quarta-feira, 9 de junho de 2010

Uns links legais para quem estuda matemática

Olá galerinha do LeGauss.

Vou colocar aqui três links muito legais, de professores que escreveram livros muito bons e disponibilizaram em seu site.

Os links são dos sites do Milne, Fulton e do Hatcher.

Milne

link: http://www.jmilne.org/math/CourseNotes/index.html

Esse site do Milne é um verdadeiro baú de tesouros. Nessa página ele disponibiliza várias notas de cursos, muito bem escritas e completas. Vale muito a pena.

Hatcher

link: http://www.math.cornell.edu/~hatcher

O site do Hatcher possui livros muito bons. Um deles (o de topologia algébrica) é tão bom que a editora da Cambridge pediu para o Hatcher deixarem eles publicarem o livro mesmo ele estando disponível online.

Fulton

link: http://www.math.lsa.umich.edu/~wfulton

O site do Fulton é muito bom também. Não porque tem muitos livros, na verdade só possui um. O seu livro de curvas algébricas publicado em 69, que foi revisado e agora ele dispobiliza para download no seu site.

Admiro muito esses autores por terem uma atitude tão legal. Eles acabam um pouco com essa indústria de novas edições e jogos de marketing etc sobre os livros.
Sabem que seus livros são bons e não ficam tentando lucrar com isso.
O Hatcher com certeza ainda ganha uma grana com o livro de topologia algébrica dele.
As pessoas que baixam e vêem que o livro é muito bom provavelmente vão comprar depois de ler, senão, é porque provavelmente não poderiam comprar de um jeito ou de outro.

É isso espero que curtam o acervo.
Até.





2 comentários:

T disse...

Também acho muito legal a iniciativa deles e imagino que a tendência é isso acabar acontecendo mesmo. Até porque, se o livro é muito bom, alguém vai scanear e colocar na internet de qualquer forma.

Além do mais, diga-se de passagem, nenhum autor realmente ganha dinheiro vendendo livros de matemática (salvo livros de Álgebra Linear, Cálculo etc).

Mas uma coisa é fato: eu odeio ler no computador. Então, se o livro é realmente bom, eu vou imprimir ou comprar mesmo (se for viável). :b

Ah! Lembrei de outra coisa legal. A editora DOVER. Os livros são uma pechincha (tipo, 5 dólares?) e eles possuem algumas preciosidades.

T disse...

http://rinconmatematico.com/libros.htm

Muitos livros em .pdf e todos legais (no sentido jurídico da palavra).