terça-feira, 27 de janeiro de 2009

7 bons motivos para se ter um blog

Meu objetivo neste post é tratar de um assunto muito pertinente para estar num blog. É justamente a importância de se ter um blog. Mais especificamente, por que ter um blog é bom para quem tem? Vou então, enunciar 7 bons motivos para ajudar quem ainda está pensando em ter um blog a tomar uma decisão. Que fique claro que não vou tratar aqui de blogs do tipo "diário". Vamos lá!




1. Estruturar conhecimento


Ter um blog sobre o que você estuda ou lê sobre, é muito útil. Quando você lê algum determinado livro sobre algum assunto, você pode até entender, gostar, etc. Mas tente explicar para alguém, essa tarefa se torna um pouco mais complicada. Pior ainda, é escrever sobre o assunto. Ou seja, ter um blog acaba demandando um estudo maior sobre o que você pensava que já sabia. Escrevendo, acaba-se percebendo pormenores que antes, talvez, você não tenha prestado atenção. É isso o que quero dizer com estruturar conhecimento. Imagine que todo o conhecimento que você adquiriu esteja flutuando de forma quase que aleatória no nosso cérebro. Quando vamos escrever, tentar explicar, precisa-mos organizá-lo e, portanto, estruturá-lo melhor, para que outra pessoa possa entender o assunto ao qual nos propomos explicar.

2. Tornar-se visível


Ora, é muito chato saber várias coisas e não poder contar para ninguém. Ter um blog cria uma conexão com o mundo inteiro, possibilitando que qualquer pessoa com acesso à internet possa compartilhar com você sobre o que você pensa, seja sobre música, ciência, literatura ou até sobre a vida dos outros.

3. Escrever é saudável


Quando eu estava no colégio e meu irmão cursava Física, ele disse que num curso de exatas, nós desaprendemos a escrever. Naquela época, eu tinha achado isso um absurdo. Afinal, se eu continuo lendo livros, como vou desaprender a escrever? Ledo engano. A falta de prática com a escrita faz você cometer erros absurdos que não cometeria se escrevesse regularmente. Qualquer pessoa buscando emprego no mercado de trabalho tem que escrever bem, um blog é uma ótima ferramenta para melhorar sua escrita!

4. Formar amigos


Tendo um blog de determinado assunto, você acaba conhecendo pessoas que gostam do mesmo assunto. Por exemplo, se você gosta de filosofia, entra em blogs de filosofias e comenta (deixando um link para o seu blog, é possível que o dono desse outro blog vá no seu e comente.

5. Armazenar informações


Sabe quando você está navegando na internet, encontra uma coisa legal e tem vontade de guardar aquilo pra sempre? Você até salva aquilo numa pasta em algum lugar do seu computador mas depois você acaba perdendo, invariavelmente. Um blog é uma ótima ferramenta pra resolver isso. Quando você posta aquilo que você achou legal na internet ou aquilo que você acabou de ler (ou mesmo aquele teorema que você provou brilhantemente) e não queria esquecer, o post fica guardado pra sempre (teoricamente). E o melhor é que com uma busca do google, fica fácil achar aquela informação. Portanto, o blog é um ótimo lugar para armazenar aquelas informações que você não quer perder nunca.

6. Ganhar dinheiro!


Até onde eu saiba, todo mundo gosta disso. Se você possui um blog com conteúdo original, que possui boa divulgação e muitos leitores, é possível ganhar dinheiro com ele. Existem vários jeitos, mas a maneira mais fácil é colocando ad-ons do google. Você só precisa criar uma conta paypal e o resto deixa com a Google. Mas, atenção, para isso você vai precisar de muitos leitores, mas muito mesmo.

7. Conseguir um emprego!


É isso mesmo! Hoje em dia empresas (de comunicação, principalmente) estão dando preferência a pessoas que possuem um blog. Afinal, olhando o blog de uma pessoa, é possível ver se ela escreve bem, o que ela pensa sobre o mundo, o que ela estuda, etc. Ou seja, é melhor você começar pensar em ter um blog se quiser um emprego. ;-)

Obs.: Obviamente, esse processo ainda não é generalizado no Brasil. Mas indica uma tendência que as empresas (novamente, de comunicação, principalmente) devem seguir, pois isso já é muito praticado lá fora. Para quem quiser uma fonte, li sobre isso numa matéria da Folhateen.

P.S.

Para quem quiser uma matéria completa sobre blogs, desde a sua origem, até a sua importância no mundo atual, recomendo que leiam esta matéria que saiu na revista Época e pode ser lida on-line, na íntegra. Clique aqui.





7 comentários:

Thiago S. Mosqueiro disse...

Dificilmente eu conseguiria achar mais do que um motivo...

Juliana. disse...

Desse jeito vc deixa as pessoas que não tem (que agonia escrever isso sem acento)criatividade loucas.

T disse...

esse acento não mudou, veja: http://legauss.blogspot.com/2009/01/nova-reforma-ortogrfica-stay-tunned.html

Gabriel Martins disse...

Dificilmente eu conseguiria achar mais do que um motivo... [2]
achei mto interessante o fato de empresas procurarem saber se algum candidato a empregado tem blog hehe

Prof. Paulo Sérgio disse...

Muito bom este post. Na minha opinião, todos os motivos são bons, mas a estruturação do conhecimento é algo muito saudável.

http://fatosmatematicos.blogspot.com/

Drika Mendonça disse...

Adorei o post. E tambem acho que a estruturação do conhecimento acontece de forma muito intensa. É ineviavel.Ter um blog demanda dedicação e cuidados.

http://drikamath.wordpress.com/

Pós-G em Física disse...

Postagem excelente! Eu também criei um blog http://jefsrodrigues.blogspot.com.br/ para auxilar alguns colegas em determinadas áreas. O blog é uma ótima ferramenta. É dispor o conhecimento!