quarta-feira, 6 de julho de 2011

Conexão VPN Cisco com a USPnet

A USP assina diversas revistas, e recebe seus fascículos ao longo dos diversos campi. Toda revista assinada dá acesso a seu acervo virtual dentro de um período (que varia de assinatura para assinatura). Vale comentar que a USP assina MUITA revista, nem toda universidade tem esse acervo. Mesmo assim, é muito chato ter que ir para a universidade para baixar artigos ou usar o web of science. Como há pouquíssimas revistas de acesso aberto (como as da série PLOS), há duas alternativas: ou você compra o artigo, que custa de U$ 20.00 para mais, ou você usa uma conexão de rede privada virtual, VPN. Desse jeito, você navega como se você estivesse de dentro da USP.



Verifique com sua universidade como fazê-lo, mas no caso da USP temos a sorte de estar tudo já bem mastigado: basta que você use o mesmo login e senha de seu e-mail @usp.br e configure a conexão em seu computador. Caso você não tenha e-mail @usp.br (o que é difícil, já que atualmente a política é obrigar os alunos a tê-lo), basta fazer o pedido de usuário para usar VPN aqui. Para configurar, basta seguir pouquíssimos passos descritos nos tutoriais desta página. Para usuários de Fedora (como eu), basta utilizar o tutorial para RedHat. Tanto para Linux (Debian/Ubuntu e RedHat/Fedora) como para Windows eu testei e tudo funciona muitíssimo bem.


Após configurar tudo, você navega como se estivesse na USP: pode baixar artigos, utilizar serviços restritos, etc. Uma coisa que me intriga é a falta de divulgação deste serviço: sou eu ou quase ninguém sabe que a USP disponibiliza isso?

Desculpem um post tão exclusivo para o pessoal da USP. Para os de outras universidades, quaisquer dúvidas eu posso ajudá-los a buscar um serviço equivalente.




Nenhum comentário: