quinta-feira, 18 de abril de 2013

Gerenciador de contas inativas

Vamos falar de algo sério agora. O que acontece com a sua vida online quando você abandona uma conta? Talvez porque você tenha se cansado, esquecido ou mesmo morrido.

Pensando nisso, a Google disponibilizou um serviço (já faz um tempinho, eu sou lento para escrever posts) que permite você dizer o que fazer com a sua conta caso você nunca mais entre nela.

Primeiro você cadastra o seu celular (vai que você está vivo) para que o sistema te avise com um mês de antecedência que a sua conta será cancelada.

Então você define o período durante o qual não houve nenhum acesso a sua conta e ela pode ser considerada inativa. Esse período vai de três meses a um ano.

Depois você pode definir uma resposta automática para os emails que chegarem para essa conta e, o mais importante, pode escrever emails a pessoas de confiança que serão enviados quando a conta se tornar inativa. Além desse email você também pode compartilhar alguns dados da sua conta do Google (quase como um testamento).

Por fim, ao invés de disponibilizar os seus dados à pessoas de confiança, você pode escolher simplesmente apagar toda a sua conta, isso inclui email, youtube, blogger, enfim, todos os serviços do Google que você utiliza.

Por que acredito que isso seja importante? Bom, para começar, você para quem não sabe que a sua conta não é mais utilizada, continuaria te enviando emails e te xingando por nunca responder. Você continuaria aparecendo nas redes sociais e em resultados de busca. Alguém mal intencionado poderia se apoderar da sua conta, roubar seus dados, e/ou se passar por você.

Sua vida na internet é tão importante quando a sua vida no mundo real e deve-se cuidar dela tão bem quanto.




Nenhum comentário: