quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Megaupload vai voltar?

O Megaupload era um dos maiores sistemas de armazenamento de arquivos online e gratuito. Apesar de termos que ficar esperando aquele contador maldito from hell liberar o link do download na opção gratuita. Graças a ACTA, o dono do site Kim Dotcom foi preso em Janeiro no começo do ano. Quase bateu com meu aniversário, olha que maravilha? Eu estava baixando uma série de desenhos de 20 anos atrás que só encontrei no megaupload, amei ver a imagem do FBI quando fui tentar continuar o download. Enfim.




Quais foram as causas de sua prisão?

As causas divulgadas oficialmente são infrações de direitos autorais contra diversas empresas de vídeo, música, software, etc. As quais foram levadas de forma bem extremista por causa da ACTA. Porém, parece que há algo a mais por trás disso. Segundo o TechCrunch, Dotcom estava por lançar um serviço chamado MegaBox, que seria um concorrente direto com serviços como o iTunes segundo o próprio Dotcom. 

Segundo informações não confirmadas, o primeiro relato sobre o MegaBox apareceu no início de dezembro de 2011, quando o Megabox começou uma bateria de testes e teve sua primeira versão beta. Entre os supostos parceiros e sócios, estavam o 7digial, Gracenot, Rovi e Amazon.

No MegaBox um artista ou qualquer um poderia colocar suas criações a venda e o site cobraria 10% dos lucros. Ou mesmo, os artistas poderiam deixar as músicas de graça e o sistema ainda iria pagá-los uma pequena quantia por meio de um serviço chamado Megakey. "Sim, está correto. Nós vamos pagar os artistas até por downloads gratuitos. O modelo de negócios do Megakey foi testado com mais de uma milhão de usuários e ele funciona" disse Dotcom a TorrentFreak em Dezembro de 2011.

Uma ferramenta dessas nas mãos de uma empresa de grande porte como o Megaupload não desafiaria somente a iTunes Store, da Apple, mais também as gravadoras por remunerar artistas em contratos exclusivos. E, pelo que sabemos, um artista ganha uma miséria das gravadoras por cada disco vendido. O que poderia significar o fim de muitas delas. Estranho o ACTA só ter atacado de fato o Megaupload com tantos outros serviços de compartilhamento de arquivos por aí, não é mesmo? Bem, isso é só achismo. Mas realmente nos faz pensar sobre o assunto. Pois sabemos que a indústria fonográfica não é o que se pode chamar de o ápice da honestidade.

Quanto a liberação de Kim Dotcom

O juiz que estava avaliando o processo judicial que fechou o site de compartilhamento de arquivos Megaupload decidiu abandonar o caso dia 18/07. O neozelandês David Harvey se declarou parcial após ter afirmado que "o governo dos EUA é o inimigo" em uma conferência sobre possíveis alterações na lei de direitos autorais neozelandesa, no dia 13/01. Harvey se declarou contrário às rígidas medidas de propriedade intelectual que os EUA empurram para o mundo, cujo maior exemplo recente é a legislação do ACTA.

Kim Dotcom permanece em prisão domiciliar e aguarda decisão judicial sobre seu processo de extradição para os Estados Unidos, enquanto planeja a reabertura do Megaupload e deixou isso claro em seu twitter. Esse processo sobre o pedido de extradição feito pelos Estados Unidos para julgar Dotcom foi adiado até 25 de março de 2013, informou nesta terça-feira à Agência Efe o escritório de sua defesa na Nova Zelândia.

"Processo de extradição adiado até março. Sujas táticas de atraso por parte dos Estados Unidos. Eles destruíram meu negócio. Pegaram todos meus bens. O tempo fará o resto", denunciou Dotcom em sua conta no Twitter.

Agora, vamos esperar e ver o que acontece. Espero que o Megaupload volte e o Megabox seja realmente criado. Pois parece realmente algo motivador para artistas ao longo do globo. Além de tal sistema reduzir os preços de músicas, o que favorece ambos os lados.

Processo contra a Universal

Não, não é contra a Igreja Universal. É contra a Universal Music

Tudo começou começou por causa de um vídeo publicitário com vários artistas de peso feito pelo  Megaupload e colocado no Youtube, a Universal viu, não gostou e solicitou que o Youtube removesse o vídeo por violação de direitos autorias, o Youtube atendeu o pedido de imediato. Esse vídeo continha depoimentos de vários artistas elogiando o Megaupload, como os pop stars Kanye West, Alicia Keys, Ciara, Will.I.Am (The Black Eyed Peas) e Snoop Dog.

O Megaupload provou que o vídeo é legalizado, inclusive todos os artistas foram devidamente contratados e assinaram sua participação no vídeo e hoje o vídeo encontra-se disponível no YouTube. Pois a Google verificou e confirmou que a Universal não tinha direito algum sobre o vídeo. A partir disso o Megaupload abriu um processo contra a Universal (que já foi acolhido pela corte).

A Universal estava acostumada (assim como qualquer grande gravadora) a cometer absurdos e proibir pessoas e pequenas empresas com base em direitos autorais que nem de longe possui levando em consideração que ninguém nunca abriria um processo pelo alto custo e complicações que poderiam ocorrer, mas o Megaupload tem um bom dinheiro em caixa e chamou a Universal para a briga.

Claro. Vamos ter que esperar para ver no que isso vai dar. Pessoalmente, torço para o Megaupload ganhar o processo. ;)



Fontes:
http://www.tecmundo.com.br/megaupload/26218-megaupload-vai-voltar-maior-melhor-e-mais-rapido.htmhttp://computerworld.uol.com.br/negocios/2012/07/06/o-megaupload-vai-voltar-afirma-fundador-do-site/http://www.gamevicio.com/i/noticias/131/131081-megaupload-vence-processo-e-vai-voltar/index.htmlhttp://blogs.estadao.com.br/link/megaupload-vai-voltar-diz-fundador/http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/megaupload-vai-voltar-maior,-melhor,-mais-rapido-e-de-graca,-afirma-fundadorhttp://techcrunch.com/2012/01/24/was-megaupload-targeted-because-of-its-upcoming-megabox-digital-jukebox-service/http://www.mundozoom.com.br/advogados-do-megaupload-pedem-para-que-juiz-autorize-a-restauracao-do-site.htmlhttp://olhardigital.uol.com.br/negocios/digital_news/noticias/juiz-do-processo-contra-o-megaupload-abandona-o-caso-por-se-declarar-parcialhttp://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/megaupload-iria-lancar-site-de-compartilhamento-de-musicas-para-competir-com-ithttp://www.viamais.net/blog/?p=3247http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/musica/2012/07/10/304077-processo-de-extradicao-do-dono-do-megaupload-e-adiado-ate-marco-de-2013,







2 comentários:

T disse...

Bem interessante, fiquei ansioso pra ver esse Megabox se realizar.

Anônimo disse...

Eu também. Mesmo eu sendo muquiraníssimo com essas coisas! huahuahua