domingo, 24 de maio de 2009

Warzone 2100


Fans de RTS (Real-Time Strategy - Estratégia em Tempo-Real), venho dar as boas vindas a este incrível jogo de um futuro pós-apocalipse (sim eu sei que tem vários), onde quem cria as unidades é VOCÊ!


Warzone 2100 é baseado em um simples sistema de criação de unidade, você escolhe o "corpo" do tanque (em WZ 2100 só existem tanques e cyborgs), tipo de locomoção (esteira, pneus e aéreo - sim tanque-aéreo pensei muito antes de escrever isso) e sua arma. Você deve fazer isso para cada nova arma que estiver disponível, através de pesquisa, e aniquilar seus inimigos.



WZ 2100 tem a seguinte história: não tem!

WZ 2100 até tenta dar uma história para você no manual, mas ela é tão mal contada que prefiro nem pensar nisso, apenas pense em construir e destruir.

O jogo utiliza uma engine 3D muito boa (o jogo foi originalmente lançado em 2001), não tem slowdowns (não no meu PC) e facilmente suporta diversas unidades na tela, bombas voando para todos os lados, lança-chamas fervendo todos e canhões destruindo uns aos outros.



Realmente não tenho muito a falar sobre o jogo no quesito jogabilidade, já que é você que faz ela, mas algo que realmente decepciona são os menus, tanto do jogo como nas opções. O jogo não dá informações para você do que acontece e como acontece, você simplesmente tem que descobrir.

No modo campanha, o jogo começa em um mapa pequeno e uma base simples é entregue a você. Conforme você vai fazendo as missões, este mesmo mapa vai crescendo até chegar o ponto que nem no mini-mapa você consegue enchergar o mapa todo (este acontece no multiplayer também). As vezes você está atacando alguém e nem quem pois este não aparece na sua tela e está a uma distância quilométrica de você.

Um outro ponto interessante deste jogo é o sistema de pesquisa. Após você pesquisar uma arma, você pode fazer melhorias nela tanto na pontaria, danos e recarregamento dela e cada um desses podem ser melhorados de 3 a 4 vezes cada, logo para cada armas podem existir mais de 10 melhorias. Além disso grande parte delas podem ser pesquisadas para se tornarem uma torre de defesa para você. Somente depois de tudo isso que geralmente você consegue uma arma melhor ainda do que você estava. Isto nos leva a um ponto que pode desinteressar alguns jogadores, a quantidade de atualizações.

Eu, neste exato momento, estou jogando contra o computador, já fazem mais de 5 horas que estou jogando (já ganhei o jogo faz tempo) e ainda não terminei de fazer todas as atualizações disponíveis (devem faltar umas 4 ou 5 atualizações da última arma). Sim isto é muito tempo e como notaram e nem cheguei perto de utitilizar diversas armas muito interessantes graças a esse tempo todo.



Resumindo, Warzone 2100 possui um incrível engine 3D, muito raro em RTS para sua época, garante uma jogabilidade alta para quem gostar de RTS com muita ação e o multiplayer, tanto contra o computador quanto online é ótimo. O jogo, que hoje é gratuíto, possui editor de mapas.

Alguns anos atrás o desenvolvedor do jogo não se interessou mais pelo jogo, na verdade faliram, e liberaram o código fonte do jogo. Uma comunidade resolveu seguir o caminho e até hoje continua lançando atualizações para este jogo que está disponível de graça. Ele é bem pequeno, apenas 41MB sem vídeos e vale a pena a todos pegarem para testar o jogo.

Se alguém quiser jogar comigo (já aviso que não sou muito bom) manda um recado pra mim e a gente se encontra pra jogar. Lembrando que estou quase sempre no Steam (nick: rafcor) e se você não me avisar antes eu não te adiciono em minha lista de amigos.

Site do jogo para download oficial: http://wz2100.net/




8 comentários:

Rodrigo J. Fonseca disse...

Ótimo jogo. Ler este post chega ser até nostálgico.

Joel Mendes disse...

gostaria de dica desse jogo,meu msn e:
iokoduduca@hotmail.com

Anônimo disse...

Oi amigo , gostaria de saber como consegir o editor de mapas ... jogo a um tempo e sou cheio de estrelas mas ainda não consegui achar os editor , se alguém puder me ajudar meu email é betofreitas2010@hotmail.com

abraço

Unknown disse...

eu nao acho o email desse cara pra gente joga online se auguem puder me ajudar e so postar aqui

Anônimo disse...

Cara eu jogo WZ a tempos e sou fanatico pela flexibilidade do game pois não a uma hitória monótona, você fas o que quiser com as unidades que quiser, na minha opinião prefiro o Piton tamque canhão pesado, éeeeee.

Anônimo disse...

quem quiser jogar comigo, num sou muito bom, eu estou tentando calcular o jeito melhor de pesquisa para mim usar, meu email:nickmafra@hotmail.com

koreano disse...

Ola galera, queria saber de vcs se alguem sabe como usar os silos de misseis, ja construi de tudo para tentar usa-los e nada, ajuda ai...
meu e-mail: wil-acdc@hotmail.com

obs, nao é hunderline, é sinal de menos mesmo!

Anônimo disse...

ai quero jogar com vc
meu E-MAIL e
gustavosb22@hotmail.com
meu nick e
Gustavo [BRA]