quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Brasileiros são os mais generosos em World of Goo


World of Goo é um jogo de um produtor independente, 2D Boy, que ganhou diversos prêmios pelo mundo, incluindo o do Independent Games Festival de Melhor Design Inovador e Excelência Técnica. O jogo atualmente custa U$ 20, mas foi um dos jogos mais "pirateados" deste ano.

Por causa disso, o produtor resolveu adotar uma política que valeu até semana passada de "pague-quanto-você-acha-que-vale-esse-jogo". As quantias, por questões óbvias, tinham que ser maior que U$ 0,01, sim, um centavo de dólar americano. Hoje eles divulgaram gráficos com alguns valores sobre este período.

Durante o período, o jogo que está disponível para Windows, Linux e MAC, os usuários de Linux foram os que pagaram mais, com uma média um pouco acima de U$ 3.50 e os usuários de Windows (Também conhecidos como "muquiranas") não chegaram nem na média de U$ 2,00. E a seguir, o site mostra uma tabela de quanto cada país do mundo gastou (em média ) no jogo, o PIB do pais e a "generosidade" do mesmo. A "generosidade" seria um cálculo baseado no PIB com a média de quanto o país gastou (não sei a fórmula utilizada no processo), e isso mostra que mesmo que os suiçoes tenham pago mais pelo jogo, uma média de U$ 5,37/cópia, a generosidade deles ficou em U$ 3,23, já o Brasil ficou com uma média de U$ 2,26/cópia mas a generosidade é a maior de todos os países: U$ 5,62!

Para efeito de comparação, os EUA tiveram uma média de U$ 1,83/cópia e a "generosidade" em U$ 1,00!

Eu achei isso realmente legal par ao Brasil, mas nem tanto para o produto do jogo que esperava uma arrecadação maior.

Quem quiser maiores informações sobre o World of Goo, jogo baseado em quebra-cabeça e construção, acessem o site oficial do mesmo: http://2dboy.com/games.php.





Nenhum comentário: