domingo, 8 de fevereiro de 2009

Enciclopédia On-Line de Sequências


Se você acha que todo o conhecimento do mundo está armazenado na Wikipédia, não está enganado. Quando se trata de matemática, a Wikipédia é uma mão-na-roda, mas, obviamente, não se aprofunda muito nos assuntos. O site que vou mostrar aqui, é inteiramente dedicado a sequências matemáticas de números inteiros.

The On-Line Encyclopedia of Integer Sequences



The On-Line Encyclopedia of Integer Sequences é mais um site que achei por acaso, navegando pela internet. A proposta da enciclopédia é simples:
The main purpose is to allow mathematicians or other scientists to find out if some sequence that turns up in their research has ever been seen before.
Em tradução livre:
A principal proposta é permitir matemáticos ou outros cientístas a descobrirem se alguma sequência que aparece em sua pesquisa já tenha sido vista antes.
Para ver um exemplo de como é mostrada uma sequência, clique aqui. Como pode perceber, cada sequência recebe um nome, a do exemplo citado é A000037, que são todos os inteiros não-quadrados. Na página de cada sequência, dentre outras coisas, são mostrados:
  • Os primeiros termos da sequência;
  • Alguns comentários;
  • Referências;
  • Exemplos;
  • Fórmula (se existir).
Para um entendimento melhor do formato com que são mostradas as páginas relativas as sequências, clique aqui.

O site é um tanto quanto mal organizado, então antes de começar a se divertir nele, atente para...

Alguns links importantes



  1. Para consultar o FAQ, clique aqui.
  2. Para pesquisar uma sequência, clique aqui. Pesquise pelo nome (exemplo: "primes") ou digite alguns de seus termos. Lembre-se de separá-los por vírgulas.
  3. Dentro da página de uma sequência qualquer, depois de listados seus primeiros tempos, experimento clicar no link escrito graph para visualizá-la num gráfico. Clique aqui para ver um exemplo (números primos).
Bem, não faz sentido eu listar todos os links do site. Você terá que fuçar bastante. Tem até uma página dedicada a quebra-cabeças de sequências.

Fica aqui a dica, até!

Edit:

Adicionada tradução mais-ou-menos livre da proposta do site.





Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente! : ) Acredito que vou usar bastante em minhas pesquisas! :D

Sugestão: traduza a proposta da enciclopédia.