sábado, 30 de janeiro de 2010

Como funciona o cinema 3D?

Tradicionalmente, o óculos 3D era montado com lentes de cores diferentes e um anáglifo dessas mesmas cores criava a mágica: a profundidade é simulada pela distância entre os traços de cores diferentes. No cinema 3D, o truque é exatamente o mesmo: separar o que cada um dos olhos vê. Como o cinema 3D precisa de todas as cores e alta resolução, o truque antigo não pode ser usado. Então, alguém teve a brilhante idéia de utilizar a polarização da luz para essa separação. Recentemente assisti ao Avatar em uma sala 3D e, além de não ser nada confortável para quem precisa de óculos com grau, posso dizer que o nível dos efeitos está realmente compensando o preço.



Um feixe de luz pode ser compreendido como uma onda propagante no espaço. Por "onda" entenda como a oscilação dos campos elétrico e magnético simultaneamente. Como não há componentes desses campos na direção de propagação (não no ar, ao menos), há dois graus de liberdade para essas oscilações. Cada um desses graus constitui uma componente de polarização da luz. A imagem ao lado, retirada da Wikipédia, exemplifica o que chamamos de polarização linear. Nos cinemas 3D, no entanto, utilizam a polarização circular.

Existem materiais que são capazes de cancelar uma dessas componentes, deixando passar apenas a outra. Se você tiver um polarizador em mãos e apontá-lo para um desses reflexos de luz no piso, ele pode desaparecer ou ficar mais fraco. Isso porque grande parte da luz refletida em certos ângulos tem apenas uma componente de polarização linear (relacionado ao ângulo de Brewster). Se você rotacionar o polarizador (ou mudar sua orientação), você notará que o reflexo reaparece ou desaparece mais ainda. Esse mesmo efeito pode ser visto no seguinte vídeo, em que um polarizador é colocado em frente a um monitor de LCD.






Este é um truque conhecido dos pescadores: existe um óculos próprio para pesca que é formado por polarizadores. Ao cortar parte da reflexão da luz na água, o pescador consegue enxergar melhor.

Suponha que você possa olhar para uma fonte que emite apenas uma polarização. Com um óculos desses, você verá a fonte em apenas em um dos olhos. Se no entanto a fonte emitir luz com as duas polarizações, mas cada polarização em uma frequência diferente, você veria uma cor em cada olho. Essa é a forma como é possível controlar o que cada olho deve ver durante um filme: emitindo luz com diferentes polarizações.

Encontrei em algumas fontes que os filmes 3D produzidos recentemente emitem o dobro de quadros por segundo, sendo intercalada a emissão de quadros com diferentes polarizações. Em outras fontes, deixa-se a impressão de que as duas polarizações são sobrepostas. De qualquer forma, se você retirar o óculos especial durante a exibição do filme, você verá apenas imagens borradas (sim, eu testei!).

Vale ressaltar que esta tecnologia ainda está sendo desenvolvida, e que não há ainda muitas salas pelo Brasil. Em Ribeirão Preto, existe uma sala apenas, por exemplo. Para se aprofundar, você pode ler este artigo sobre Óculos 3D da desciclopédia. Prometem-se para muito breve monitores e televisões com suporte ao 3D. Sinceramente, tenho medo de passar mal.




12 comentários:

T disse...

Por que muitas pessoas estão tendo dor de cabeça quando assistem um filme em 3D?

Thiago S. Mosqueiro disse...

O cinema 3D é contra indicado a menores de 12 anos (li lá mesmo no Avatar isso). Lá, explicam que os efeitos dos anáglifos utilizados dessa forma (todas as cores) provoca muito o sistema nervoso de forma prejudicial. Pra mim, isso é extremamente vazio : )

Li uma declaração de algum médico ou neurologista que é possível causar distúrbios do sono e inúmeras cefaleias (dor de cabeça).

Eu não sei quem pode responder isso, mas vou dizer o que eu acho, ok? Eu tirei o óculos e vi um pouco do filme com a imagem real. Meu olho começou instantaneamente a lacrimejar. Eu acho que isso ocorre porque, sem os óculos, eu vejo as duas imagens sobrepostas. Por mais que os óculos sejam bons polarizadores, será que alguns óculos, depois de usados, não percam um pouco da qualidade? Meu óculos, por exemplo, estava bem riscado e sujo.

Gostaria que alguém que entenda de verdade esse assunto (da dor de cabeça) comentasse.

