sábado, 2 de outubro de 2010

Texto de geometria projetiva e algébrica

E aí galerinha do LeGauss.

Faz muito tempo que eu não posto, estou bastante ocupado. xD
Mas vim trazer um texto que escrevi sobre geometria projetiva e geometria algébrica (abordada de uma forma mais clássica usando polinômios). Acredito que é uma ótima introdução à geometria projetiva, mas não é uma introdução muito boa à geometria algébrica, pois como eu disse a abordagem é bem clássica. O texto tem como objetivo provar os teoremas de Pappus e de Pascal primeiro usando as ferramentas da geometria projetiva e depois da geometria algébrica.

Os únicos requisitos pra entender o texto são álgebra linear e uma parte bem básica de álgebra, quase nada na verdade.
O texto é um pouco grande, mas acredito que ensina bastante coisa hehe, tem 35 páginas.

Gabriel Martins - Os teoremas de Pappus e de Pascal

Espero que curtam.

Abraço.





3 comentários:

Anônimo disse...

Não entendo nada de Geometria Projetiva e nem Geometria Algébrica, mas já vi o teorema do hexagrama de Pascal, mas não sei como provar. Estou ansioso para ler essas notas, espero que
escreveu para leigos.

Gabriel Martins disse...

Como eu disse eu só uso álgebra linear, só a parte básica sobre resolução de sistemas lineares e sobre determinantes e uso um pouco de álgebra, mais especificamente o conceito do que é um grupo, coisa que a wikipedia pode te explicar que não é mto difícil hehe.

Espero que consiga ler. =]

T disse...

Tem uma demonstração bem rápida deste teorema no livro do Garcia e Lequain.