domingo, 8 de fevereiro de 2009

Review - Team Fortress 2

Antes de tudo já quero dizer que este é um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, valeu cada centavo que gastei nele!

Team Fortress 2, TF2 deste ponto em diante, é a continuação do MOD clássico que foi criado para Quake 1, que teve o início do seu desenvolvimento em 1999 mas foi lançado somente 8 anos depois em 2007 e se tornou um sucesso absoluto e ganhou diversos prêmios de melhor multiplayer do ano.



TF2 é um jogo de FPS baseado-em-equipe (team-based) que só pode ser jogado online através do serviço Steam da Valve. O objetivo depende do mapa que você estiver jogando que varia desde simples Pega-Bandeira (Capture The Flag - CTF), Capture Point onde seu time deve segurar diversos pontos no mapa até chegar no último na base inimiga enquanto seu inimigo faz o mesmo ou defende o ponto dependendo do mapa e o Gold Rush, neste modo seu time deve empurrar um carrinho com explosivos até a base inimiga seguindo o mesmo modelo do Capture Point.

Existem 9 classes, sendo que uma décima já está programada de acordo com rumores, para escolher:

SCOUT



Seu ponto forte está em sua velocidade, é o mais rápido do jogo, e seu pulo duplo. Excelente para reconhecer terreno além de ter um bonus ao segurar um ponto ou empurrar o carrinho que dobra sua rapidez de conquistar/empurrar. Utiliza uma shotgun de cano serrado, que funciona muito bem de perto, uma pistola e um bastão de beisebol.

SOLDIER



Seu típico soldado lento com um lança-foguete. Suas habilidades além do poder de fogo do lança-foguete está no rocket-jump, onde pode chegar em lugares que outras classes não conseguem ou até surpreender o adversário. Além do lança-foguete usa uma shotgun normal e uma pá.



Screenshot de um foguete do Soldier que tirei de uma vez que morri!

PYRO



Usa seu lança-chamas para afastar adversários ou pegá-los de surpresa. Seu poder secundário está em rebater projéteis com uma explosão de ar de seu lança-chamas. Ele é a prova de fogo, isto é, não fica queimando após um pyro queimar ele, usa uma shotgun e um machado.



Eu como Scout seguindo um Pyro.

DEMOMAN



Homem do lança-granadas. Usa ambos lança-granadas para atacarou defender, sua arma primária é um lança-granada normal e sua secundária solta granadas que grudam no chão ou nas paredes (sticky grenades) e pode acionar elas remotamente, podendo criar diversas armadilhas. tem uma garrada de uísque como arma também.

HEAVY



Também conhecido por "Gordão" nos servidores brasileiros, é um cara grande com uma minigun (metralhadora rotatória) que consegue fazer muito estrago em áreas fechadas ou com diversos inimigos porém ele é mais lento ainda que o Soldier. Se usado junto a um Medic, podem se tornar uma dupla que podem facilmente acabar com o outro time inteiro. Possui também uma shotgun normal e usa seus punhos como arma branca.

ENGINEER



Um engenheiro sem qualquer arma especial, usa uma shotgun normal, uma pistola e uam chave inglesa. Seu ponto forte é o de construção, ele pode construir quatro aparelhos para ajudar seus companheiros. Sendo o primário uma sentry-gun, uma arma que depois de pronta ela irá atirar em qualquer inimigo que aparecer pela frente, podendo ser melhorada para uam sentry com duas metralhadoras e depois podendo adicionar um lança-foguete. Seu segundo aparelho é o dispenser, se algum companheiro chegar perto dele ele irá recuperar energia e munição. Já o engenheiro pode recolher metal, necessário para construir/reparar/recarregar todas as construções, que é recarregado aos poucos. E suas últimas construções são a entrada e saída do teleport, com isto ele pode criar um ponto de entrada e saída para seua companheiros poderem chegar mais rápidos no local para defender ou atacar.



Da esquerda para a direita: Sentry Nível 3; Dispenser; Entrada do teleporte; Saída do teleporte.

MEDIC



Um médico com uma arma capaz de curar seus companheiros e como função especial pode deixar um companheiro invencível por alguns segundos, útil para uma invasão. Sua arma secundária é uma sub-metralhadora que dispara seringas e uma serra como arma branca.


Olha o Rodrigo aí de Medic!