Thiago S. Mosqueiro disse...

troquem "não percam" por "não perdem". Perdão : )

Anônimo disse...

A dor de cabeça na hora de assistir sem os óculos é pelo esforço que o cérebro manda pros músculos dos olhos pra tentar enxergar algo em que ele (o cérebro) está focado. É como aquelas imagens em que tem o rosto de uma pessoa com 4 olhos e 2 bocas; você fica com a imagem tremida porque o cérebro fica interpretando primeiro 2 olhos e depois os outros 2 olhos, depois uma boca depois a outra boca, mas muito rápido, tentando achar qual é o correto.
Cefaléia tem várias causas, várias desconhecidas. Uma delas é o esforço do próprio olho. Não saberia dizer porque as pessoas teriam dor de cabeça se estão usando o óculos. Mas sem o óculos é por isso.

Gabriel Martins disse...

Eu ví já acho que uns 3 filmes em 3D e sempre tenho dor de cabeça... E no final acho que eu até posso apreciar melhor os efeitos vendo a versão normal.
Foi um dos motivos pelo qual eu não quis ver o avatar 3d =/

T disse...

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1483255-5603,00-FILMES+EM+D+PODEM+CAUSAR+MOVIMENTOS+OCULARES+NAO+NATURAIS+QUE+DAO+ENJOO.html

Bertoche.! disse...

Eu fiquei com um pouco de dor de cabeça, mas tenho quase certeza de que foi porque estava mal localizado: o ponto mais próximo da tela estava bem mais perto do que o ponto mais distante. Tanto que quando as legendas ou outros objetos apareciam na extremidade próxima de mim, eu via dobrado, não conseguia focalizar e ver certo ao mesmo tempo.
Também notei um certo 'flicker', pisca-pisca em objetos que se moviam rápido na tela. Deve haver algo com os quadros, sim. Talvez seja possível intercalar na película quadros com filtro em cada um dos sentidos.
Não resisti, vergonhosamente levei um par de óculos pra casa. Muito estranho! No sentido em que usamos no filme ele só muda a cor um pouco de acordo com a angulação! Eles só filtram meu monitor se a luz passar do lado concavo pro convexo. E ainda mais bizarro: Desse lado os dois parecem estar polarizados no mesmo sentido! Quer dizer, quando inclinava o óculos de forma a escurecer a tela, ambas as lentes escureciam na mesma intensidade. Dessa forma acho que elas não podem "selecionar" imagens do modo explicado acima, como se fosse uma projeção. Alguém tem conhecimento mais avançado sobre o assunto?
Bom artigo!
Raphael

Thiago S. Mosqueiro disse...

Olá, Raphael. Se eu entendi direito, você tentou reproduzir o que foi feito naquele vídeo no meio do post, certo?

Eu não tenho certeza absoluta, mas me parece que muitos modelos de LCDs utilizam polarização linear. Aliás, estes modelos funcionam de forma interessante e posso postar algo para explicar. Voltando ao assunto, o que você tem em mãos é um polarizador circular. Não era mesmo pra funcionar como no video. Eu já testei aqui e funcionou muito bem com um polarizador linear, mas não tenho em mãos um polarizador circular, senão eu testava. Tem como nos enviar umas fotos? Pode me enviar por e-mail e eu tentarei verificar se é isso o que ocorreu, ok?

Pra finalizar, confesso que fiquei com vontade de levar um óculos também...

Obrigado pelo seu comentário : )

Anônimo disse...

Eu penso que a indústria cinematográfica está sendo tirana em passar a confeccionar os filmes em 3D e apenas distribuí-los nesta versão. Na minha cidade fui informada que os últimos lançamentos vieram apenas em cópias 3D. Não me sinto bem qdo assisto versão, tenho um pouco de cefaléia e naúseas... Tive que tomar dramin pra conseguir assistir Capitão América... Gosto da película e a quero de volta em nossas salas de cinema!!!!!

Anônimo disse...

É UMA MERDA MESMO!

Anônimo disse...

No sistema antigo (lentes vermelha e azul), eu tinha imediatamente dor-de-cabeça e náuseas, mas nesse novo formato usado atualmente, não sinto mais esses efeitos.

Prefiro assistir nas salas com projetor Dolby 3D (que a tela de projeção é branca), pois a imagem tem um contraste muito melhor, se comparado com os do sistema RealD (o que usa a tela de projeção prateada).

Anônimo disse...

uso óculos de grau e coloco o do 3D por cima......agora só vou ao cinema se for 3D.......é show de bola!!!!