quinta-feira, 18 de março de 2010

E se você tivesse um programa que juntasse/separasse PDFs?

Há algumas semanas, o Tiago (com h cortado do nome) sugeriu a implementação de um pequeno software que fosse que capaz de separar partes de um arquivo PDF em pequenos arquivos PDFs. Desenrolamos melhor a idéia e eu desenvolvi nos últimos dias um pequeno programinha em Python que realiza algumas tarefas relacionadas ao tratamento de documentos em pdf. Faltam poucos detalhes, entre eles o nome.

O programa é pequeno e leve, e necessita do ghost view (usualmente, vem instalado). Naturalmente, estamos falando de um software que roda em Linux. Atualmente, ele separa partes do PDF e une diferentes arquivos PDFs em um só. Isso é razoavelmente útil, principalmente porque é chato ter que ficar usando sempre o terminal gs. Vou expandi-lo em breve para fazer algumas outras tarefas, que ficam, por hora, em segredo.

O motivo maior desse é o nome do programa. Naturalmente, vou soltá-lo sob alguma lincença de free software (não sei ainda qual), e provavelmente no Google Codes. Como vou continuar indefinidamente a desenvolvê-lo, isso será muito bom. Agora fica com vocês: comentem com nomes que vocês acham que ficaria bom. Até semana que vem, terei o código no Google Codes e, para isso, deverei ter o nome: analisarei proposta por proposta e escolherei a melhor.

A única idéia que tive até agora é PyDFTools. Conto com a participação de vocês! : ) Divulguem!




3 comentários:

T disse...

Gostei de PyDFTools. Algo mais macabro seria Jack- The PDF Ripper, haha.

Obs.: Esse negócio de h cortado é coisa de físico.

Gabriel Martins disse...

"Obs.: Esse negócio de h cortado é coisa de físico."

Huahuah boa =P

Gostei de PyDF tools também

Eduardo Colabardini disse...

Que tal? http://www.pdflabs.com/tools/pdftk-the-pdf-toolkit/