segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Lançador de aplicativos

Uma das grandes facilidades do Linux é o Console. Através dele você pode iniciar programas tão rápido quanto digitar uma palavra - ou menos se você usar o recursos de auto completar. Existe também um atalho muito comum - normalmente ALT+F2 - que abre uma janela com uma linha em branco onde você pode digitar um comando que queira executar.
Existem programas deselvolvidos para substituir o ALT+F2 por algo mais interessante. Um lançador de aplicativo que, a medida que você começa a digitar o nome no aplicativo, ele busca o aplicativo em seu computador e vai listando os possíveis aplicativos. Se o aplicativo que você procura aparecer em primeiro, você pode simplesmente teclar "enter", senão pode percorrer a lista e seleciona-lo.
Um desses programas é o Launchy. Ele é feito tanto para Linux quanto para Windows. É altamente customizável, com plugins e skins. Eu fiz um teste no Windows. Este programa é chamado com as teclas ALT+ESPAÇO. Você começa a digitar o nome de um aplicativo e aparece o ícone e o nome dos aplicativos compatíveis com o nome que você digitou. Você pode navergar na lista usando as setas do teclado e escolher um aplicativo teclando "enter". Este programa também permite procurar e entrar em páginas web e procurar coisas no google. Para o windows, onde você não tem muita escolha a não ser clicar no menu iniciar, este aplicativo é certamente uma mão na roda. Veja um exemplo no meu desktop:
Repare que eu apenas digitei "broff" e o Launchy já listou todos os aplicativos do BrOffice.
Se você já está usando Linux, também existem alternativas, como o Katapult, para o KDE (acho ele já está vindo por padrão no KDE) e o GnomeDo e o Launch Box para o Gnome. O GnomeDo parace ser um passo além do Launch Box [1]. Eu definitivamente vou instalá-lo assim que entrar no meu Linux.

Notas:
[1] Se você conhece um pouco de inglês leia o artigo deste blog: http://www.hackitlinux.com/50226711/lets_do_it.php




5 comentários:

Gabriel Martins disse...

Esses programas são mto bons, principalmente pra quem tem mtos programas no pc =P

Juliana disse...

vc tem que me ensinar a usar isso..
com a RAM do meu pc, vai me poupar MUITO tempo ¬¬'

Rodrigo J. Fonseca disse...

só baixar do site e instalar, não tem segredo!

T disse...

faz um guia de como baixar e instalar ;-)

Gabriel Martins disse...

tiago, não força a chatice por favor haha