quinta-feira, 26 de março de 2009

Aprendendo matemática e computação com Mangá

É isso mesmo que você leu no título. Digo, a proposta é essa, o problema é saber se funciona mesmo. Quer entender que ideia insana é essa?



Na página http://www.edumanga.me você poderá encontrar uma série de livros chamada Maga Guides. São eles:
Essencialmente, são livros didáticos sobre ciências exatas. Até aí, tudo bem, mas como o nome já sugere, eles são escritos de uma maneira bem inusitada, em formato mangá. Isso mesmo. Pra quem não sabe, mangá são aqueles quadrinhos japoneses que sofreram uma popularização enorme nos últimos anos aqui no Brasil.

A página da editora permite a visualização de um pedaço do livro para vermos como ele é feito: confiram clicando aqui.

Segundo um escritor de um blog americano, os livros estão sempre divididos na forma:

1. Quadrinhos
2. Texto suplementar dos quadrinhos
3. Exercícios
4. Sumário

Legal, mas tudo isso nos remete àquelas questões inevitáveis: dá pra aprender mesmo? Alguém realmente usa isso? Qual é a vantagem em relação a um livro de verdade?

Quanto à primeira pergunta, eu não duvido que dê para aprender. Obviamente, não podemos esperar do livro algo como um Guidorizzi (no caso do Cálculo) em mangá. Isso seria impossível. Mas provavelmente essa série cumpre o que promete: ensinar as matérias (pelo menos o essencial delas) de uma forma menos entediante.

O cerne do problema então, está em responder se isso realmente constitui uma vantagem com relação aos livros-texto tradicionais. E a resposta dessa questão eu deixo com vocês.

Até.





4 comentários:

Garantido - ズ-ム disse...

Hey Tiago, muito interessante a matéria! =)
Ainda viajando pelos links que você passou dá pra se responder a questão do "É possível aprender?", nesse link http://www.scribd.com/doc/13327021/The-Manga-Guide-to-Electricity-excerpt é possível ler inteiramente o da Elétrica, é interessante e divertdo por assim dizer mas digamos, é material para oitava série. ^^

Anônimo disse...

Eu vou ter que esperar o de cálculo pra poder opinar. =P

Juliana. disse...

O de eletricidade muito me interessa.
Ô coisa chata.

Fernzndo disse...

Agora no Brasil: http://novatec.com.br/manga.php