SNIPER



Típico franco-atirador. Utilizar sua arma podendo matar qualquer um com um tiro carregado na cebeça. Usa uma sub-metralhadora de emergência e uma machete.

SPY



Um espião capaz de se disfarçar de qualquer inimigo ou amigo para poder atacar o time inimigo pelas costas. Usa um revolver, uma faca que se acertar as costas do inimigo mata na hora e um sapper, dispositivo que paraliza as construções do engenheiro e as destroe aos poucos, além de ser a única arma que ele não perde o disfarce ao usar.


Disfarces do Spy




Todas as classes tem seus pontos fortes e fracos, cada uma é mais eficaz dependendo da situação do jogo. Trabalho em equipe é tudo neste jogo. Todos os personagens e cenários parecem terem sido retirados de alguma história em quadrinhos ambientada num deserto, tente imagnar uma fazenda no Texas, EUA. Comunicação é muito importante no jogo, se você tiver um headset com microfone, você utilizará ele bastante, desde para avisar de algum espião disfarçado ou para pedir ajuda para um médico entre outras situações.

Durante todo esse tempo, a Valve está fazendo atualizações de todas as classes dando armas novas com novas funcionalidades, até o presente momento três classes foram atualizadas: Medic, pyro e Heavy. Classe Scout está programada para ser atualizada em Fevereiro ainda. Para ganhar as novas armas você deve realizar os Achievements que variam desde matar 100 inimigos até fazer uma comemoração em cima do inimigo depois de matar ele, entre outras coisas estranhas.


Exemplo de um ponto de captura da fase tc_hydro.

Medic ganha uma nova seringa que não possui critical, um ou sequência de tiros mais fortes, porém cada seringa que ele acerta ele recupera 3 de energia. Sua arma de recarregar energia não deixa mais seus amigos invencíveis, mas garante 100% de chance de tiros críticos. E por último sua serra fica 20% mais lenta, mas cada acerto aumenta em 25% a carga de sua arma, o Ubercharger.

Pyro com seu novo lança-chamas perde a função de explosão de ar, mas garante 100% de critical se acertar o inimigo pelas costas. A shotgun é trocada por uma arma de flare (sinalizadores) que ao acertar o inimigo deixa ele queimando por alguns segundos. E seu machado novo garante critical quando o inimigo estiver pegando fogo.

Heavy ganha uma minigun que tira menos danos, mas quando acerta o inimigo este fica mais lento. Sua shotgun foi trocada por um sanduíche que recupera até 1/3 de sua energia, porém ele fica 4 segundos parado sendo um alvo fácil. Seus punhos ganham a KGB (Killing Gloves of Boxing), é uam luva de boxe gigante que garante 5 segundos de critical quando mata um inimigo, porem é mais lento que o soco normal.

No momento este jogo sozinho custa R$ 59,90, vem junto no pacote The Orange Box (Half Life 2 + Episode 1 + Episode 2, mais Portal e o TF2) por R$ 99,90 e pode ser comprado digitalemtne online via Steam, para quem tiver cartão de crédito internacional por U$ 19,90 (com o dolar a R$ 2.32 isto dá uns R$ 46,16). Se algum leitor que acompanha os posts do Legauss quiser eu posso comprar e mandar como presente via Steam, depois a pessoa me paga. As vezes aparece uma promoção pelo Steam por U$ 9.90, mas vi somente suas vezes nos últimos 6 meses.

Atualmente o Rodrigo e eu jogamos TF2 online e é muito bacana. Eu recomendo a todos que gostam de jogar com outras pessoas e jogo em equipe.




GRÁFICOS: Seu estilo pode parecer um pouco passado, mas dá conta do recado com sua temática fazenda-texana-industrial.
Nota: 9/10

SOM: As vozes dos personagens, suas falas e das armas são muito boas. Música somente no menu principal.
Nota: 9/10

JOGABILIDADE: Este seria o ponto mais forte do jogo. Trabalho em equipe, ótimos personagens e estilo de jogo foram muito bem aplicados em um FPS.
Nota: 10/10

REPLAY: Alguns podem dizer que tem poucos mapas, cerca de 12, mas devido sua enorme complexidade e vários estilos de jogo, você vai querer voltar para jogar sempre que puder.
Nota: 10/10


NOTA FINAL: 38/40








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