quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Review - Urban Terror


Já fui criticado por fazer reviews, em outras ocasiões, de apenas jogos pagos. Resolvi deixar o povo feliz e postar um jogo freeware com bons gráficos e que não exige muito do computador. Hoje estarei fazendo um review de Urban Terror "Fun Over Realism".

Para quem já jogou Counter-Strike irá facilmente aprender à jogar Urban Terror. Não existe história ou algo do gênero. Aqui no Brasil, é um jogo popular baseado em CTF (Capture The Flag - Pega Bandeira) com armas reais e jogabilidade, bom, não tão real assim e é isso que faz este jogo divertido.


Existem diversas semelhanças com Counter-Strike, no qual eu abomino qualquer comentário à este, desde um pouco da jogabilidade até as armas. São dois times, o vermelho e o azul, não existe nome específico para os times, cada servidor pode dar o nome que quiser, que devem pegar uma bandeira que está localizada na base inimiga e trazer de volta para sua base, enquanto defende a sua.

No quesito jogabilidade que eu gosto mais, e onde eu acho que tem a maior diferença para o Counter-Strike, você já tem algumas liberdades e restrições. Por exemplo, você tem fadiga, logo você não pode ficar pulando o tempo inteiro ou mesmo correr, adicionando este na parte estratégica do jogo. Existe o wall jump, pular da parede, no que consiste em pegar impulso da parede para alcançar novos lugares. O slide, escorregar, consiste em correr, pular e no ar ainda se agachar, isso fará você escorregar rapidamente podendo pegar seus adversários de surpresa. Pode-se também escalar até. E tem também o Goomba Jump, para quem não sabe, Goomba é aquele primeiro inimigo do Super Mario, que parece um cogumelo 'malvado'. Abaixo um exemplo dele funcionando:



Graficamente o jogo utiliza o ioquake3, a engine utilizada no jogo Quake 3 que teve seu código fonte liberado, você não precisa de Quake 3 para jogar Urban Terror. É um engine antiga, já tem 10 anos, mas qualquer computador de hoje em dia consegue rodar o jogo sem problemas. Não espere por ver aqueles milhões de partículas na tela, ou a água refletindo imagens (isso já está sendo feito para próxima versão do jogo), prédios e casas desmoronando. Isso que faz dele ser um jogo leve.

As armas consistem em poucas mas cada uma faz seu trabalho, e todas são equilibradas, eis a lista com as armas da versão atual, 4.1:

Arma branca:

Faca (KaBar Next Generation Knife) - Pode cortar ou arremessar



Pistolas:

Beretta 92 FS - Fraca, mas tem um pente com 15 balas e pode equipar mira laser e silenciador.



IMI .50 AE Desert Eagle - Forte, porém só 7 balas por pente e pode-se equipar apenas mira laser.


Shotguns (espingardas):

Franchi SPAS12 Shotgun - Pode ser equipada como arma secundária. É a única shotgun no jogo, mas terá uma segunda na próxima versão.


Sub-metralhadoras:

Heckler & Koch MP5K: Arma secundária. Versão compacta da famosa MP5. com pente de 25 balas. Pode-se equipar mira laser e silenciador.


Heckler & Koch UMP45 : Arma secundária. Mais precisa que a MP5K, com pente de 30 balas, porém mais fraca.



Lança-Granadas:

Heckler & Koch HK69: Arma primária. Lança-Granadas eficaz contra grupos de pessoas. Apenas 5 granadas.


Rifles (todos são armas primárias):

Colt M4 Carbine: Pente de 30 balas. Padrão de muitos jogos que tenham Americanos. Pode-se equipar mira laser e silenciador.



ZM Weapons LR300ML: Pente de 30 balas, mais forte que a M4, mas seu pente é gasto rapidamente. Pode-se equipar mira laser e silenciador.



Kalashnikov AK-103: Versão mais avançada da famosa AK-47. Pente com 30 balas, muito forte, mas mais imprecisa ainda que a LR300ML. Pode-se equipar mira laser e silenciador.


Heckler & Koch G36: Praticamente a mesma coisa que a LR300ML, porém esta já vem equipada com um scope, deixando ela muito mais precisa. Pode-se equipar silenciador.



Metralhadoras Leves (LMG):

IMI NEGEV LMG: Pente com 90 balas. Imprecisão total, e fraca, útil para ataques de bem perto. Pode-se equipar silenciador.



Snipers (Rifles Franco-Atirador):

Heckler & Koch PSG-1: Semi-Automático. Pente com 8 balas. Pode-se equipar silenciador.



Remington SR-8: Rifle de bolt-action, isto é, a cada tiro você precisa retirar a cápsula para o próximo tiro. Pente com 5 balas e muito mais forte que o PSG-1, geralmente matando os adversários com 1 bala ou deixando eles com metade da energia.



Equipamentos:

Kevlar Helmet e Vest: Capacete e colete, respectivamente, ajudam a proteger contra balas e sangramentos. Ambos são inúteis contra o SR-8


High Explosive Grenade: Sua granada explosiva de mão. Você vem equipado com 2 granadas.
Smoke Grenade: Como o nome já implica é uma granada de fumaça, útil para entrar na base inimiga sem ser detectado.



Laser Sight: Mira à laser. Ajuda a deixar sua arma mais precisa, porém o inimigo consegue ver a ponta da laser nas paredes. Pode ser desativado.

Silencer: Silenciador. Ajuda a reduzir em 90% o som produzido pelas suas armas e no Urban Terror elimina o flash da arma, logo, se você estiver em uma parte escura os adversários não conseguiram te enxergar.



Tactical Goggles: Óculos que ajudam a ver através da fumaça. Diminui um pouco sua visão horizontal e identifica com um retângulo todos os seus adversários e aliados. Porém sua visão fica verde (customizável), como visão noturna, e dificulta distinguir entre aliados e adversários. Cuidado para não acertar seus aliados.



MedKit: Ajuda a curar seus aliados e parar seus (e próprio) sangramentos. Com o MedKit você pode recuperar até 90% da energia de seus aliados (contra 50% sem), além de parar seus sangramentos mais rapidamente e curar muito mais rapidamente.



Extra Ammunition: Munição extra. Dobra sua munição das Armas primárias e secundárias.




Assim como no Counter-Strike, você pode escolher seu equipamento na sua base, mas não precisa ter dinheiro ou nada do gênero, é só escolher, mas tem suas limitações. Você sempre pode ter uma pistola e uma arma primária, e até 3 equipamentos. Se quiser uma granada (Explosiva ou de fumaça) isso utiliza um slot (espaço) de equipamento e se quiser uma arma secundária isso utiliza outro slot de equipamento. Mas, por exemplo, se você tiver apenas sua arma primária, pistola e 3 equipamento e encontrar no chão uma arma secundária ou granadas de inimigos mortos, você pode pegar para você sem perder slots de equipamentos.


O jogo tem, por padrão, 26 mapas variando de temas urbanos, ao deserto, cidades e vilarejos. Existem outros mapas feitos pela comunidade e caso o servidor vá utilizar um mapa que você não possui, você pode fazer o download pelo próprio jogo.

Seu personagem é customizável. Você pode escolher um modelo para quando for jogar pelo time vermelho e outro pelo azul. Incluem 2 homens e 2 mulheres (a jogabilidade entre eles é a mesma, olha aí a igualdade entre homens e mulhres!). E por meio de linha de comando você pode modificar a cabeça de seu personagem, pode-se colocar capacetes vikings, piratas, máscaras de ninja, tapa-olho, barbas, entre outros acessórios.




Se quiser que eu dê uma nota, eu daria 9 só por conta dos gráficos que utilizam um engine um pouco antiga, pois fora isso ele é melhor que muito jogo do mesmo estilo (Como Counter-Strike por exemplo).




Site oficial do jogo e para download:

http://www.urbanterror.net

Download direto:

http://www.gamershell.com/download_22561.shtml

Página oficial de downlaods com links direto apra download do jogo:

http://www.urbanterror.net/page.php?6




7 comentários:

Anônimo disse...

eu acho que este site devia aparecer na pagina inicial e deveria-se poder fazer aqui o download do jogo

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Caro Sr. Anônimo,

Por medidas de segurança, nós do Legauss não colocamos o link direto para download dos jogos, mesmo porque isto é contra a vontade dos criadores do jogo.

Estou colocando no fim do review o link oficial da página com diversos links diretos para o download do jogo, tanto versão para Windows como para MAC e Linux (x84 e x64). Também possui o arquivo torrent oficial e o link para o eDonkey/eMule e outros programas compatíveis com o formato MD5.

Unknown disse...

como botar barba de pirata
no urban terro?

Unknown disse...

como assim?

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Estamos revivendo tópico antigo agora, mas tudo bem.
Para colocar acessórios no seu personagem, você deve primeiro abrir o console, tecla ' (geralmente acima do tab, esquerda do 1, abaixo do ESC), nela você digita o seguinte:

Se estiver no time vermelho:
/funred

Se estiver no time azul:
/funblue

Não de aperte ENTER ainda, você deve digitar seus acessórios, mas como quais os comandos deles? Simples, acesse o site abaixo que ele te mostra quais acessórios cada personagem pode usar:

http://www.urt.unfoog.de/funstuff.htm

Vou dar um exemplo, quando estou no azul, eu sempre jogo com o personagem Tom, porque ele tem mais itens, assim como o Rafiq no vermelho.
Eu gosto de usar o boné azul com o tapa-olho e mais a máscara ninja, para isso você precisa digitar:

/funblue ninja, patch, capbl

E pronto!

Para testar, você pode carregar a fase Dressing Room que tem um espelho para você mudar à vontade.

Detalhe, você não pode usar nenhum chapéu se estiver com o capacete equipado. E hoje, principalmente nos servidores brasileiros, existem outros acessórios como a cabeça do Homer (Simpsons), Mario, cabelo do Goku, cabeça do Alien (do Alien Vs Predador), entre outros.

Anônimo disse...

Jogo esse jogo a 5anos anos , e ctz é 10x MELHOR que o Counter - Strike .

Anônimo disse...

como eu faço para colocar a cebeça do goku homer mario batmam vc poderia me ensinar