sábado, 28 de fevereiro de 2009

Google Patent Search

Existe um serviço muito legal, oferecido pela Google, que pouca gente conhece. É o Google Patent Search, em português, Busca de Patentes da Google. Resumindo, é um site que utiliza o mecanismo de busca da Google para achar patentes de invenções. Continue lendo para entender mais um pouco.



Antes de tudo, como bom estudante de matemática, precisamos de definições :B. Afinal, o que é uma patente? De acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial,

Patente é um título de propriedade temporária sobre uma invenção ou modelo de utilidade, outorgados pelo Estado aos inventores ou autores ou outras pessoas físicas ou jurídicas detentoras de direitos sobre a criação. Em contrapartida, o inventor se obriga a revelar detalhadamente todo o conteúdo técnico da matéria protegida pela patente.

Segundo a própria Google, o Patent Search é só mais uma "parte da missão da Google de organizar informações e fazê-las universalmente acessíveis e úteis".

Ok, mas de onde vem toda essa informação? Todas as patentes vêm da United States Patent e Trademark Office (USPTO). Pois é, todo o conteúdo é gringo. O site já reuniu no total 7 milhões de patentes, sendo que todos os arquivos estão hospedados nos servidores da Google mesmo. Inclusive, se você gostar de uma patente, pode fazer o download do .pdf no próprio site.

Uma funcionalidade muito legal, é que toda vez que você atualiza a página, são mostradas 5 patentes aleatórias. Por exemplo:

Podem ver que eu cliquei na cueca e no desodorizador de privadas. xD

Não posso deixar de comentar que eu eu descobri o Google Patent Search no blog do Humor na Ciência, que tem uma seção dedicada a invenções bizarras/engraçadas/interessantes.

É isso aí, entrem em http://www.google.com/patents e confiram.

Até.





2 comentários:

Juliana. disse...

Eu não sabia que isso existia..

Pra quem gosta de invenções, eu recomendo assistir ao programa American Inventor. É legal ver que hoje em dia as pessoas ainda são criativas.. mesmo nesse mundo copiado... apesar de poucos inventos serem realmente originais.
Esse aqui é o mais bizarro que eu jah vi:
http://www.youtube.com/watch?v=IdUMy9HzdWo

Eca.

T disse...

Que cara doente. Mas esse programa é muito legal, devia ter uma versão brasileira. Brasileiros podem ser muito criativos também.