domingo, 31 de maio de 2009

Microsoft + Asus lançam campanha anti-Linuxbook

A comunidade dos usuários de Linux são sempre muito maltratados pelas grandes empresas, em principal aquelas que desenvolvem placas (PCI, por exemplo) de última geração, cujos drivers sempre ficam em falta até que um nerd sem mais nada o que fazer alguém muito bem intensionado resolve escrever um driver ou adaptar o já existente.

Não faz muito tempo, a empresa Asus e a Microsoft se uniram em uma campanha contra o uso de Linux. A Asus é uma das maiores empresas na área de computadores, e a Microsoft é a proprietária da maioria dos softwares usados em mais de 70% dos computadores no mundo. Então... qual poderia ser a repercursão de uma campanha assim? Para mim, parece que a reação mais natural a esperarmos é a reafirmação das duas categorias: os que conhecem Linux, passaram a detestar mais ainda as pessoas que viram a cara para as distribuições Linux; os que não conhecem Linux verão nisso a confirmação de que suas vidas serão mais fáceis se continuarem a usar Windows.

Esse é meio que o slogan da campanha: "It's Better with Windows". A coisa toda parece bem simples: "o Windows ajudará o usuário a usar sua máquina sem precisar defrontar ambientes não familiares ou problemas de compatibilidades".

Três qualidades citadas que eu gostaria de comentar:
  • trusted - quem sabe?
  • familiar - desde quando isso é uma vantagem?
  • compatible - isso sim, enfim, é uma vantagem para a maioria dos usuários. Pergunta: a que preço pagamos essa compatibilidade?
De certo humilde, já ajudei algumas pessoas a se iniciar com o Linux (algumas delas desistiram, outras continuam firmes e sabem bem mais que eu hoje). Mas todas elas concordam sem pressão nenhuma que o Linux é muito mais fácil de lidar comparado ao Windows, em especial na hora da instalação de programas.

Essas histórias que contam que Linux não tem vírus e que Linux é um sistema isso ou aquilo também não podem ser levadas a sério. Naturalmente, sempre tem aqueles que exageram. Mas há sistemas operacionais perfeitos para pessoas que usam o computador para entrar na internet e divertir-se com seu navegador (dando certo privilégio pra o Fedora), para usuários interessados em algo mais básico (BSD, Arch, Slack, etc...) ou para usuários interessados em desenvolvimento de grandes softwares (Ubuntu e novamente o Fedora). Para um usuário interessado em jogos, realmente não conheço solução melhor que usar de fato o Windows.

Para finalizar... Eu planejava uma possível compra de um netbook da Asus. Mas por pura birra falta de simpatia com a empresa, realmente não mais o comprarei. Às palavras do The Register,

Why? Well, as the site proudly proclaims, Windows is trusted, familiar, and compatible. And, by implication, Linux isn't.

Para leitura posterior:

Se tiver algum texto seu sobre o assunto, poste no comentário e eu adicionarei acima.




Nenhum comentário: