segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Um pouco sobre a Energia Escura

Olá novamente galerinha do LeGauss,
Hoje falarei um pouco sobre um assunto que "está na moda", a energia escura.
Algumas notícias têm saído sobre esse assunto e nesse post vou resumir um pouco do que tem acontecido.

Uma energia hipotética: a energia escura

Em 1998, alguns astrofísicos observaram que as supernovas mais distantes da Terra apresentavam a luz mais tênue do que eles previam. Essa observação permitiu que os mesmos assumissem que tais supernovas estariam mais distantes do que o esperado, ou seja, a expansão do universo estava se acelerando.

Foi então nomeada como "energia escura" a causa dessa expansão, uma energia cujos efeitos físicos já podiam ser percebidos mas que não havia como ser calculada, ou detectada de forma direta.

Essa teoria é ainda, muito recente, e alvo de críticas, ou seja, não é unânime entre os físicos, entretanto, alguns fatos vêm corroborando sua existência e apontando para o surgimento de um campo da física totalmente novo esperando para ser explorado.

Uma evidência independente

Recentemente cientistas do Observatório Astrofísico Smithsonian nos Estados Unidos, utilizaram-se de uma técnica que não se baseava nos pressupostos da nova teoria para observar os efeitos da Energia Escura, e com isso não somente conseguiram detectar seus efeitos, como também perceberam que esta energia na verdade restringe o crescimento de grandes corpos celestes do Universo, que na verdade poderiam estar se expandido de forma muito mais acelerada, o que foi atribuído a algo conhecido como o "Efeito Sachs-Wolfe".

"Usando detecções na faixa dos raios X, feitas pelo Observatório Chandra, os cientistas mediram os efeitos da Energia Escura sem utilizar as medições de distâncias e cálculos de distanciamentos dos corpos celestes, que são parte da própria teoria. É por isto que esta é a primeira evidência independente e certamente a mais importante já obtida até hoje para comprovação da existência da Energia Escura." [Site Inovação Tecnológica]

Conclusões

Existem muitas coisas surgindo ultimamente sobre esse assunto e este post poderia ficar realmente longo e cansativo.
Espero que tenha sido o suficiente para atiçar sua curiosidade, futuramente talvez poste mais coisas sobre esse novo universo que está sendo descoberto.
Até lá: May the force be with you! =P

Links Recomendados

Descoberta primeira evidência da existência da Energia Escura
Cientistas criam primeira "imagem" da Energia Escura
Supernova Ilumina a Energia Escura




4 comentários:

T disse...

Muito interessante, mas o que irá mudar na nossa concepção de universo se essa teoria se mostrar correta?

Gabriel Martins disse...

São novas descobertas, não disse que mudaria suas perspectivas
É só uma coisa nova, que se pensava estar certa
e pelos fatos parece que está certa mesmo =P
Inclusive perceberam que a teoria da relatividade de Einstein se aplica a energia escura
e dizem que ela representaria a constante cosmológica de einstein
tem bastante coisa nesses links que eu deixei..
falam sobre tudo isso

Rodrigo J. Fonseca disse...

Lembro dos meus tempos de físico....

Anônimo disse...

Já q o Petrinhus pediu, to escrevendo... mas cabe lembrar q eu sou o relativista da turma q ainda não sabe nada de relatividade! Eu tenho me perguntado no q muda e pra q q vão nos servir essas coisas... e meu pai tem me perguntado - o q é pior, pq eu não consigo responder pra ele qual a utilidade do trabalho do filho dele!