quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Steam no Linux

O Steam é uma central de distribuição digital de jogos com milhões de usuários ativos no mundo todo. Lançado em 2003, ganhou popularidade e infraestrutura ao longo dos anos, e hoje recebe mais de dois milhões de acessos diários. Com ele, você tem à mão um serviço sem restrições para compra/aquisição de jogos, bastando ter um cartão de crédito internacional para usufruir de seus benefícios.

Um dos maiores atrativos do Steam é o barateamento de jogos. Um jogo que em uma loja você pagaria, por exemplo, R$100,00, no Steam é possível comprá-lo, em alguns casos, por menos de um quinto do preço da loja. Ou seja, menos de R$20,00 e com a vantagem do jogo ficar armazenado na nuvem do Steam: você pode baixá-lo e instalá-lo em qualquer máquina usando o seu login do Steam.

O Steam realiza muitas promoções que reduzem ainda mais o preço dos jogos. Além disso, também há os pacotes em que você compra o jogo e pode enviar algumas cópias de presente para seus amigos. Sem contar os brindes, como ao comprar um jogo ganhar outro.

Outra grande utilidade dele são os demos. Você pode baixar e testar o jogo em versão demo antes de comprá-lo. O que não é muito frequente em lojas.

Bem, o único problema é que o Steam foi feito para Windows e roda também em Mac. Porém, não há uma versão dele para o Linux, ainda.


Confirmado para o fim deste ano

A Valve confirmou oficialmente ter montado uma equipe para portar o Steam e o engine Source para o Linux. O esperado é ter uma primeira versão no fim do ano.


Se quiser acompanhar o desenvolvimento, foi criado um blog pela equipe Valve Linux que anuncia todas as informações a respeito do andamento do projeto. Por lá, podemos constatar que inicialmente será dado foco para o Ubuntu 12.04 para acelerar o desenvolvimento. E que o primeiro jogo a ser lançado será o Left 4 Dead 2.



Numa entrevista recente com a Allthings Digital Gabe Newell, o co-fundador e diretor executivo da Valve, confirmou o compromisso da companhia em trazer o Steam para o Linux.
A ação é baseada no fato de que empresas como a Valve dependem da abertura das plataformas dos PCs e a tendência da Apple e Microsoft é justamente o oposto: fechar seus sistemas operacionais para excluir a concorrência de softwares e jogos.

Newell também acredita que um dos fatores chave que impedem o Linux de ser popularizado em máquinas domésticas é a pequena seleção de jogos e a falta de suporte para jogos populares em relação ao Windows. Seu plano é mudar isso.

Outros desenvolvedores de jogos estão seguindo essa tendência. Como mostrado no shacknews, Croteam está trabalhando numa versão Linux de Serious Sam 3, tanto para o Steam quanto independente.

Vamos torcer para que tudo corra bem. Pois, pelo menos para mim, esse será um grande passo para a eliminação da partição NTFS do meu computador, sei que vocês entendem o que quero dizer.


Até a próxima!


Fontes:




Nenhum comentário: