quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Review - Urban Terror


Já fui criticado por fazer reviews, em outras ocasiões, de apenas jogos pagos. Resolvi deixar o povo feliz e postar um jogo freeware com bons gráficos e que não exige muito do computador. Hoje estarei fazendo um review de Urban Terror "Fun Over Realism".

Para quem já jogou Counter-Strike irá facilmente aprender à jogar Urban Terror. Não existe história ou algo do gênero. Aqui no Brasil, é um jogo popular baseado em CTF (Capture The Flag - Pega Bandeira) com armas reais e jogabilidade, bom, não tão real assim e é isso que faz este jogo divertido.


Existem diversas semelhanças com Counter-Strike, no qual eu abomino qualquer comentário à este, desde um pouco da jogabilidade até as armas. São dois times, o vermelho e o azul, não existe nome específico para os times, cada servidor pode dar o nome que quiser, que devem pegar uma bandeira que está localizada na base inimiga e trazer de volta para sua base, enquanto defende a sua.

No quesito jogabilidade que eu gosto mais, e onde eu acho que tem a maior diferença para o Counter-Strike, você já tem algumas liberdades e restrições. Por exemplo, você tem fadiga, logo você não pode ficar pulando o tempo inteiro ou mesmo correr, adicionando este na parte estratégica do jogo. Existe o wall jump, pular da parede, no que consiste em pegar impulso da parede para alcançar novos lugares. O slide, escorregar, consiste em correr, pular e no ar ainda se agachar, isso fará você escorregar rapidamente podendo pegar seus adversários de surpresa. Pode-se também escalar até. E tem também o Goomba Jump, para quem não sabe, Goomba é aquele primeiro inimigo do Super Mario, que parece um cogumelo 'malvado'. Abaixo um exemplo dele funcionando:



Graficamente o jogo utiliza o ioquake3, a engine utilizada no jogo Quake 3 que teve seu código fonte liberado, você não precisa de Quake 3 para jogar Urban Terror. É um engine antiga, já tem 10 anos, mas qualquer computador de hoje em dia consegue rodar o jogo sem problemas. Não espere por ver aqueles milhões de partículas na tela, ou a água refletindo imagens (isso já está sendo feito para próxima versão do jogo), prédios e casas desmoronando. Isso que faz dele ser um jogo leve.

As armas consistem em poucas mas cada uma faz seu trabalho, e todas são equilibradas, eis a lista com as armas da versão atual, 4.1:

Arma branca:

Faca (KaBar Next Generation Knife) - Pode cortar ou arremessar



Pistolas:

Beretta 92 FS - Fraca, mas tem um pente com 15 balas e pode equipar mira laser e silenciador.



IMI .50 AE Desert Eagle - Forte, porém só 7 balas por pente e pode-se equipar apenas mira laser.


Shotguns (espingardas):

Franchi SPAS12 Shotgun - Pode ser equipada como arma secundária. É a única shotgun no jogo, mas terá uma segunda na próxima versão.


Sub-metralhadoras:

Heckler & Koch MP5K: Arma secundária. Versão compacta da famosa MP5. com pente de 25 balas. Pode-se equipar mira laser e silenciador.


Heckler & Koch UMP45 : Arma secundária. Mais precisa que a MP5K, com pente de 30 balas, porém mais fraca.



Lança-Granadas:

Heckler & Koch HK69: Arma primária. Lança-Granadas eficaz contra grupos de pessoas. Apenas 5 granadas.


Rifles (todos são armas primárias):

Colt M4 Carbine: Pente de 30 balas. Padrão de muitos jogos que tenham Americanos. Pode-se equipar mira laser e silenciador.



ZM Weapons LR300ML: Pente de 30 balas, mais forte que a M4, mas seu pente é gasto rapidamente. Pode-se equipar mira laser e silenciador.



Kalashnikov AK-103: Versão mais avançada da famosa AK-47. Pente com 30 balas, muito forte, mas mais imprecisa ainda que a LR300ML. Pode-se equipar mira laser e silenciador.


Heckler & Koch G36: Praticamente a mesma coisa que a LR300ML, porém esta já vem equipada com um scope, deixando ela muito mais precisa. Pode-se equipar silenciador.



Metralhadoras Leves (LMG):

IMI NEGEV LMG: Pente com 90 balas. Imprecisão total, e fraca, útil para ataques de bem perto. Pode-se equipar silenciador.



Snipers (Rifles Franco-Atirador):

Heckler & Koch PSG-1: Semi-Automático. Pente com 8 balas. Pode-se equipar silenciador.



Remington SR-8: Rifle de bolt-action, isto é, a cada tiro você precisa retirar a cápsula para o próximo tiro. Pente com 5 balas e muito mais forte que o PSG-1, geralmente matando os adversários com 1 bala ou deixando eles com metade da energia.



Equipamentos:

Kevlar Helmet e Vest: Capacete e colete, respectivamente, ajudam a proteger contra balas e sangramentos. Ambos são inúteis contra o SR-8


High Explosive Grenade: Sua granada explosiva de mão. Você vem equipado com 2 granadas.
Smoke Grenade: Como o nome já implica é uma granada de fumaça, útil para entrar na base inimiga sem ser detectado.



Laser Sight: Mira à laser. Ajuda a deixar sua arma mais precisa, porém o inimigo consegue ver a ponta da laser nas paredes. Pode ser desativado.

Silencer: Silenciador. Ajuda a reduzir em 90% o som produzido pelas suas armas e no Urban Terror elimina o flash da arma, logo, se você estiver em uma parte escura os adversários não conseguiram te enxergar.



Tactical Goggles: Óculos que ajudam a ver através da fumaça. Diminui um pouco sua visão horizontal e identifica com um retângulo todos os seus adversários e aliados. Porém sua visão fica verde (customizável), como visão noturna, e dificulta distinguir entre aliados e adversários. Cuidado para não acertar seus aliados.



MedKit: Ajuda a curar seus aliados e parar seus (e próprio) sangramentos. Com o MedKit você pode recuperar até 90% da energia de seus aliados (contra 50% sem), além de parar seus sangramentos mais rapidamente e curar muito mais rapidamente.



Extra Ammunition: Munição extra. Dobra sua munição das Armas primárias e secundárias.




Assim como no Counter-Strike, você pode escolher seu equipamento na sua base, mas não precisa ter dinheiro ou nada do gênero, é só escolher, mas tem suas limitações. Você sempre pode ter uma pistola e uma arma primária, e até 3 equipamentos. Se quiser uma granada (Explosiva ou de fumaça) isso utiliza um slot (espaço) de equipamento e se quiser uma arma secundária isso utiliza outro slot de equipamento. Mas, por exemplo, se você tiver apenas sua arma primária, pistola e 3 equipamento e encontrar no chão uma arma secundária ou granadas de inimigos mortos, você pode pegar para você sem perder slots de equipamentos.


O jogo tem, por padrão, 26 mapas variando de temas urbanos, ao deserto, cidades e vilarejos. Existem outros mapas feitos pela comunidade e caso o servidor vá utilizar um mapa que você não possui, você pode fazer o download pelo próprio jogo.

Seu personagem é customizável. Você pode escolher um modelo para quando for jogar pelo time vermelho e outro pelo azul. Incluem 2 homens e 2 mulheres (a jogabilidade entre eles é a mesma, olha aí a igualdade entre homens e mulhres!). E por meio de linha de comando você pode modificar a cabeça de seu personagem, pode-se colocar capacetes vikings, piratas, máscaras de ninja, tapa-olho, barbas, entre outros acessórios.




Se quiser que eu dê uma nota, eu daria 9 só por conta dos gráficos que utilizam um engine um pouco antiga, pois fora isso ele é melhor que muito jogo do mesmo estilo (Como Counter-Strike por exemplo).




Site oficial do jogo e para download:

http://www.urbanterror.net

Download direto:

http://www.gamershell.com/download_22561.shtml

Página oficial de downlaods com links direto apra download do jogo:

http://www.urbanterror.net/page.php?6




7 comentários: