segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Toss the Turtle


Vamos a mais um jogo do Newgrounds, desta vez, Toss the Turtle!

Talvez você já deva ter jogados diversos daqueles jogos em que você tem que atirar/arremessar/jogar algo e ver quem consegue ir mais longe. Toss the Turtle segue esse conceito mas com uma característica que existe em poucos jogos: upgrades.

Jogar é bem simples, você muda a direção do canhão com o mouse, para atirar você deve segurar o botão esquerdo do mouse e soltar quanto mais alto a barra de potência estiver. Depois disso sua tartaruga deve estar voando a alguns metros de altura por aí.

Depois do tiro vêm a segunda parte do jogo, você pode controlar a tartaruga com as teclas WASD (cima, baixo, esquerda e direita respectivamente) e ao clicar com o botão esquerdo do mouse perto da tartaruga você atira nela (depende da arma que estiver). Você pode estar pensando agora, "por que eu iria atirar na coitada da tartaruga?", existe um ótimo motivo. Você ganha dinheiro para comprar seus upgrades (explicarei depois) o quanto mais longe ela for e ao atirar nela ela ganha um pouco mais de altura e velocidade. Quando você estiver perto do chão notará que há diversos objetos nele, alguns benéficos outros, bom, nem tanto, é nesta hora que controlar sua tartaruga é crucial para ganhar mais dinheiro.

Agora que você já tem um pouco de dinheiro, você pode comprar alguns upgrades. Eles cariam de novas armas ("arremessa" a tartaruga mais forte e rápido), novos canhões (o tiro inicial fica muito mais forte, sendo o tanque o mais potente entre eles), jet packs (mochilas a jato, ajudam a propulsionar você no ar), mina (quando você estiver perto de parar ela explode e manda você para o ar novamente) e o nuke (pode ser usado a qualquer hora para mandar você muito mais longe). Para usar tanto os jet packs quanto o nuke você precisa clicar neles na parte de baixo da tela, os jet packs são podem ser usado uma vez por tiro enquanto o nuke e a mina somente uma vez, sendo necessário comprá-los novamente. Em minha opinião, o canhão e o jet packs são os itens mais importantes, pois no começo você estará atirando a tartaruga por volta dos 4000-6000 pés, mas com um canhão a mais você facilmente pode passar dos 10.000 pés.



Sobre os objetos encontrados durante a fase, você encontrará goombas (sim aqueles do Super Mario), o cara de roxo com uma serra-elétrica manda você com muita rapidez na horizontal, uma banana que te dá um shoryuken, bombas, entre outros. Existem também os que te farão parar como espinhos, paredes com espinhos, OVNIs, entre outros. Saber controlar a tartaruga será sua arma nestes momentos.



É um daqueles jogos de coffee-break, você pode jogar uns 5 minutos parar, continuar depois, tem vários achievements para serem feitos (aconselho vocês a se cadastrarem no site do Newgrounds assim ele guarda seu progresso, assim como o meu do Rafcor). Eu já consegui tudo, passo facilmente dos 200.000 pés e às vezes continuo jogando ele somente por diversão.