sábado, 21 de março de 2009

Informática

Esses dias, fiquei interessado em um caso que ouvi. Vou contá-lo. Um cara começou a xingar uma usuária de Linux porque ela disse que estava logada em duas contas do msn ao mesmo tempo. E os xingamentos não se restringiram à inteligência dela ou à habilidade com o computador que ela teria, mas à sexualidade e à profissão. Interessante, não?

Por isso, trago o que pode ser uma novidade para algumas pessoas: há inúmeros programas em que você se loga em mais de uma conta do msn ao mesmo tempo. Coisa de Linux? Coisa de nerd? Nem um, nem outro, veja a seguir o porquê.

Uma conta no msn é, atualmente, um e-mail, não mais necessariamente do hotmail, registrado no site do msn que servirá para um usuário como identificação. Atrelado a ele, uma única senha é definida. Cada usuário tem sua conta, embora muitas contas podem pertencer a um único usuário. Mas por que alguém nesse mundão iria precisar de mais de uma conta?! Acho que isso não é da nossa conta. : )

Usando o msn padrão realmente não podemos usar ao mesmo tempo mais de uma conta. No entanto, existe há algum tempo um serviço chamado msn plus. É uma ferramenta interessante, que traz novas funcionalidades ao msn, como por exemplo permitir letras coloridas e fontes diferentes no nick. É um software muitíssimo usado, muitíssimo famoso. Sabe o que é mais interessante? Ele permite conexão simultânea de duas contas do msn. Espantoso, não? =)

Vamos viajar mais longe agora. Windows é apenas um dos milhares de Sistemas Operacionais que existem por ai. Quer exemplo de outro que é tão bom quanto o Windows? Tome o Mandriva ou Slackware como exemplo[1]. Estes são sistemas Linux. Além de gratuitos, são sistemas robustos e apresentam diversas vantagens em relação ao Windows, assim como desvantagens. Existe um sistema que é inclusive comercialmente competitivo com o Windows: o sistmema operacional da Apple, o MAC OS.

Tirando o MAC OS, com o que eu não tive experiência expressiva, vamos aos sistemas Linux. Os mais amigáveis, isto é, aqueles que são mais fáceis de ser utilizados, são os sistemas Debian, Ubuntu, Fedora, Gentoo, Suse, etc. Na maioria expressiva destes, existe um programa que já vem instalado diretamente: pidgin (em outros casos, Kopete ou algum que os valha). Esse software, o pidgin, é um software livre e que apesar de dar alguns problemas é um cliente para icq, aim, bounjour, irc, myspace im, yahoo, zephyr, xmpp, sametime, entre outros. Ah, e também é claro é um cliente para msn.

Ao usá-lo, você define quantas contas você quiser, destes serviços todos. Sabe o que é mais legal? Você não apenas se conecta em duas contas do msn ao mesmo tempo, como diversas contas em diversos serviços diferentes, e da forma como quiser. Você pode inclusive escolher status (livre, ocupado, almoçando) para cada uma das contas independentemente.

Moral da história? Leia este post aqui e use o Google antes de brigar ou ofender alguém. E se você não sabia disso tudo, sinta-se à vontade para fazer seus comentários e experimente estes novos serviços! Satisfação quase garantida! =)

Não sugeri links para nada deste texto para que o leitor interessado Google it. : )

Notas de rodapé

[1] - Na verdade, eu não gosto desses dois sistemas, isso foi uma brincadeira com o Metralha (Panda) e com certeza ele entendeu! : )




6 comentários:

Fabiano Fidêncio disse...

No MacOS tem o Adium, cliente multiprotocolo baseado no conhecido Pidgin (antigo Gaim), que tem tanto para Windows e Linux. :)

Thiago S. Mosqueiro disse...

Pidgin é o centro do meu post na parte de linux, hehehe Valeu pela adição, Panda!

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Sinceramente, já difícil tomar conta de uma conta do MSN, para que duas?
Sei que tem pessoas que tem seus motivos, mas é muito complicado.
Se serve de consolo, quando uso o linux eu uso o aMsn que também permite várias instâncias do programa.

Unknown disse...

Ei... slackware rules!!!!

Enfim, não achei que existissem xiitas no mundo windows como existem no mundo Free Software e Open Source.

(windows não merece ter letra maiúscula no nome)

:)

T disse...

Faz tanto tempo que não uso linux que nem sabia que o Gaim tinha mudado de nome.

Thiago S. Mosqueiro disse...

Hahahahaha Magnata, desculpe pelo negócio do Slackware, ok? Eu não uso, mas respeito muito aqueles que uso, assim como meu quase mentor em linux, o Metralha. : )