sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Jogos Piratas X Jogos Originais

Boa noite, sou Rafael, praticamente ninguém me conhece, mas conheço o Rodrigo e o Tiago fazem 10 anos e vou contribuir com este blog através de meus "dotes" de gamer.
Para falar a verdade, o post sobre o estudo da gravidade do jogo Super Mario Bros foi inclusive idéia minha, mas hoje
quero falar sobre um assunto um pouco polêmico: Jogos Piratas contra Jogos Originais.

Muitos devem pensar no por que comprariam um jogo original se o pirata que custa 90% a menos na banca da
esquina ou pegam de graça na internet? Bom, vou tentar explicar o meu lado do assunto.




Já vou começar dizendo que eu tenho sim jogos piratas, assim como a maioria por aqui, mas para quem já
pegou um jogo pirata na internet, pode ter notado um arquivo com a extensão .NFO que é muitas vezes ignorado.
Este arquivo geralmente fala do grupo de crackers que 'crackeou' o jogo, sobre o jogo e a opinião do grupo.
Grande maioria deles como Razor1911, Reloaded e Deviance colocam a seguinte frase no final do texto:


Dê suporte para companhias que produzem softwares de qualidade! Se você gostou deste produto, compre!
Desenvolvedores de software merecem o suporte!!
-Razor1911


Eu sou totalmente a favor da frase acima, e desde que comecei a ganhar meu dinheiro, sempre compro os jogos
que realmente gosto. A prova disso é a foto abaixo de todos os meus jogos originais:




Desculpe pela qualidade da foto, mas foi tirada com meu celular. Para quem não conseguiu descobrir, essa é a
lista dos jogos da esquerda para direta, de cima para baixo:


Age of Empirres Collecto's Edition - Trackmania United - RollerCoaster Tycoon 2 - Worms Armageddon
Command & Conquer: The First Decade - Battlefield 2142 - Call of Duty 4
- Battlefield 2: Complete Collection
Call of Duty - Half Life Anthology - Theme Hospital - XIII - Rainbow Six Vegas - Rainbow Six Vegas 2
Lost Planet Extreme Condition: Colonies - Halo 2
- Unreal Tournament 2004 - Scarface - The Orange Box
Command & Conquer: Tiberian Sun - Brothers in Arms: Road to Hill 30 - Command & Conquer: Renegade
Tycoon City: New York - Crashday - Heroes III + IV Complete
- Heroes IV
Splinter Cell Pandora Tomorrow - Outlive - Constructor - Traffic Giant - Total Soccer 2000 - Homeworld Cataclysm
Grin Fandango + Outlaws - Vigilance
- Need for Speed III: Hot Pursuit - NASCAR SimRacing
Serious Sam The Second Encounter - Ultimate Quake - Elite Beat Agents - Metroid Prime
Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei


E ainda adiciono a lista os meus jogos comprados digitalmente: AudioSurf, Savage 2 e Assassin's Creed

O que quis dizer com essa lista foi o seguinte: eu sei que muitos brasileiros não estão em situação
financeira para fazer o mesmo que eu faço, mas pelo menos tentem!


Vários jogos dessa lista foram importados como ambos Rainbow Six Vegas, Lost Planet é até usado.
Só uma observação, Elite Beat Agents e Metroid Prime são para meu Nintendo DS!

Um grande fator que me levou a comprar estes jogos foram os modos online deles, é muito divertido jogar online
com outras pessoas, Rodrigo e eu jogamos Team Fortress 2 sempre que pudermos, mas isso não é
possível com os jogos piratas.


Como vocês notaram, sou um "pouquinho" viciado em jogos, mas mesmo assim insisto em convidar
qualquer um a jogar comigo, meu nick online é rafcor, ou mesmo bater um papo comigo para quem estiver
mal acostumado que jogos são somente para "nerds".


Eu suporto a indústria da forma que eu posso, ajude você também!






9 comentários:

Thiago S. Mosqueiro disse...

Seja muito bem vindo! E belo post!

Thiago S. Mosqueiro disse...

Desculpar pela qualidade da foto? Ela é maior que meu monitor...

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Fiquei com preguiça de pegar minha câmera, então usei o celular mesmo.
1.3 Megapixel tava bom.

Anônimo disse...

Tirando o modo online, o mesmo pode se aplicar aos CDs de música. Ah, nem tanto, artistas também vendem camisetas e fazem show.
Podia ter mais camisetas originais de jogos.

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Mas CDs de música já são um outro lado da história, pois por exemplo, existem CDs que não gosto de todas as músicas, somente umas duas ou três. Logo eu acho chato você ter que comprar um CD por causa de três músicas.

Agora que no Brasil começou, muito lentamente, a vender músicas online.

Já jogos, você não tem como comprar uma parte dele, ou você compra tudo ou não compra!

Gabriel Martins disse...

É... mas tem o fato de que comprando CDs vc tá mais dando suporte para a gravadora do que para os artistas em si =P

Juliana. disse...

Eu pensei justamente que vc fosse explorar o lado econômico da questão.

Rodrigo J. Fonseca disse...

Pirataria eh como uma degustacao. Aqueles que voce gostar mais, deveria comprar original. Infelizmente, jogos originais no Brasil sao extremamente caros, o que complica mesmo para quem tem dinheiro, comrar todos os jogos que deseja. Isso se deve ao fato da alfandega cobrar taxas exorbitantes de importacao.
O que o Rafael faz, que eu comecei a fazer tambem, eh comprar os jogo pela internet em dolares. O temfortress 2 pode ser cafilmente comprado baixando-se o steam e comprando o jogo online. vc baixa o jogo e comeca a jogar, simples assim (claro que uma conexao rapida eh essensial).
Belo post.

Anônimo disse...

Rafael gostaria de saber se a versão do Vigilance q vc tem é em português e gostaria de saber se vc compartilharia comigo.
Entre em contato: boguim@pop.com.br