domingo, 5 de abril de 2009

Artigo do Wikipédia é palco de discussão

A Wikipédia sempre foi alvo de algumas críticas quanto à sua confiabilidade. De fato, temos que ficar atentos, já discuti um pouco sobre esse tema aqui no blog num post sobre o HowStuffWorks.

O que trago agora é algo que achei por acaso na Wikipédia pesquisando sobre James Randi. Resumindo a cena, é praticamente uma discussão no meio do artigo. Pontos de vista completamente opostos. Vejam:


Clique na imagem para ampliá-la.

O que eu penso sobre isso? Sem querer tomar partido na rusga, eu acho que os 2 "articulistas" não sabem muito bem o que é ser objetivo e imparcial. Um artigo na Wikipédia não deve conter as impressões de quem o escreve!

Logicamente, a imparcialidade contida desse artigo é muito óbvia. Mas é um bom alerta para o leitor desavisado que usa a Wikipédia como fonte primária de informações. Afinal, informações erradas, mal-intencionadas ou simplesmente imparciais, podem estar muito mais implícitas.

Aliás, isso me lembrou um fato engraçado que foi publicado lá no Efeito Ázaron. O que você esperaria encontrar num artigo sobre o Espectro Eletromagnético? Confira clicando aqui.

Até.





6 comentários: