sábado, 15 de outubro de 2011

A conjectura de Poincaré - Geometria Para entender o Universo

Recentemente, a Conjectura de Poincaré (depois de 100 anos de resistência) foi provada.  Isto causou bastante estardalhaço na mídia, principalmente em razão  de Grigori Perelman - o matemático que demonstrou a tal conjectura - ter se recusado a receber o prêmio milionário oferecido pelo Instituto Clay e também a medalha Fields.
Este não é um post explicativo sobre a Conjectura de Poincaré, pois dificilmente alguém conseguiria explicar tal problema matemático de forma tão elementar quanto Marcelo Viana (atualmente pesquisador do IMPA). Seguem 6 videos de uma palestra proferida por Viana no Instituto de Física da USP sobre a conjectura de Poincaré.

Apenas um aviso: a palestra é bem elementar mesmo, qualquer pessoa tem a capacidade de entender. Se você já sabe bastante sobre topologia e geometria, talvez você fique um pouco decepcionado, mas ainda assim acho que vale a pena.








Aliás, acabei de me lembrar de outro video. Para o leitor um pouco mais "letrado" em matemática, tem também uma ótima palestra de divulgação, proferida por Fernando Codá (também pesquisador do IMPA) sobre o tema Análise Geométrica, que também tem tudo a ver com a conjectura de Poincaré. Você pode baixá-la no seguinte link:

     http://strato.impa.br/videos/28_CBM/coloquio2011_28072011_coda.flv

É isso, até. ;-)