quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

POP3 via gmail!

Um dos maiores concorrentes em contas de e-mail que existe no mundo é o gmail, hospedado em servidores do gigante Google. Claro que muitas vez queremos manter nossas contas antigas no Yahoo! ou Hotmail, ainda mais porque estes outros serviços estão evoluindo de forma assustadora! Além do caso em que simpatizamos com um serviço de e-mails, também há o caso em que temos um e-mail institucional ou de empresa.

Estamos dispostos a demonstrar a seguir como utilizar o gmail para receber via POP3 [1] e-mails de outras contas, supondo apenas que estas contas admitam acesso POP3.

Quanto ao acesso POP3

Quando você configura softwares como o MSOutlook ou o Thunderbird para receber por você sua correspondência eletrônica, eles se conectam ao seu servidor de e-mail (Yahoo!, gmail, Hotmail, BOL, USP Mail, etc) usando algum tipo de protocolo. Um destes protocolos é o POP3, Post Office Protocol 3, é usado por clientes de e-mail (acima, MsOutlook e o Thunderbird são exemplos de clientes) para entregar a correspondência de um servidor sobre uma conexão TCP/IP. Os dois protocolos mais usados atualmente, segundo o Wikipédia, são o POP3 e o IMAP4.

Fazendo seu gmail acessar outras contas

O gmail pode tornar-se um cliente de e-mails e buscar em outras contas novas correspondência. Em geral, estas correspondências vêm com etiquetas diferentes para que se possa diferenciar a conta que as receberam. Como a maior dificuldade está em conhecer o serviço, vou mostrar o caminho para acessá-lo. Para configurar a conta, basta seguir o que o Google pedir.

Primeiramente, abra sua conta do gmail e vá em Settings (configurações).

Ao ver suas configurações, vá para a aba Accounts (contas).


Ao lado, é possível ver pacialmente o que ocorre na conta de um colega que me emprestou o gmail. Note que as diversas contas são listadas e separadas em duas classificações. A primeira, lista os e-mails dos quais ele pode enviar mensagens. A segunda, e-mails dos quais ele pode receber mensagens. Cada uma das contas, em cada uma destas duas categorias, recebem configurações. Note também que é possível escolher uma das contas (dentre as quais o usuário pode enviar mensagens) para ser a conta padrão. A que for escolhida como conta padrão será a conta utilizada para enviar mensagens, caso nenhuma outra seja escolhida.

Muitas vezes, separamos contas diferentes para grupos sociais diferentes. Para este caso, a opção em destaque abaixo é muito importante: quando a primeira delas é marcada, ao responder um e-mail a conta que recebeu este e-mail será utilizada para enviar a resposta.


Para comçar a usar estes serviços, na opção Accounts podemos ver Add another email account. Ao clicar ali, basta seguir os passos pedidos pela Google para conseguir configurar suas contas externas.

Não é necessário conhecer o servidor POP3 da sua conta de e-mail externa: ao fornecer seu endereço de e-mail (exemplo, kim@pamonha.com), o próprio gmail localiza automaticamente o endereço do servidor POP3. Caso seu outro procedor de e-mail não fornça serviço POP3, não há o que fazer.


Notas:

  • [1] É o mesmo protocolo usado pelo MsOutlook ou a maioria dos softwares dedicados ao recebimento de e-mails!




7 comentários: