segunda-feira, 9 de março de 2009

O que você acha que a macro \Homer faz?

Um Curso de \LaTeX
Edição n. 9

A resposta verdadeira é nada. Mas existe um pacote, chamado simpsons, que permite a utilização de macros como \Homer e \Bart para adicionar uma caricatura dos personagens dos Simpsons. Os desenhos vêm naquele estilo da primeira temporada deles.

A imagem acima é um exemplo da utilização deste pacote (clique para ampliar). O problema é que o pacote simpsons não vem já instalado nas distribuições de LaTeX mais usadas, MikTeX e teTeX (ou LiveTeX). Como fazer então?!

O interessante deste assunto é que, com ele, abordaremos um problema muito comum e chato: como instalar um pacote manualmente, sem poder utilizar o Package Manager do MikTeX ou qualquer outro repositório que já faça isso por você. Separaremos em duas partes: caso MikTeX e caso teTeX, em que já mostraremos para o LiveTeX.

Supomos então que você já tenha um arquivo de estilo, os arquivos com extensão sty, e de classe, que têm extensão cls.

MikTeX

Como este é o compilador mais usado, vamos começar por este, distribuição do Windows. Tendo em mãos os arquivos sty e cls, faça os seguintes passos:
  1. Abra a pasta C:\tex\localtexmf\ numa janela do windows explorer.
  2. Verifique a existência de uma pasta tex dentro da localtexmf. Se não houver, crie uma com o nome tex.
  3. Cheque se existe uma pasta latex na tex (que você pode ter acabado de criar). Se não, crie uma pasta e a chame de latex.
  4. Copie nessa última os arquivos .cls e .sty.
  5. Abra o menu Iniciar e vá em MikTex/MikTeX configuration (ou MikTeX Options).
  6. Na janela que se abrirá, procure pela tábua General. Clique em Refresh now, provavelmente no quadro chamado em File name database.
Agora, o pacote já deve estar funcionando.

teTeX


Esta é a distribuição mais comum para o Linux, muito embora diversas pessoas prefiram instalar o LiveTeX. Abra o terminal e execute

cd /usr/share/texmf-tetex/tex/latex

Copie os arquivos sty para esta pasta usando permissão de superusuário (ou seja, use sudo cp). Depois de copiar todos os arquivos, execute

sudo mktexlsr

Se não houver nenhuma mensagem de erro, tudo correu bem.

Se você usa LiveTeX, a única diferença é que a pasta em que você deve copiar os arquivos é

/usr/share/texmf-texlive/tex/latex


Pacote Simpsons

Quer agora tentar com o pacote simpsons? Baixe ele aqui. Após fazer a instalação deste pacote, utilize, no preâmbulo, a chamada \usepackage, ou seja, use a macro

\usepackage{simpsons}

Lembre-se, obviamente, de não utilizá-lo em exagero: não prejudique seus trabalhos mais sérios; mas saiba adicionar um humor legauss.

Em caso de dúvidas, mail me.
Boa diversão!




2 comentários:

Juliana. disse...

Que coisa divertida!!!
Se eu usasse latex, eu ia muito querer isso. E eu ia MUITO colocar isso no fim de um relatorio!! (de lab de ensino, claro)

Thiago S. Mosqueiro disse...

: ) Essa capa foi a apresentação final da iniciação...