sábado, 18 de abril de 2009

Você é usuário Maple e se sente só?...

Então seus problemas acabaram: se você utiliza software Maple e seus colegas não utiliam, existe um software que você pode distribuir para eles conseguirem ler seu trabalho. Este software, que é gratuito para fins não comerciais, chama-se Maple Reader e está em sua versão 7.12, muito elogiada na internet.




O caso é que o fato de o Maple ser um software caro faz com que muitos prefiram outras saídas para seus trabalhos [1]. Eu, que uso Maple desde meu segundo ano de graduação, encontro poucos colegas que usam Maple frequentemente. Depois de ter alguma experiência, é possível resolver exercícios inteiros usando o Maple! [2]

Em um trabalho colaborativo, ferramentas que todos possam usar são sempre opções bem vindas. No caso de LaTeX, é possível usar o Kile em sistemas Unix e salvar com um padrão que o Windows lê perfeitamente. Da mesma forma, trabalhar colaborativamente com pessoas que usam Scientific WorkPlace ou Mathematica não podem ser atrazados pelas preferências dos componentes. Por isso programas desse tipo são muitíssimo bem vindos.

Notas:

[1] Ok, talvez nem sempre o preço seja o motivo para isso...
[2] Se você estiver pensando em fazer isso, comece com disciplinas que os exercícios sejam fáceis e que não tenham prazos curtos para entregá-las.




Nenhum comentário: