terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Links para expandir o texto no Blogger

Ao final de todas os posts do Legauss, podemos ver o link Continue lendo... em azul e negrito. Esta é uma ferramenta amplamente utilizada em blogs de famosos, e facilita a leitura daqueles que usam Leitores RSS ou os que seguem nosso blog usando o blogspot.

Como em qualquer alteração, há aqueles que gostam e há aqueles que não gostam. O método que estamos utilizando faz com que, ao clicar em Continue Lendo..., o leitor seja enviado para a página estática (endereço fixo de cada post), onde também pode comentar. É uma maneira também de sugerir a inserção de um comentário. Eu copiei este método ao ver ele em uso no blog pessoal de Maurício Tuffani.

Aos editores: como utilizar?

O método que estamos usando é simples e traz poucas mudanças para os posts. Na verdade, é possível escrever o post naturalmente e só fazer as modificações que descrevo abaixo ao acabar.

O texto que deve aparecer ao carregar a página do Legauss deve ser escrito normalmente. Em geral, este é um resumo que já deve dar uma boa idéia aos leitores sobre o tema que será tratado. Ao terminar esta parte, o resto do post deverá estar entre as tags:

<span class="fullpost">
-- TEXTO AQUI! --
</span>

Assim, tudo o que for substituído por --TEXTO AQUI! -- não será exibido até que o usuário clique no link para continuar.

Se algum bloguer também interessar-se por esta técnica, entre em contato. Por favor, comentem o que vocês acharam desta nova funcionalidade (em principal, os visitantes). Apesar de nem todos os editores ainda terem editados seus posts antigos, já podemos ter uma idéia de como vai ficar.





9 comentários:

Ponhovo disse...

é interessante essa ferramenta, pq ela ajuda na propria cara do blog... como vc disse, há quem goste e há quem não goste... pq, então, não evoluir para uma opção no começo do blog de 'cascade', ou seja, sem 'continue lendo', modo de 'leitura direta'?
mta gente gosta de simplesmente rolar a barra e ir lendo, e mta gente pode ter a internet ou computador lento e ter problemas de, toda vez q se interessa por um post, ir pra uma outra página, essa página 'fixa'
procurar agradar todo mundo, quando é possível, é bom =)

o melhor desse blog é que, muita gente que quer montar o próprio blog, pode aprender muito aqui, e ver o resultado das aplicações já feitas, e já a opinião popular de certas ferramentas, saber o que é bom e o que não é bom
isso é uma das maiores preocupações para quem desenvolve coisas do tipo... pior quem não sabe simplesmente para onde ir e o que fazer pra não desenvolver um blog 'hello world'
esse blog pode ajudar a deixar uma cara mais profissional, talvez tão profissional quanto este ^^

é isso =D
parabéns pelo trabalho, iniciativa e idéia =)

Gabriel Martins disse...

Muito bom, facilita muito mesmo
Acho que é algo necessário pro blog
Mas acho que a fonte e a cor do link podiam ter um pouco mais a ver com o layout do blog
Enfim parabéns pelo sucesso na customização do blog! =P

Thiago S. Mosqueiro disse...

Obrigado pelos comentários.

Gabriel, podemos mexer nas cores facilmente pelo CSS. Basta ver o a.continue. Se quiser, sugira uma cor e eu ponho rapidinho.

Gabriel Martins disse...

Eu acho que ficaria melhor com a fonte igual a do texto só que um pouco maior e a cor igual à cor dos links acho que dá pra ver no código essa cor tranquilo tb né?

Thiago S. Mosqueiro disse...

Veja como fica...

Thiago S. Mosqueiro disse...

Lembrando: editem seus posts anteriores e os adeqüem a esse novo padrão...

Rodrigo J. Fonseca disse...

Eu acho que essas alterações tem tudo a ver com a filosofia do blog. Este é um blog para se divertir e aprender. Esta não foi a primeira mudança e, sinceramente, espero que não seja a última, afinal, acredito que o segredo do sucesso está na renovação contínua.

T disse...

Muito bom Yoko, depois podemos fazer um apanhado dos links de todos esses posts (que ajudam a melhorar a cara do blog) e fazer um post pra botar no "Posts de grande interesse".

Zeca Daidone disse...

O problema desse método é que ele carrega todos os posts completos na página inicial desnecessariamente.