sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Desbloqueio de video games

Nos últimos dias, George Hotz anunciou que conseguiu desbloquear o Play Station 3, mas não divulgou como. Isso muda muitas coisas: falta pouco para os jogadores do último dos grandes consoles não precisarem mais comprar jogos por não menos de R$200,00. Não me posicionando a favor nem contra, isso me predispôs a postar sobre o desbloqueio do Xbox 360.

Desbloqueio de consoles

Todo console vem com um sistema instalado. Esse sistema vem preparado para conseguir distinguir jogos originais e piratas. O desbloqueio consiste em fazer com que essa verificação não seja feita ou não seja efetivada. É importante deixar claro que isso é uma prática pirata. Aqui no Brasil não há grandes punições contra pessoas que usam ou vendem jogos piratas que rodam em consoles desbloqueados. Parece que a situação, felizmente para alguns, ainda é...

Diga não à pirataria: não roube navios!

A idéia de desbloquear um aparelho se estende a todas as áreas, como o desbloqueamento de celular, por exemplo.

Desbloqueamento do Xbox 360

Isto não é um tutorial, mas sim um informativo sobre como o processo é feito. Se você queria um tutorial, basta começar a procurar por aqui.

A idéia básica está em substituir um firmware do drive de DVD para modificar suas tarefas usuais. O iXtreme habilita o leitor a ler backups de jogos, isto é, cópias de jogos do Xbox 360. De certa forma, este programa não avisa ao console que o jogo não é original e, portanto, o console executa o backup.

AH-HAM, você deve estar dizendo...

É isso o que costuma-se utilizar para conseguir burlar a segurança que a Microsoft desenvolveu. A última versão do iXtreme é a 1.6, lançada no fim do último ano. Note que por você ter feito essa modificação no seu console, a garantia torna-se nula. De tempos e tempos, a Microsoft atualiza seus métodos de segurança, e isso chega aos consoles via jogos novos e atualizações via Xbox Live [1]. Por isso, há constantes atualizações do iXtreme.

A cada ano, a Microsoft bani do serviço on-line usuários simplesmente por terem este (ou qualquer outro de fonte ou objetivo duvidosos) driver instalado. Esse banimento não modifica em nada o console fora quando está desconectado do Xbox Live, mas ele não poderá nunca mais conectar-se ao serviço......

"Nunca" é uma palavra forte.

Banimento do Xbox Live

Sim, já existem maneiras de você voltar a usar o Xbox Live se for pego pela Microsoft. Ao contrário do que muitos fake nerds falam, não tem nada a ver com IP, mas sim com a ateração de alguns arquivos do sistema do Xbox 360. Estes arquivos não ficam no HD, mas numa memória flash dentro do console. Por isso, uma mesma conta do Windows Live pode usar outro console para se conectar ao Xbox Live.

Novembro passado, milhares e milhares de pessoas foram banidas da Xbox Live. E não importava se o jogo que eles estavam jogando era ou não era pirata, o que importava era se o console era ou não desbloqueado. Por isso, tome cuidado: jogar on-line jogo original não garante nada se seu console for desbloqueado!

O problema é que o procedimento é invasivo (envolve trocar alguns arquivos do console por arquivos de um console que não foi banido da Live). Para conseguir achar como fazer o procedimento, procure por xoloader.

Notas

[1] - É o que chamam de atualização da dashboard, que muitas vezes atualiza o sistema todo.




6 comentários: