domingo, 24 de janeiro de 2010

ÜberStudent Ubuntu 0.9 (Thales) Released

O ÜberStudent Ubuntu é uma recente versão do famoso Ubuntu desenvolvido especialmente para estudantes e pesquisadores. Está em sua versão 0.9 chamada Thales, da qual podemos ver uma pequena imagem de demonstração abaixo.



Segundo próprios distribuidores, trata-se de um sistema desenvolvido para os novos estudantes, emergentes de uma era de tecnologia pura na veia. A diferença principal entre esta versão e o Ubuntu original é um núcleo adicional de programas habilmente configurados, i.e., também pode ser utilizado para outras finalidades se não pesquisa (seja lá o que eles tenham em mente). Eles também prometem alguns extras que tornam o sistema mais amigável. Sobre o nome, não consegui saber o porquê, mas über em alemão significa "sobre" (como "por cima", "acima") e student é um congnato: signifia estudante. Uma possível compreensão do nome seria "estudante superior" (obrigado pelo comentário deixado sobre essa tradução).

Interessou-se? Veja aqui uma lista do que o ÜberStudent traz consigo. Eles também têm um projeto no SourceForge. A iso do DVD de instalação foi carregada no dia 23/01/2010, por isso acredito que a versão Thales seja bem nova (as informações ainda são um pouco escassas).

Quem for testar ou estiver testando, poste um comentário sobre o que acha do sistema. Já o testei em um VBox, mas atualmente estou sem recursos (computacionais) para instalá-lo e testá-lo apropriadamente. Estou inclinado a me envolver neste projeto caso esses ideais sejam realmente mantidos e eu os possa verificar.

Assim que eu tiver mais novidades (estou vendo como participar), trago aqui no LeGauss diretamente.




4 comentários:

Anônimo disse...

Eles falam q 'é um sistema mais rapido do q o q voce provavelmente usa', quer dizer windows? e é mesmo?

Anônimo disse...

uber = super

Thiago S. Mosqueiro disse...

Você tem razão, über tem esse significado sim (http://dict.tu-chemnitz.de/dings.cgi?lang=en&service=deen&opterrors=0&optpro=0&query=%FCber&iservice=&comment=&email=). Falha minha, não prestei atenção nisso.

T disse...

Parece interessante. Só não vou arriscar colocar ele agora pois não estou com paciência para Bugs. Mas a ideia é ótima.