sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Dicas para a utilização das notas de rodapé

Como tenho visto, não apenas no LeGauss, a utilização destas faixas de rodapé e divisões de seções, assim como as que propomos. Existem ainda alguns métodos que podemos utilizar para melhorar a qualidade de nossos textos, mesmo que tornem-se bem mais complexos (ao menos se a html não for gerada automaticamente). Vamos tentar ligar as seções e notas de rodapés com links internos ao post, algo próximo às referências cruzadas do LaTeX.

Links para trechos do post

Há como criarmos links que movem o navegador para outro trecho de uma mesma página. Assim, podemos criar links para modificar o trecho do post que desejamos que o usuário leia. Isto é feito usando a tag âncora <a> , com diferentes atributos.

Primeiramente, damos nome a um trecho do texto, para o qual desejamos enviar o navegador quando chamado por algum link. Para tal, usamos o atributo name, da forma

<a name="NOME" > Texto marcado </a>

Assim, marcamos o trecho para onde desejamos enviar o navegador. Para enviá-lo, usamos o link criado por

<a ref="#NOME" > texto do link </a>

Com isso, enviamos e retornamos com o texto agilmente [1] para trechos específicos do post.

Conclusão

Assim temos mais um detalhe para valorizar os textos que escrevemos por esse mundão. Um comentário sobre isso tudo: montar coisas assim é extremamente trabalhoso, portanto a melhor saída é sempre utilizar isto nos textos em que isto torna-se preciosamente importante (textos longos, por exemplo).

Acho que sobre o tema, estamos quites. Se tiverem sugestões de fru-frus outras decorações, enviem por comentários ou e-mail.

Notas:

[1] Utilizamos estas chamadas rápidas para ligar esta nota de rodapé à sua própria chamada no texto.




4 comentários: