segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Acentuação correta para LaTeX

Um Curso de \LaTeX
Este é um dos mais úteis pacotes para nós, que utilizamos acentos. Americanos, por exemplo, apenas digitam o texto normalmente. Mas nós, outros sulamericanos e europeus precisam de acentos. Para tal, a regra geral é bem simples: basta inserir
\*{}

Onde apresentamos o caracter * deve-se colocar o acento desejado. Por exemplo, caráter fica car\´{a}ter.

No entanto, existe uma maneira BEM mais fácil de utilizar os acentos: um pacote que pode ser incluído para tornar a acentuação no texto do arquivo TeX seja compreendida corretamente pelo compilador. Para carregar este pacote, basta adicionar ao preâmbulo de seu arquivo TeX o macro
\usepackage{inputenc}

Relembrando. O preâmbulo é uma porção do arquivo TeX, é tudo aquilo que fica antes da macro
\begin{document}

Usualmente, os pacotes são carregados logo depois da macro
\documentclass


Adicione propriamente o pacote babel com a opção brazil ou portuguese e tudo deverá estar funcionando. Usando o teTeX e o MikTeX nada deve precisar ser instalado. Mas para o caso de acontecer algo, procure nos respectivos repositórios. Por exemplo, no MikTeX basta abrir o MikTeX Package Manager, localizado no Iniciar | Programas | MikTeX | MikTeX Package Manager. Ali, basta selecionar os pacotes necessários baixá-lo.

Notas de rodapé...
Vamos utilizar um programa para colorir a sintaxe dos códigos que apresentarmos aqui a partir do próximo artigo. Provavelmente ainda esta semana teremos as macros apresentadas neste artigo colorida.

Notas da coluna
Esta coluna, Um Curso de \LaTeX, será continuada toda segunda, às 6h, com dicas úteis para os utilizadores. Alguns artigos serão pequenos, como este, mas alguns serão mais longos e mais apresentarão maiores especificações. Ajude-nos a melhorar esta coluna comentando o que você acha que pode ser modificado e sugerindo tópicos.

Obrigado pela visita.




5 comentários: