quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Batman poderia mesmo voar com a sua capa?

Antes de mais nada, se você não viu os novos filmes do Batman, isto é, Batman Begins e The Dark Knight, assista! Esse ano vai sair um novo.

Nestes filmes, Bruce Wayne possui uma capa que enrijece quando uma corrente de ar passa por ela. Desta maneira, ele pode planar longas distâncias usando sua capa, como se estivesse voando. Um princípio parecido é usado na vida real, com os chamados wingsuits.
 
Bem, acontece que alunos terminando a sua graduação em física na universidade de Leicester resolveram por à prova o método usado por Wayne e ver se o efeito obtido no cinema era possível na vida real. Clique aqui para ver o estudo. A conclusão é basicamente que não seria possível viajar distâncias grandes com este tipo de equipamento sem algum outro método para amortecer o "pouso" (os praticantes de wingsuit flying usam paraquedas, é claro). O paper é curtinho e fácil de ler.

Achou esse tipo de pesquisa legal? Inútil? Bom, no departamento de Física de Leicester existe uma prática muito interessante: todos os alunos prestes a se formar têm de escolher um tópico e escrever um pequeno artigo sobre o tema. Aparentemente, não há restrições quanto aos papers, a ideia é que os alunos simplesmente se acostumem com a escrita científica e os passos que se deve seguir para publicar um paper. Todos os artigos são publicados, anualmente, no Journal of Physics Special Topics, editado pela própria universidade. Clicando no link, você vai ver muitos outros temas inusitados como este que eu acabei de postar. Além disso, todos os artigos estão disponíveis para download, bastando clicar em "pdf".

Não seria legal se adotássemos práticas parecidas aqui no Brasil?





Nenhum comentário: