domingo, 21 de março de 2010

Backups Online - Xmarks, Dropbox e Digsby

Você:
  • Usa dois ou mais computadores em locais diferentes;
  • Tem um computador com dual boot;
  • Simplesmente gostaria de manter um backup simples, automático e online.

Então esse post é para você. Vou falar de duas ferramentas que vão facilitar a sua vida: o Xmarks, que sincroniza informações do seu navegador de internet e o Dropbox, que sincroniza seus arquivos. Ambos gratuitos.


Xmarks

 


O Xmarks é um plugin para Firefox, Chrome, Safari e IE (sim, só coloquei o link para o Firefox porque ele ainda é o melhor navegador de todos). Ele permite que você sincronize seus favoritos e, opcionalmente, suas senhas salvas pelo navegador. Essas informações ficam saltas no servidor da Xmarks e, assim que você reconectar na internet de algum outro navegador que tenha o Xmarks instalado, basta logar que ele irá sincronizar com as informações no servidor.
Esse plugin roda em linux ou windows. Eu uso para manter meus 2 firefox (o que tenho instalado no windows e no linux) sincronizados. Também me foi muito útil quando tive que reformatar minha máquina. Não precisei fazer backup dos meu favoritos (que é bem gtrande) nem de minhas senhas salvas. Após instalar o Xmarks e fazer o login, eu continuei usando o firefox normalemnte.
Você também pode acessar seus favoritos via site e ter acesso a eles de qualquer computador que estiver. Muito útil quando se está em um computador público.

Dropbox

 


O Dropbox é uma ferramenta para backup, sincronização e/ou compartilhamento de arquivos. Ele possui um aplicativo que você pode baixar e intalar no seu Linux/Windows/Mac/iPhone e este aplicativo cria uma pasta na qual tudo que estiver dentro dela será salvo em um servidor.
O interessante é que isso é completamente transparente, ou seja, você usa seus arquivos como normalmente faria, por exemplo editanto um texto no BrOffice, e sempre quando você salvar o arquivo, a nova cópia será enviada para o servidor.
O inverso também é verdadeiro, sempre que um arquivo for atualizado no servidor, e a sua cópia desse arquivo não for a mais recente, ele baixa a mais recente. Isso ocorreria, por exemplo, se você, enquanto usando seu notebook, editasse um documento dentro da pasta do Dropbox, então, chegando em casa, você tentaria abrir esse documento a partir do seu computador. Assim que você ligar o seu computador, o aplicativo do Dropbox vai verificar se você tem os arquivos mais recentes, senão atualizará seus documentos para você.
Esses arquivos também ficam disponíveis via internet, podendo ser acessada de qualquer computador, mediante login, claro. Isso é muito útil para garantir que você sempre terá em mão seus arquivos mais importantes e atualziados. Eu uso para colocar meus trabalhos de faculdade, currículo, livros e algumas fotos de wallpaper e avatares. Eu edito meus arquivos tanto no notebook quanto pelo pc e tanto pelo windows quanto pelo Linux. E quanto preciso imprimir algum deles na faculdade, simplesmente entro no site, baixo para o pc da faculdade e imprimo.
Você também pode criar pastas compartilhadas com pessoas específicas, por exemplo, um grupo de trabalho, ou amigos, ou etc. Ou também pode tornar pastas públicas.
Existem muitas ferramentas parecidas, algumas pagas outras não. O Ubuntu, desde a última versão já tem um serviço desses embutido. Infelizmente é apenas para Ubuntu, não é tão flexível quanto o Dropbox.

Digsby

 


O Digsby é um programa de mensagens instantâneas que agrega os principais protocolos existentes: gtalk, msn, facebook, yahoo, ICQ, entre vários outros. Além disso, ele também possui funcionalidades de notificações de recebimento de emails (esse programa te avisa se você receber um email) e também funções de sites de relacionamentos (ele posta e recebe mensagens do facebook e twitter, por exemplo).
Agora, por que que eu estou falando desse programa? Porque, assim como os anteriores, ele salva suas configurações em um servidor. Você cria uma conta no Digsby, e ao logar com a sua conta no programa ele te da acesso aos serviços que você cadastrou anteriormente, mesmo que em outro computador.
Esse programa é bem novo, e, infelizmente, só existe uma versão para Windows. Mas eles estão prometendo uam versão para Linux e Mac.
Eu gostei muito da interface e dos recursos do Digsby vale a pena entrar no site oficial e dar uma olhada.
O que achei mais interessante é que a conversa por voz e vídeo não depende de nenhuma conta em especial. Ele utiliza um programinha em flash, assim não é necessário que a outra pessoa esteja logada com o mesmo tipo de protocolo que você (por exemplo gtalk ou msn).

Conclusão


Não há muito o que dizer, esses são ótimos programas com quem tenho me dado muito bem. Backups automáticos são muito úteis quando um pendrive queima/falha/corrompe, ou quando precisamos daquela cosia que ficou no pc em casa. O fato de ser automático, além de poupar trabalho, também permite que você tenha acesso a arquivos mais recentes do que se você fizesse um backup manualmente toda semana, por exemplo.
Outro fator muito importante é sincronzação e portabilidade. É ter acesso aos seus arquivos mais recentes onde quer que você esteja.




9 comentários:

Gabriel Martins disse...

O dropbox realmente é útil, mas por enquanto o gmail supre minhas necessidades de arquivos online, se bem que ele tem essa característica de atualizar seu computador automaticamente etc, o que é bem legal.

Não conhecia os outros dois programas vou dar uma olhada.

Marcelo Rocha disse...

Olá amigos do Le Gauss ! Sou aluno do curso: Licenciatura em Física, à distância, da UFRJ e descobri o blog de vcs esta semana. Quero dizer que fiquei fã do blog, e esse dropbox é muito maneiro, já estou usando ! Um abração !

T disse...

Opa! Valeu. Ficamos felizes em saber que existem pessoas prestigiando nosso blog. :)

Flavio disse...

Também cheguei aqui procurando informações sobre o Dropbox. Já estou usando e gostando.
Tenho uma dúvida, se puderem me responder:

Tenho um arquivo.xls no Desktop em C:\My Dropbox

ele está sincronizado e existe este mesmo arquivo no Notebook em C:\My Dropbox

Este arquivo.xls é aberto automaticamente no Desktop (por uma macro). Fica aberto durante o dia e é eventualmente atualizado com alguns dados da internet.

Se eu abrir este arquivo.xls no notebook e modificá-lo, por exemplo às 14H (quando lá no desktop ele estará aberto e rodando também).

Se eu fechá-lo às 14:30 no notebook salvando as modificações.
E se ele for fechado lá no desktop às 17H com (outras) modificações.
O que vai acontecer ?

Qual versão que será sincronizada neste caso (em que tanto no desktop quanto no notebook houve alterações diferentes).

Obrigado se puderem ajudar.

Flávio

Thiago S. Mosqueiro disse...

Li em algum lugar q o dropbox faz a sincronia correta já por default. Vou testar hoje a noite isso nums arquivos meus e posto o resultado logo mais, ok?

Anônimo disse...

Mas o problema é saber o que ele considera correto neste caso...

Uma outra situação (bem parecida).

Eu abro um arquivo no notebook sem conectar a internet
edito ele e salvo arquivo.xls às 14H

Eu abro o arquivo.xls no desktop às 15H e o edito também (com coisas diferentes)

Qual arquivo ele vai manter no servidor e nos dois computadores quando eu conectar o notebook à internet?

E muito obrigado pelo seu tempo e, se puder, poste como foi o teste e o que ocorreu com o teste que vc vai fazer.

Flávio

Thiago S. Mosqueiro disse...

Esse (segundo) caso é simples: ele mantêm os dois, mas com nomes diferentes. Ele põe no nome os horários em que foram alterados. Mas isso eu também li, nunca testei porque o uso mais como um pen drive. Vou fazer os dois testes e posto o resultado.

Abraços.

Thiago S. Mosqueiro disse...

Flávio, acabei de testar. Eu vou criar outro post com screenshots sobre, mas em resumo: se dois computadores editarem simultaneamente, ao salvar e fechar o arquivo, o drop diz que ocorreu um erro de sincronia. Logo após, ele cria na pasta um arquivo com a data e hora em que o arquivo foi fechado.

Eu criei um arquivo chamado sincronia.doc. Minha namorada abriu no pc dela, numa pasta compartilhada nossa. Ao alterar e salvar, ele criou o arquivo "sincronia (Jaqueline Brito's conflicted copy 2010-05-11).doc", entendeu?

De qualquer forma, farei testes mais malucos e postarei os resultados.

Abraços a todos.

Anônimo disse...

Entendi. De todo modo é bom que não perde nenhuma das versões, então.
Obrigado!
Flávio