta: "Ah, você vai ser professor?". Essa mentalidade está muito impregnada no imaginário popular brasileiro. Pergunte para pessoas aleatórias qual curso deve ser mais difícil ou mais desafiador: "Física ou Engenharia?". Eu garanto que a maioria das pessoas (que não têm intimidade com meio acadêmico) vão responder engenharia. Isso porque, no Brasil, não se consegue dissociar física, ou matemática de colégio ou seja, de ensino básico. Observe que na descrição da profissão de matemático - na pesquisa citada - encontram-se áreas de negócios, industrial e, obviamente, acadêmica também.

Mas você pode dizer: "Isso é um absurdo, se eu for trabalhar na área industrial, vou fazer engenharia". E é justamente essa mentalidade (de que eu acabei de falar) que nos torna tão diferentes de um país como os EUA. Eu explico:

Você pode dizer tudo sobre os EUA, que eles são arrogantes, violentos, se acham donos do mundo, etc. Não obstante, o fato é que academicamente, industrialmente, economicamente, eles possuem uma certa supremacia. É que lá, as empresas privadas investem em conhecimento. Em outras palavras, nos EUA (estou usando os EUA como exemplo, mas existem outros países), as empresas contratam cientistas com o objetivo de trabalhar em pesquisa. Isso implica no fato de profissionais da área científica ou acadêmica são altamente respeitados e bem pagos. E isso é justamente o que não acontece no Brasil. Resultado: seremos eternos importadores de tecnologia (e isso tem consequências graves, como todos já devem saber).

Esse assunto é longo e complexo, portanto vou parar por aqui. Antes de terminar o post, gostaria de colocar algumas curiosidades.

Curiosidades


  • Observe que as 3 primeiras colocadas estão diretamente relacionadas com matemática. =D
  • Carreiras acadêmico-científicas, como físico, matemático, sociólogo, historiador, etc. se encontram nas primeiras colocações.
  • Depois da pesquisa mencionada, uma revista de divulgação científica fez uma pesquisa e constatou que, dentre as carreiras científicas, Física Teórica é considerada a pior profissão. (hahaha). Veja a notícia aqui.
  • A pior profissão é a de lenhador. Clique aqui.
É isso. Até!

Edit:

Quem quiser uma lista com os 200 mais, clique aqui.





7 comentários: