segunda-feira, 20 de abril de 2009

Você sabia? (Calendário Gregoriano)


No ano de 45 AC, o imperador romano Caio Júlio César introduziu o calendário Juliano. Neste calendário, o ano tropical era de 365,25 dias, o que ocasionava um erro de aproximadamente 1 dia a cada 128 anos.

Em 1582, o Papa Gregório XIII decretou na bula papal uma reforma no calendário, criando o calendário gregoriano. Agora, o ano tropical teria 365,2425 dias, o que causaria um erro de um dia em 3.300 anos.

Essa aproximação foi obtida adicionando 97 anos bissextos a cada 400 anos. Isso é feito da seguinte forma:

  • Todo ano divisível por 4 é um ano bissexto.
  • Entretanto, todo ano divisível por 100 não é um ano bissexto.
  • Entretanto, todo ano divisível por 400 é um ano bissexto sempre.


Em outubro de 1852, para ajustar o novo calendário, foram retirados 10 dias, assim do dia 4 o calendário pulava para o dia 15.

Nem todos os países aceitaram o novo calendário (alguns não aceitam até hoje), mas foi apenas em 1752 quando os países protestantes, incluindo os EUA, aceitaram a mudança, alterando o mês de setembro. Assim, caso você tente usar o comando cal 9 1752 em algum ambiente Unix (e, portanto, também em algum ambiente Linux) ele mostrará o mês de setembro pulando do dia 2 para o dia 14.

Eu tentei verificar isso no Windows (no caso o Windows Vista), que foi desenvolvido nos EUA então deveria mostrar o mesmo resultado. Acontece que o calendário do Windows marca datas só até o ano de 1600. Mais curioso ainda é que o relógio do windows só vai até o ano de 1900. Que?! Pois é, sem mais comentários a respeito...

Fontes

Manual do PostgreSQL: http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg80/datetime-units-history.html
Mais links da wikipedia espalhadas pelo post.





2 comentários:

T disse...

Esses calendários são uma grande gambiarra, isso sim!

Juliana. disse...

Quero criar um calendário.
A segunda feira só começa ao meio-dia.
A sexta feira termina ao meio-dia.
Quem não tá com saco não precisa ir trabalhar.(eu sei que isso não tem nada a ver, mas seria bom)