terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Links para expandir o texto no Blogger

Ao final de todas os posts do Legauss, podemos ver o link Continue lendo... em azul e negrito. Esta é uma ferramenta amplamente utilizada em blogs de famosos, e facilita a leitura daqueles que usam Leitores RSS ou os que seguem nosso blog usando o blogspot.

Como em qualquer alteração, há aqueles que gostam e há aqueles que não gostam. O método que estamos utilizando faz com que, ao clicar em Continue Lendo..., o leitor seja enviado para a página estática (endereço fixo de cada post), onde também pode comentar. É uma maneira também de sugerir a inserção de um comentário. Eu copiei este método ao ver ele em uso no blog pessoal de Maurício Tuffani.

Aos editores: como utilizar?

O método que estamos usando é simples e traz poucas mudanças para os posts. Na verdade, é possível escrever o post naturalmente e só fazer as modificações que descrevo abaixo ao acabar.

O texto que deve aparecer ao carregar a página do Legauss deve ser escrito normalmente. Em geral, este é um resumo que já deve dar uma boa idéia aos leitores sobre o tema que será tratado. Ao terminar esta parte, o resto do post deverá estar entre as tags:

<span class="fullpost">
-- TEXTO AQUI! --
</span>

Assim, tudo o que for substituído por --TEXTO AQUI! -- não será exibido até que o usuário clique no link para continuar.

Se algum bloguer também interessar-se por esta técnica, entre em contato. Por favor, comentem o que vocês acharam desta nova funcionalidade (em principal, os visitantes). Apesar de nem todos os editores ainda terem editados seus posts antigos, já podemos ter uma idéia de como vai ficar.





9 comentários: