segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Grave! Zumbis na Espanha estão à solta!

(Sem spoilers)...

Eu sou fã de filmes de terror/suspense, motivo pelo qual é comum me pegarem assistindo filmes sozinho. Faz anos que não vejo um filme decente de suspense, daqueles que, quando se dá conta, você parece estar tão tenso quanto os aterrorizados do filme. Essa semana, conversando com Raphael, um fã assumido de filmes de zumbis, comentamos sobre assistir ao filme [REC], uma produção espanhola de baixo orçamento. Hollywood parece também ter gostado da idéia e resolver lançar Quarentine (Quarentena no Brasil), um filme que segundo fontes diversas tem história muito similar mas com motivos diferentes [0]. Quer saber uma coisa muito curiosa sobre o filme? O pôster é a imagem final do filme. Mais ainda: fizeram uma gravação, que foi usada como propaganda do filme, da reação da platéia ao assistir o filme. Veja abaixo.



Trailer:


Clique na imagem acima para vê-la em tamanho original. O filme todo é gravado utilizando uma técnica conhecida como shaky camerawork, lembrando bem o estilo A Bruxa de Blair ou Cloverfield. A diferença para estes outros dois filmes é com [REC] isso tudo funcionou. Essas lembranças ficam pra trás logo nos primeiros momentos de tensão. Tecnicamente falando, a realização é de Jaume Balagueró e Paco Plaza e tem duração de 80 min. Veja uma parte do elenco: Manuela Velasco, Javier Botet, Manuel Bronchud, Martha Carbonell, Claudia Font, Vicente Gil, Maria Lanau, Carlos Lasarte.

Que tal um resumo legauss do filme? Vou tentar contar de forma rápida a história. Para sinopses melhores e mais completas, basta digitar [REC] no Google.
Sinopse do filme [REC]Angela Vidal (Manuela Velasco), uma repórter, junto com o cameraman Pablo estão gravando um documentário (Enquanto Você Dorme seria o nome) sobre a vida e trabalho dos bombeiros de Barcelona. Após esperar longas horas de puro tédio, recebem o chamado para um prédio com reclamações sobre uma moradora idosa. O resultado é um prédio fechado e isolado pelos policiais locais, dado o protocolo N.B.C. Quer saber o que significa a sigla? Assita!
Quanto às premiações recebidas pelo filme, a Cineteka.com nos responde: 13 prêmios e 4 nomeações. Sinceramente, duvido que Quarentine possa ficar tão bom. Não se trata de ser uma cópia [1], mas porque as filmagens e interpretações foram excelentes; caso não consigam reproduzir ou realizar algo melhor, o filme será tachado como a cópia. Além de tudo, fórmula não é tudo.

Informações quasi-spoilers: não dizem nada do filme, mas não garantimos sua ingenuidade.

E há críticas negativas? Sim, sempre há: história não é original (não consigui achar exemplos em comentários negativos, mas acredito que realmente haja), a explicação para o vírus é mal contada [2] (claro, afinal, fugindo de zumbis a gente deve sempre parar pra analisar o caso, testar a veracidade das hipóteses, tentar criar in vitro casos similares e, se der tempo, testar em ratos), não faz sentido virarem zumbis só por causa de uma infecção (quem falou em zumbis exatamente?), ... Infelizmente não consegui achar muitas críticas ruins das quais não pude zombar, mas realmente gostaria de ler opiniões insatisfeitas sobre o filme [3]. Nos comentários deste post do Antigravidade (no link', spoilers à vista), podemos ver uma crítica interessante:
Seria eu o primeiro a discordar?
Sim um bom filme, com um orçamento baixo, mas não é tudo o que você diz na crítica. Quanto a imaginação do telespectador, de ínicio já fica claro que no filme teriam pessoas/zumbis, (...) alguns atores deixam a desejar, como o Bombeiro Mane em algumas cenas… E quanto aos sustos, eu só tive um susto de pular da cadeira (...) No quesito terror prefiro The Myst, ficaria com ele, pois acho que o final dele além de sensacional é impactante, e quanto ao filme ele trabalha muito mais a imaginação que este, mas com um orçamento totalmente diferente (…)
por Leooka
Se você for ler o comentário completo, seu direito à proteção de spoilers estará revogado. Se você tiver alguma opinião ruim (mesmo que no estilo das que apresentei), sinta-se à vontade para postar abaixo. Por fim, se eu fosse caracterizar estes zumbis, caracterizaria como aqueles do filme Extermínio. O que mais se vê, na verdade, são textos tão animados quanto este. Veja este texto (mais uma vez, spoilers a vista).

Fim da sessão perigosa.

Uma informação importante nesses dias: certeza de [REC] 2 segundo a produtora espanhola Filmax [4]. Não é uma notícia que desagrada tanto assim: na verdade me interessa muito saber como ficará esta continuação já tendo saído Quarentine, o remake do primeiro filme. Não me vem agora nenhum outro exemplo parecido antes. A quantas andam as filmagens desta continuação? Atualize-se aqui.

Por fim, um aviso para os que quiserem ver: quando o filme aproximar-se do fim (não será difícil de perceber), prestem atenção. Eles explicam algo sobre os acontecimentos (nada aprofundado), mas é bem rápido. Após assistir o filme (e somente após), leia este artigo.

Por que nerds iriam assistir a esse filme? Para muitos nerds, ver um filme de terror é o momento de maior adrenalina em anos de vida. E este realmente assusta.

Notas:
Um aviso óbvio importante: o filme apresenta cenas de sangue sim.
  • [0] Ora, ora, ora... A repórter de Quarentine, uma provável americana, chama-se Angela Vidal, o mesmo nome da repórter de [REC]. tsc, tsc, tsc
  • [1] - A cópia é, por si só, uma obra.
  • [2] - Que o filme trata de pessoas atacando outras dá pra ver pelo trailer, o que não caracteriza spoiler. Mas... não há muita explicação sobre o que ocorre, soltam a palavra infecção. Vamos então deixar assuntos assim de lado.
  • [3] - As que apresentei aqui foram escritas por diversos usuários que, na minha opinião, foram assistir ao filme já sugestionados a tratar o filme como de comédia.
  • [4] - Será Quanrentine 2?




10 comentários:

Thiago S. Mosqueiro disse...

O as barras de alerta é uma classe que adicionei: vc NEM PRECISA ADICIONAR FIGURA nem nada, basta colocar

<div class="alerta">TEXTO</div>

Também estou preparando uns de "erro" e outros...

Thiago S. Mosqueiro disse...

O mesmo vale pro "Sinopse do filme", mas esse eu posto dps...

T disse...

Não sou fã de filmes de terror mas agora fiquei curioso... belo post.

C.C disse...

Eu vi este filme, e achei um dos melhores de zumbis de todos os tempo. Acho que apenas o "28 days later" (não lembro do nome em BR) consegue bater este filme. E mesmo assim é uma disputa muito boa! Mas 28Days ganha em todos os aspéctos. Em uma escala de 0 a 10, todas as notas de 28 days later são sempre meio ou um ponto acima de REC.

Quanto ao fato dos zumbis, eu gostei da possível explicação deles, um vírus (o clássico) e uma menininha possuída pelo devil :D (a explicação de 28Days é mais bem elaborada)
Os zumbis são divertidos, eles tem agilidade e são um tanto quanto espertos. (Em 28Days eles correm, escalam e fazem LeParkour :D)

E os atores são muito bons. Com direito a dois ou 3 sustor durante o filme e principalmente a melhor cena final que eu já vi :D (Tudo bem, minha mente tarada e pervetida que gostou daquela cena final!)

See ya!

T disse...

Se 28 days later é melhor então já to achando que não vou gostar tanto....

Esse filme é muito estranho e tem várias falhas pequenas...

Gabriel Martins disse...

Eu ví e gostei pra caramba
já ví 3 vezes aliás x__X (oq a gente num faz pelos amigos)
mto bom

gostei bem mais do q 28 days later q achei um filme bem forçado tpo... beeem forçado
rec é bem mais verossímil e apesar de ter uma explicação superficial sobre o vírus eh legal ver o cara isolando ele etc uhahuau apesar de ele falar umas merdas biologicas lah mas eh um filme de zumbi eu num devia ficar racionalizando tanto ele

mas o filme mais deixa a pessoa tensa do q dá susto pelo menos pra mim foi assim

Juliana. disse...

Eu não vou assistir a esse filme porque eu sei que vou ter dificuldade pra dormir por uns 4 dias depois disso. Mas mesmo assim, eu tenho que concordar com quem reclama de o vírus não ter explicação. Eu tb não gosto d coisas mal explicadas em filmes, não importa o que sejam. Se tratando de coisas assim, em filmes de terror, é ainda mais perturbador.

No meio da galera na platéia tem uma menina assistindo o filme igualzinha a mim qdo assisto filmes de terror. Com a cara toda coberta pelas mãos, só com uma brechinha de nada pro olho! auhauahuah Qto menos vc ver, menos vc se assusta! ;D

Thiago S. Mosqueiro disse...

28 days later é Extermínio 2, que eu comentei no texto... Mas eu prefiro [REC], pelos mesmos motivos do Martins... Eu não me assustei com Extermínio 2, pra ser sincero, mas com certeza é dos melhores de suspense dos últimos tempos : )

Quando tem alguma cena de sangue no House, a Jaque tampa o rosto dela e eu aviso ela quando a cena acaba.

Anônimo disse...

Zumbis na Espanha? Resident Evil 4 é o melhor no gênero.

T disse...

Vi o filme e achei muito melhor que o 28 days later. O final deixou um pouco a desejar, mas não foi ruim.

No geral, eu gostei do filme, ótima dica. :b