quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Programas alternativos

Muitas vezes queremos usar um programa mas ele não funciona em nosso computador. Motivos para isso não faltam. Pode ser por não ter uma versão do programa para o seu sistema operacional, por seu computador não ter os requisitos mínimos para usá-lo, as funcionalidades que você precisa podem só estar disponíveis na versão paga, etc. Há muitos motivos, e onde encontramos uma lista de programas alternativos para a mesma funcionalidade?






Já faz algum tempo que tenho problemas com isso e tinha que ficar varrendo muitos sites e fóruns para montar uma lista e testar um por um. Bem, a parte do testar um por um eu não vou ajudar a resolver aqui, mas a parte das buscas sim. Encontrei um site chamado alternativeTo. Você procura por um programa nele e ele te devolve uma lista de programas similares, os quais apresentam um ranking de quantos usuários gostaram do programa.

Por exemplo, ao fazer uma busca por "photoshop" ele retorna uma lista com programas como Gimp, Photoscape, Paint.NET, Pinta, Krita, Adobe PaintShop, etc.



Outro site do gênero é o osalt, mas o enfoque dele é dar alternativas de código fonte aberto para programas que teríamos que pagar caro, mesmo que seja para usufruir de uma ou duas pequenas funcionalidades. 



Wakoopa é diferente dos outros dois. Ele é uma comunidade onde as pessoas compartilham quais são seus programas favoritos. Você pode ver quais são os programas mais populares e receber sugestões de programas que podem ser úteis para você. Porém, para sugestões personalizadas, você tem que se cadastrar e criar um perfil. Basicamente, ele funciona como o Last.fm, mas para programas.



O LinuxAppFinder serve para buscar por alternativas de programas do Windows ou Mac para Linux. É um site excelente caso você seja iniciante no Linux e ainda esteja perdido em meio a tantos programas estranhos e com nomes que não te dizem muita coisa.


E tem o makeuseof. Ele lista alternativas de programas e também é um blog sobre computação com artigos muito interessantes. Vale a pena dar uma olhada.


Ah sim! Todas esses sites são em inglês.
Espero que sejam úteis para vocês. ;)



Fontes:





Nenhum comentário: