quarta-feira, 18 de março de 2009

Quantos R's são mesmo?!


Os 3 R's já são famosos. Reduzir, reutilizar, reciclar. Nessa ordem.
O que pouca gente sabe é que na verdade há mais 2 integrantes nessa lista. São a recuperação e a compostagem. Mas você a diferença entre eles? Ou pra você usar a garrafa de refrigerante pra guardar sabão em pó é reciclagem?


Reduzir


Não há mistério com relação a essa. Reduzir o consumo para reduzir a geração de lixo. É o que promove o uso de sacolas de compras reutilizáveis em vez das sacolinhas plásticas e a compra de produtos a granel em vez daquelas encaixotadinhas com 300 camadas de plásticos e papéis pra guardar o produto, por exemplo.

Reutilizar


Reutilizar significa utilizar um resíduo (lixo) para outro fim que não aquele para o qual ele foi gerado. Então, quando você vê a propaganda da Tetra Pak na TV, dizendo que depois que você joga sua caixinha de leite no lixo, ela é reciclada e vira brinquedos, telhado e várias outras coisas, é mentira. Isso é reutilizar, e não reciclar. Quando você usa a sacolinha plástica pra colocar lixo, mesmo que infeliz, isso é uma reutilização.

Reciclar


Como o próprio nome diz, reciclar significa reintroduzir o resíduo no seu próprio ciclo, como parte da matéria prima. O famoso exemplo das garrafas PET: quando elas vão para a reciclagem, são usadas como matéria prima para se fazer novas garrafas PET. A reciclagem, apesar de benéfica, também consome dinheiro e um bem muito precioso: água. Por isso, o princípio dos R's começa na redução, que deve ser a prioridade.

Recuperar


Muitos resíduos tem sua energia aproveitada através da incineração. Na incineração, os resíduos sofrem decomposição térmica, em fornos que vão a temperaturas da ordem dos 1000 °C. O ideal é incinerar resíduos que possuam alto poder calorífico, ou seja, que o calor gerado pela sua queima seja alto o suficiente para manter as chamas acesas com pouco uso de combustível adicional. Geralmente há uma grande redução no volume dos resíduos por esse método. E a energia gerada pela queima pode ser aproveitada em outras áreas da indústria.
O processo de incineração é bastante caro. Por isso há poucos incineradores industriais no Brasil, e as empresas que tem um ganham uma nota preta em cima disso.

Compostar


A compostagem é uma técnica milenar, praticada pelos chineses há mais de 5 mil anos.
É um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material que se chama composto, que pode ser utilizado como adubo. No bom português, você mistura esterco, folhas, resto de comida e qualquer outra coisa orgânica que você achar pela frente, espera um tempo e o que você tem é um adubo orgânico de primeira, que não prejudica o solo e não compromete sua qualidade, como os NPK's[1].

Amidala moderninha


Conhece a Natalie Portman? É uma atriz israelense, conhecida por ter interpretado a Padmé Amidala na saga Star Wars[2].
A Natalie Portman, quando era criança, fez parte de um grupo chamado World Patrol Kids.
Vou poupar palavras. Vejam que coisa estranha original.


Notas

[1] Fertilizantes químicos à base de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K), que são macronutrientes das plantas.
[2] Natalie nasceu em Jerusalém, e segundo a Wikipedia, é vegetariana (êêê!) e formada em psicologia pela Universidade Harvard.

Conheçam!
A EPA (Environmental Protection Agency), a agência de proteção ambiental dos Estados Unidos, tem uma seção do site dedicada aos 3 R's. O endereço é: http://www.epa.gov/epawaste/conserve/rrr/index.htm

O site da USP tem uma parte sobre coleta seletiva, e fuçando lá dá pra achar muita coisa legal: http://www.ib.usp.br/coletaseletiva/

Se você curtiu a idéia da compostagem, mas mora em apartamento, isso não é mais desculpa. Clique aqui e descubra porque!






2 comentários:

Anônimo disse...

As crianças parecem que saíram do Fantasma Escritor.

NA USP aqui em São Carlos fizeram uma piscina de garrafas PET no ICMC. As pessoas jogam lixo no chão então eles deram um chão para isso.

T disse...

O LeGauss também é ecologicamente correto!