quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Brincando com metais alcalinos


Antes de qualquer coisa: não brinque com metais alcalinos! Eles não são divertidos.

Metais alcalinos, quando no estado metálico[1], tendem a reagir explosivamente com água. Isso acontece porque a reação gera gás hidrogênio. Quanto mais "pra baixo" caminhamos na tabela periódica, mas violenta é a reação.

Aqui está um bom vídeo que ilustra isso.

Ele começa com o lítio. Depois vai para o sódio, potássio, rubídio e césio. Só faltou o frâncio. Imagino que eles não tenham feito com o frâncio por dois motivos:

1) Eles não são suicidas.
2) O frâncio é muito radioativo.

Diferentemente desses caras, outros parecem não ter tanto amor assim à própria vida. O vídeo Brainiac Alkali Metals ficou famoso na internet há alguns anos. E apesar de aparentemente terem descoberto que as reações feitas na banheiras foram falsas, tenho que admitir que o vídeo é divertidinho.



Se você gostou e quiser ver mais vídeos, existe um site com vídeos para vários elementos da tabela periódica. É o The periodic table of videos. Já vou avisando: tem que ser MUITO curioso pra ver, porque a maioria é simplesmente um tiozinho com cara de doido sentado falando sobre o elemento. Ainda assim, é interessante ouvir algumas histórias.

Notas

[1] Lembrando que, quando na forma iônica, as propriedades mudam. Afinal, nosso sal de cozinha nada mais é que NaCl, um sal de sódio. E eu nunca ouvi ninguém que tivesse conseguido explodir a cozinha colocando sal em água.





4 comentários:

Anônimo disse...

AAAAAAAAAAAAAAAA!!!
Vamos fazer isso no redondo!!!

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Resumindo, se a gente molhar todo um exército e jogarmos, digamos, um quilo de césio a gente estaria criando uma bomba que poderia devastar um bairro inteiro.......

Google -> onde comprar césio -> pesquisando

Juliana. disse...

Pessoas que usam química para o mal deveriam ser banidas da humanidade!

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Ei, não estou fazendo mal, só queria acabar com todas as guerras do mundo de um jeito mais prático!