sábado, 21 de março de 2009

Review - Battlefield 2

Eu sei que o jogo é um "pouco" antigo mas ainda vale a pena falar dele, afinal de contas essa semana fui finalmente consegui minha licença para jogar o closed-beta do Battlefield Heroes, novo jogo da franquia Battlefield (BF deste ponto em diante) que será jogado via browser e queria prestar uma homenagem ao mesmo.

O BF2 chegou de uma forma inusitada na minha casa, eu comprei pelo eBay o Battlefield 2 Deluxe, que inclui o jogos original mais a expansão Special Forces e os dois Booter Packs: Armaored Fury e EuroForce. A caixa do DVD (sim vem tudo em um DVD9, vulgo duas camadas) não chegou dentro de uma envelope ou caixa com jornal velho e sim num pedaço de pano de algodão costurado!

Entre em contato com o vendedor, que é da Índia, ele me disse que esqueceu de me avisar (comprei outros jogos dele e ele avisa por um e-mail automático, por algum motivo não chegou pra mim na 1ª vez) que para poupar as árvores (!!!) que iriam mandar em um pedaço de tecido (em inglês cloth).

O jogo chegou inteiro, sem um arranhão sequer, mas infelizmente não tenho mais a caixa para tirar uma foto, meu cachorro resolveu "brincar" com a embalagem! Observei uma coisa na embalagem que me deixou um pouco preocupado. Está escrito versão da Índia, NÃO pode ser comercializado na América do Norte/Sul, Europa e Japão. Mas vi que tinha o serial no manual, se quisesse até pegaria o jogos por torrent, afinal de contas eu paguei e tenho um serial original não!

Jogo instalado, em inglês, e vamos para a mini análise finalmente (aleluia!).

O esquema é o mesmo do BF1942, capturar pontos específicos no mapa cercando o inimigo até o ponto de eles não terem mais spawn points (lugar para renascer) acabando com seus tickets, este é perdido quando alguém do time morre ou quando o inimigo tem mais pontos que você.

No BF1942 existiam 4 classes para escolher, mas no BF2 são 7: Spec-Ops, Sniper (antigo Scout), Assault, Support, Medic, Anti-Tank e Engineer. A antiga classe do BF1942 do engenheiro de repartiu em engineer e support. Não estou traduzindo os nomes de propósito!

Um dos maiores impactos do BF2 em relação ao BF1942 é a necessidade das classes medic e support, pois não existem mais caixas/armários para repor energia e munição. Ambas as classes podem simplesmente equipar a mala de energia/munição e repor para algum outro soldado ou simplesmente jogar algumas malas ao redor da fase para repor temporariamente o necessário para os outros.

Outro impacto também vindo da classe dos médicos é a possibilidade de reviver os outros. Ele simplesmente chegar perto com seu desfibrilador, dá o choque e pronto, soldado novo em folha. O que me incomoda disso é o seguinte, um soldado é explodido ou leva uma bala na cabeça, você dá um choque nele e ele volta a viver?!

Bom, para resumir as outras classes. Spec-ops foi destinado a ações silenciosas e destruição das estruturas inimigas (explicarei depois). Engineer faz o reparo de veículos e coloca minas anti-taques. Assault é sua típica classe "vai-pra-cima-e-atira-em-todo-mundo", vulgo VPCEAETM. Sniper capaz de matar os outros a distâncias enormes, mas ficou MUITO mais difícil de matar alguém no BF2 com eles, é a classe menos utilizada na internet. E por fim o anti-tank que, como próprio nome diz, possui uma arma anti-tanque (bazuca), mas no BF2 deram uma arma secundária para ele, uma sub-metralhadora, é ruim mas melhor que somente a pistola do BF1942.

Uma novidade também em relação a série é a criação de Squads (Esquadrões), jogadores se reúnem em sub-grupos de até 6, podendo utilizar de conversa por voz (VOIP) entre si para ajudar um ao outro melhor. E também existe o líder, este á capaz de se comunicar com o comandante (explicarei depois junto com as estruturas) e os outros membros do squad podem utilizar o líder, se estiver vivo, como um spawn point ambulante, fazendo com que os combates sejam mais duradores.

O comandante é um soldado qualquer que ganha um laptop especial, com este ele é capaz de ver o mapa todo, mandar ordens para os líderes de squads (podendo ou não serem obedecidas por estes) e podendo enviar artilharia pesada em qualquer ponto do mapa, veículo e suprimentos via pára-quedas, estes três podem ser solicitados pelos líderes de squads. Ele também pode mandar um UAV (Unmanned Aerial Vehicle), este, como o nome diz, é um veículo aéreo sem-tripulantes, capaz de revelar qualquer inimigo no radar para todos os jogadores do time por um certo tempo ou até o inimigo destruir o UAV. O comandante também pode revelar as unidades manualmente com um zoom no mapa através do laptop e selecionando as unidades inimigas (desde que não estejam dentro de estruturas ou árvores) e utilizar do Scan, revelando todos por alguns segundos.

Mas para todas essas funções do comandante funcionar, o time deve proteger as estruturas que ficam na sua base: artilharias, radar e centro de comando. Caso alguma delas seja destruída, o comandante perderá a função correspondente de utilizar no laptop.

De resto o jogo é o mesmo de BF1942, capture os pontos e avançar. Sei que essa mini-análise foi grande, mas não falei tudo o que queria ainda.

Infelizmente não posso dar uma Legauss Ouro para esse jogo por causa da imperfeição humana no modo multiplayer online que poderia ser corrigida pela EA e DICE. De resto o jogo é muito bom.









Nenhum comentário: