sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Como tudo funciona?

Eu não posso responder a essa pergunta, mas existe um site que tem essa proposta. O gringo "HowStuffWorks" tem uma versão nacional, o "Como tudo funciona". Apesar da tradução errada, este site realmente cumpre o que promete: explicar como as coisas funcionam de uma maneira completa e fácil de entender.


Não tenho motivos para ficar explicando sobre o HowStuffWorks se eles mesmos já se explicam, aqui vai uma descrição encontrada no próprio site:

O HowStuffWorks é o melhor lugar para descobrir como as coisas funcionam. Fundado em 1998 por Marshall Brain, professor da Universidade Estadual da Carolina do Norte, o site tem crescido continuamente. Sua importância é reconhecida pelo público e pelos meios de comunicação, o que é atestado pelos diversos prêmios recebidos pelo site.

De motores de carros a ferramentas de busca, de telefones celulares a células de energia, milhares de assuntos são explicados pelo HowStuffWorks. Nenhum tópico é grande ou pequeno demais para ser destrinchado pela nossa equipe...ou para você entender. Além dos textos de fácil compreensão, os artigos do HowStuffWorks usam infográficos e animações para analisar cada tópico de maneira clara, simples e objetiva.

Há outra ferramenta importante nas páginas do HowStuffWorks - o Guia de compras. Escrito por especialistas independentes, o Guia de compras mostra de maneira simplificada o que deve ser considerado na hora da compra de um produto.

Com sede em Atlanta (Geórgia, nos EUA), o HowStuffWorks é desde 2003 parte do Convex Group, empresa de mídia e tecnologia. No Brasil, o quartel-general do HowStuffWorks fica em São Paulo.


Bom, mas eu não seria eu se não colocasse algo do que penso aqui. Alguns podem se perguntar: "Para que vou usar esse site se já existe a Wikipedia?". A resposta é simples. Diversifique suas fontes de informação.

Além disso, a proposta do Wikipédia difere totalmente da proposta do HowStuffWorks. Primeiro de tudo, a Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa, o HowStuffWorks, não. Pois é, colaboratividade é muito vantajoso e isso já foi discutido aqui no blog. Mas, no caso da Wikipédia, há de se salientar que isso pode trazer algumas desvantagens. Apesar da extensa gama de conteúdo, qualquer um pode escrever um artigo para a Wikipédia, a conclusão inevitável é que a chance de haver erros e imprecisões é alta. (Mas lembre-se que existe o outro lado da balança, o conteúdo da Wikipédia passa pelo jugo de muitos leitores, sendo que eles podem corrigi-lo).

Outro problema embutido nisso tudo é o que qualquer leitor da Wikipédia já reparou. O de quando se trata de entender algum conceito complicado. A pesar de possuir uma vasta gama de informações, em geral os articulistas não estão preocupados em empregar muita didática em seu texto.

No HowStuffWorks essa é a proposta fundamental. Ele é escrito por especialistas (não que isso importe muito) preocupados em tornar a matéria em questão de fácil entendimento (isso, sim, importa). O resultado você pode conferir no site, que possui vídeos explicativos, imagens, tabelas, etc. É muito legal, vale a pena. Se você lê inglês, consulte o site americano, pois ele possui mais informações.

Bom, acho que já me alonguei demais aqui. Gostaria de reforçar uma mensagem já presente no texto: diversifique suas fontes de informação! Lembre-se que qualquer site ou livro é escrito por seres humanos sujeitos ao erro e, pior, existem os mal-intencionados, que passam informações erradas de propósito!

Até.

P.S.

Os links para os sites já se encontram no começo do post, mas aqui vão eles de novo:





3 comentários:

Gabriel Martins disse...

Po muito legal
parece até um programa do discovery channel 8D
uhauha

Ekbair disse...

Toda a sede por novas informações.

Juliana. disse...

Jah usei esse site pra fazer até trabalho da faculdade! =X