segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Detalhes na escrita de equações

Um Curso de \LaTeX
Edição n. 8

Ao escrevermos um texto em que grande parte do conteúdo apresenta símbolos e equações, é muito vantajoso utilizarmos LaTeX. Mas para obtermos um resultado bom, precisamos tomar cuidados preciosos para agradar o leitor. Vamos reunir a seguir algumas dicas para os que estão escrevendo seus relatórios, monografias, dissertações, teses, etc.

Já adianto que este post não é continuação do post da semana passada, por causa do feriado. Semana que vem, continuaremos a série Montando um relatório em LaTeX.

Pontuação nas equações

É um costume ruim não pontuar suas equações, assim como uma surpresa sempre que alguém nota isso: equações fazem parte do texto e devem, portanto, seguir a pontuação. Talvez possa haver gramáticas marginais que indiquem a não utilização, mas não apenas grande parte da boa literatura técnica brasileira como a maior parte da literatura extrangeira utiliza pontuação nas equações.

Por exemplo, podemos citar a equação



usando a pontuação para indicar como a continuação liga-se com a linha seguinte. Podemos também simplesmente finalizar com



Assim como qualquer outra expressão linguística, não é obrigatório o uso da pontuação. Se a equação



deixar claro o sentido que ela tem na frase e a continuação não exigir pontuação nenhuma, não coloque.

Note o primeiro dos posts de LaTeX de nossa coluna (clique aqui): nele a única equação já aparece com a pontuação correta.

Inserindo limites em símbolos de soma, integração e afins

Quando queremos inserir um índice a uma letra, usamos o símbolo "_". Por exemplo,



é gerada com a macro \mathcal{A}_{i,\iota,\vec{k}} (obviamente que dentro de um ambiente matemático, como $$). Quando queremos colocar um índice superior, usamos "^". Ou seja,



é gerado com \mathcal{A}^{\sigma,\tau}_{i,\iota,\vec{k}}. Preste atenção: como vetores e letras gregas podem ser inseridas nos índices.

Agora vamos para o caso em que gostaríamos de inserir os limites de integração numa integral,



Ou o mesmo para uma soma. Não é bem aquele resultado que queremos, né? O que realmente gostaríamos de obter seria



não? O caso não desejado é obtido com \sum_{i=0}^k f(x_i), enquanto que o caso desejado (o segundo) é obtido com algo bem similar.

\sum\limits_{i=0}^k f(x_i)

A macro \limits caracteriza essa indicação de limites. Funciona também para a integral

que pode ser obtida com a seguinte macro.

\int\limits_a^b f(x) dx

Esta macro, \limits, também deve ser usada com a macro \lim, que representa um limite,



A seta é daa pela macro \to e o símbolo de infinito, pela macro \infty.

Sugestão de exercícios

Que tal três equações para você tentar escrever em LaTeX? Elas são facinhas e você deve conseguir sem grandes problemas. Caso haja algum, escreva um comentário com sua dúvida.








Nenhum comentário: