quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Primeiras impressões sobre o Wii

Primeiramente, pra quem não conhece, Wii é um console de videogame criado pela velha conhecida Nintendo. Sucessor do não-tão-vendido-assim Gamecube, Wii criou um novo paradigma para consoles de videogame.



Um pouco sobre o Wii


O que torna o Wii tão especial é o seu controle, denominado Wii Remote. Diferentemente dos controles de outros consoles, o Wii Remote parece um controle remoto de TV. Conectado com o console via bluetooth, este controle transmite seus movimentos à Barra de Sensor (que vem com o console) posicionada acima ou abaixo da TV. Sendo assim, os jogos para Wii permitem muito mais interatividade com os jogadores. Que agora têm de realizar os movimentos como se fossem os personagens. Além disso, ele (o controle) também contém um sistema de vibração e um pequeno auto-falante que emite sons simples do jogo.

Confira aqui um video promocional mostrando um dos games carros-chefes do Wii, o Wii Sports:



Minhas primeiras impressões


Eu já tinha jogado um pouco (muito pouco) há mais de um ano atrás, num evento de anime. Mas fui conhecer o Wii de verdade, depois que um nerdmigo amigo da faculdade comprou um.

Antes de tudo, preciso dizer: "Caaaara! É muito divertido!". Sinceramente, eu não sou muito fã de videogames, jogo minutos e enjoo muito rápido [1], até de Guitar-Hero xD. Mas o Wii é diferente. Apesar de ter jogado apenas uns dois dias, arrisco dizer que é o console mais legauss dentre todos que eu já joguei.

Ok, vá lá, os gráficos não são muito bons. Não se compara a um Playstation 3 ou a um Xbox 360, mas se eu ligasse pra gráficos perfeitos, nunca teria desperdiçado metade da minha vida no Ragnarok Online (tá... exagerei).

Uma sacada muito legal, foram os tais dos Miis. São usados até pra fazer retrado falado. xD Eles são horríveis, mas engraçados. A sensação de criar um personagem parecido com você e jogar com ele é muito legal também. Além disso, quando o jogo precisa de NPCs aleatórios (por exemplo, outros personagens para completar um time de baseball), ele coloca os Miis já criados. Assim, você joga uma partida só com conhecidos. :b

nerd mode on

Por que é tão legal jogar Wii? Ora, além do fato de ser uma experiência nova e diferente, penso também que muito pode estar relacionado a serotonina. Assim como comer chocolate, praticar esportes estimula a produção de serotonina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Tudo bem, Wii não é esporte, mas é quase.

nerd mode off [2]

Comentários finais e o site "Wii Have a Problem" (não necessariamente nessa ordem)


Um Wii é caro. Os Wii Remotes também o são. Mas se você gosta de videogames e tem dinheiro, considere comprar um. Ou arranje um amigo que tenha feito isso já. Né, Piada?

Pra quem é empolgado demais, tome cuidado e prenda muito bem o controle ao pulso. Não é raro acontecer acidentes quando se joga Wii. Inclusive, existe um site dedicado a esses momentos. Se chama Wii have a problem (o trocadilho com Wii e "we", que significa nós em inglês, torna duas traduções possíveis: "Nós temos um problema" e "Wii tem um problema"). O link é http://www.wiihaveaproblem.com/. Na barra da esquerda , os acidentes são separados por categorias.

Ainda joguei muito pouco e não dá pra falar mais. O Wii tem diversos acessórios, como bastão de baseball, armas, volantes, etc. O que também pode tornar os jogos muito mais divertidos. Mas, all in all, eu gostei muito, medalha LeGauss de ouro!


Até.

Notas:

[1] Menos DotA!

[2] Mentira, nunca fica off.










5 comentários:

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Mas a pergunta é, você compraria ele?
Porque quando eu penso nisso, eu copraria o Wii somente por uns 2 ou 3 jogos, em mente tenho o Super Smash Bros Brawl, Mario Strikers Charged (futebol) e Super Mario Galaxy. Não vejo um outro jogo que chama minha atenção, nem o Mario Kart pois falaram mal dele.

Anônimo disse...

Muito bom, divirta-se bastante, Nintendo FTW!
O nome do controle é hoje 99,9% usado como Wiimote (inclusive em lojas e tudo mais), e o adaptador para outra mão chama Nunchuck.

Eu compraria sem problemas... so estou esperando nao sei o que para isso...

Esse "Wii Have a Problem" ainda mostra um erro de gramática, o certo poderia ser "Wii had a problem", visto que quando o 'Wii' é colocado como terceira pessoa o certo seria "Wii has a problem". Isso me lembra a E3 de 2006 ou 2007 quando foi lançado, onde muitos se confundiam sobre isso, mas era so prestar atençao nos verbos auxiliares utilizados para saber se o locutor falava 'We' ou 'Wii'.

De qualquer maneira, muito bom, depois procure outras aplicaçoes muito boas para o Wii como fisioterapia ou mesmo para evitar o sedentarismo =)

T disse...

Acho que botaram o "have" para existir o trocadilho. Se fosse, "has", não haveria possibilidade.

E sobre o Mario Kart, eu gostei. Mas queria testar o Super Smash...

Gabriel Martins disse...

Sim o have é para o trocadilho mesmo e aliás
não sou muito fã de video games também e com certeza não compraria o wii
a graça dos jogos reside simplesmente na jogabilidade com o controlezinho
prefiro jogos bons para consoles "normais"

Rodrigo J. Fonseca disse...

Como um nerd viciado em jogos, na hora de escolher o meu video-game da nova geracao, eu quase comprei o wii, mas acabei optando pelo xbox (PS3 nunca foi uma opcao, hehehe) pela quantidade maior de jogos e facilidade de encontrar na loja da esquina.
Eu realmente queria ter um wii, mas acho q o preco nao compensa o numero e a dificuldade de se conseguir jogos. Talvez este ano essa relacao melhore.