segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Grave! Zumbis na Espanha estão à solta!

(Sem spoilers)...

Eu sou fã de filmes de terror/suspense, motivo pelo qual é comum me pegarem assistindo filmes sozinho. Faz anos que não vejo um filme decente de suspense, daqueles que, quando se dá conta, você parece estar tão tenso quanto os aterrorizados do filme. Essa semana, conversando com Raphael, um fã assumido de filmes de zumbis, comentamos sobre assistir ao filme [REC], uma produção espanhola de baixo orçamento. Hollywood parece também ter gostado da idéia e resolver lançar Quarentine (Quarentena no Brasil), um filme que segundo fontes diversas tem história muito similar mas com motivos diferentes [0]. Quer saber uma coisa muito curiosa sobre o filme? O pôster é a imagem final do filme. Mais ainda: fizeram uma gravação, que foi usada como propaganda do filme, da reação da platéia ao assistir o filme. Veja abaixo.



Trailer:


Clique na imagem acima para vê-la em tamanho original. O filme todo é gravado utilizando uma técnica conhecida como shaky camerawork, lembrando bem o estilo A Bruxa de Blair ou Cloverfield. A diferença para estes outros dois filmes é com [REC] isso tudo funcionou. Essas lembranças ficam pra trás logo nos primeiros momentos de tensão. Tecnicamente falando, a realização é de Jaume Balagueró e Paco Plaza e tem duração de 80 min. Veja uma parte do elenco: Manuela Velasco, Javier Botet, Manuel Bronchud, Martha Carbonell, Claudia Font, Vicente Gil, Maria Lanau, Carlos Lasarte.

Que tal um resumo legauss do filme? Vou tentar contar de forma rápida a história. Para sinopses melhores e mais completas, basta digitar [REC] no Google.
Sinopse do filme [REC]Angela Vidal (Manuela Velasco), uma repórter, junto com o cameraman Pablo estão gravando um documentário (Enquanto Você Dorme seria o nome) sobre a vida e trabalho dos bombeiros de Barcelona. Após esperar longas horas de puro tédio, recebem o chamado para um prédio com reclamações sobre uma moradora idosa. O resultado é um prédio fechado e isolado pelos policiais locais, dado o protocolo N.B.C. Quer saber o que significa a sigla? Assita!
Quanto às premiações recebidas pelo filme, a Cineteka.com nos responde: 13 prêmios e 4 nomeações. Sinceramente, duvido que Quarentine possa ficar tão bom. Não se trata de ser uma cópia [1], mas porque as filmagens e interpretações foram excelentes; caso não consigam reproduzir ou realizar algo melhor, o filme será tachado como a cópia. Além de tudo, fórmula não é tudo.

Informações quasi-spoilers: não dizem nada do filme, mas não garantimos sua ingenuidade.

E há críticas negativas? Sim, sempre há: história não é original (não consigui achar exemplos em comentários negativos, mas acredito que realmente haja), a explicação para o vírus é mal contada [2] (claro, afinal, fugindo de zumbis a gente deve sempre parar pra analisar o caso, testar a veracidade das hipóteses, tentar criar in vitro casos similares e, se der tempo, testar em ratos), não faz sentido virarem zumbis só por causa de uma infecção (quem falou em zumbis exatamente?), ... Infelizmente não consegui achar muitas críticas ruins das quais não pude zombar, mas realmente gostaria de ler opiniões insatisfeitas sobre o filme [3]. Nos comentários deste post do Antigravidade (no link', spoilers à vista), podemos ver uma crítica interessante:
Seria eu o primeiro a discordar?
Sim um bom filme, com um orçamento baixo, mas não é tudo o que você diz na crítica. Quanto a imaginação do telespectador, de ínicio já fica claro que no filme teriam pessoas/zumbis, (...) alguns atores deixam a desejar, como o Bombeiro Mane em algumas cenas… E quanto aos sustos, eu só tive um susto de pular da cadeira (...) No quesito terror prefiro The Myst, ficaria com ele, pois acho que o final dele além de sensacional é impactante, e quanto ao filme ele trabalha muito mais a imaginação que este, mas com um orçamento totalmente diferente (…)
por Leooka
Se você for ler o comentário completo, seu direito à proteção de spoilers estará revogado. Se você tiver alguma opinião ruim (mesmo que no estilo das que apresentei), sinta-se à vontade para postar abaixo. Por fim, se eu fosse caracterizar estes zumbis, caracterizaria como aqueles do filme Extermínio. O que mais se vê, na verdade, são textos tão animados quanto este. Veja este texto (mais uma vez, spoilers a vista).

Fim da sessão perigosa.

Uma informação importante nesses dias: certeza de [REC] 2 segundo a produtora espanhola Filmax [4]. Não é uma notícia que desagrada tanto assim: na verdade me interessa muito saber como ficará esta continuação já tendo saído Quarentine, o remake do primeiro filme. Não me vem agora nenhum outro exemplo parecido antes. A quantas andam as filmagens desta continuação? Atualize-se aqui.

Por fim, um aviso para os que quiserem ver: quando o filme aproximar-se do fim (não será difícil de perceber), prestem atenção. Eles explicam algo sobre os acontecimentos (nada aprofundado), mas é bem rápido. Após assistir o filme (e somente após), leia este artigo.

Por que nerds iriam assistir a esse filme? Para muitos nerds, ver um filme de terror é o momento de maior adrenalina em anos de vida. E este realmente assusta.

Notas:
Um aviso óbvio importante: o filme apresenta cenas de sangue sim.
  • [0] Ora, ora, ora... A repórter de Quarentine, uma provável americana, chama-se Angela Vidal, o mesmo nome da repórter de [REC]. tsc, tsc, tsc
  • [1] - A cópia é, por si só, uma obra.
  • [2] - Que o filme trata de pessoas atacando outras dá pra ver pelo trailer, o que não caracteriza spoiler. Mas... não há muita explicação sobre o que ocorre, soltam a palavra infecção. Vamos então deixar assuntos assim de lado.
  • [3] - As que apresentei aqui foram escritas por diversos usuários que, na minha opinião, foram assistir ao filme já sugestionados a tratar o filme como de comédia.
  • [4] - Será Quanrentine 2?




10 comentários: