sábado, 9 de janeiro de 2010

Ajudem um Editor - Linux Light

Este vai ser um post diferente, preciso ajuda tanto dos leitores como de outros editores do Legauss.

Seguinte, tenho um PC aqui em casa bem antigo, um Pentium 3 (500MHz), com 1GB de RAM e 80GB de HD, o problema é, está com o Windows 2000, eu tinha colocado a um tempo mais por segurança, mas atualmente está muito 'pesado', lento, devagar, quase voltando para trás.

O que me venho em mente é o seguinte, como ele só é utilizado para navegar na internet e editar textos, eu queria colocar um distribuição do Linux bem simples, mas simples mesmo, só com Firefox e OpenOffice.

Qual o problema agora?
Simples, eu sou um completo novato em Linux, sei nada sobre ele, literalmente nada (mentira pois já mexi um pouquinho com o Ubuntu), então preciso de uma ajuda, quero colocar um Linux 'Light' nesse PC, mas quero saber qual, como e se tem suporte ainda, pois já vi algumas distribuições leves que nem se quer existe mais o site.

Agradeço à todos que puderem colaborar.




4 comentários:

T disse...

Existem distribuições MUITO leves, mas nem todas são boas. Como eu prefiro Debian (o Ubuntu é baseado em Debian), dispensaria algum tempo instalando o Debian "puro" e depois só instalaria o necessário.

Tem o Xubuntu também, que é quase igual ao Ubuntu mas usa uma interface chamada XFCE que é mais leve.

Existem formas de conseguir fazer o Linux rodar mais leve do que se imagina, mas eu não me atrevo a fazer esse tipo de coisa, por exemplo: compilar o Kernel (É EXTREMAMENTE ENTEDIANTE e difícil).

Bem, espere alguém com mais conhecimento de Linux comentar aqui, eu sou n00b também.

Rafael "rafcor" Corradi disse...

Me falaram pra usar também o OpenSUSE......
fiquei sem resposta, desconheço também!

T disse...

É bom, mas acho que não é muito leve.

Rodrigo J. Fonseca disse...

Para um novato, a melhor distribuição é a Ubuntu mesmo. Mesmo as variantes de Ubuntu, como Xubuntu, ou Kubuntu não tem um suporte tão bom.
Debian também não dá um suporte muito bom para novatos, mas ainda assim é uma distribuição bem simples e fácil de instalar e manter.
Voltanto ao Ubuntu:
""" Ubuntu is available for PC, 64-Bit PC and Intel-based Mac architectures. At least 256 MB of RAM is required to run the alternate install CD (384MB of RAM is required to use the live CD based installer). Install requires at least 4 GB of disk space. """
Talvez o processador deixe as cosias um pouco mais lentas, mas ainda assim será mais rápido que o windows.
Vc pode baixar o ubuntu ou pedir um cd gratuitamente na sua casa: http://www.ubuntu.com/getubuntu
Divirta-se.