segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Biografias de Bolso: Johann Carl Friedrich Gauss

Olá pessoalzinho legauss =P

Venho com esse post inciar uma sessão nova do blog, as biografias de bolso
Serão posts que trarão de forma resumida a vida e as contribuições para a ciência de alguns estudiosos importantes na história da matemática, física, computação, etc...

Nesse post falarei sobre o Gauss
Um matemático que eu admiro muito e teve uma influência óbvia no nome do nosso blog =P
Espero que gostem!



Introdução

Johann Carl Friedrich Gauss (Johann Carl Friedrich Gauß, no original alemão[1]) (30 de Abril de 1777 – 23 de Fevereiro de 1855)foi um matemático e cientista alemão que contribuiu de forma significante para vários campos do conhecimento como a Teoria dos Números, Estatística, Análise, Geometria Diferencial, geodésia, eletrostática, astronomia e ótica.

Muitas vezes referido com o "princeps mathematicorum" (expressão em latim que pode ser traduzida como o "príncipe dos matemáticos", embora princeps pode também ser traduzido como "pioneiro"), Gauss é considerado um dos matemáticos mais influentes da história.

Vida

Gauss nasceu em Braunschweig, uma cidade do centro-norte da Alemanha situada no estado da Baixa Saxônia, filho de pais humildes.

Há muitas histórias sobre sua genialidade prematura, a mais famosa dela conta que um de seus professores pediu que os alunos se ocupassem durante um tempo somando todos os números inteiros de um a cem. Mal havia acabado de enunciar o problema e o jovem aluno Gauss colocou sua lousa sobre a mesa com a resposta 5050. Gauss havia percebido que somando termos do início e do final da sequência em pares ele obteria sempre o mesmo resultado (no caso 1 + 100 = 101, 2 + 99 = 101, 3 + 98 = 101...) o que o levou a deduzir uma simples fórmula para essa soma:



Essa simples fórmula pode calcular a soma de qualquer sequência de números que estejam em progressão aritmética.

Em 1795, Gauss começou a frequentar a Universidade de Göttingen e foi um dos responsáveis por fazer desta universidade o coração da matemática nessa época (enquanto a École Polytechnique de Napoleão estava cada vez mais focada em desenvolver a álgebra e estudar a matemática aplicada, em Göttingen reinava o estudo da matemática pura).

Gauss era muito conhecido também por seu perfeccionismo e seu rigor, seu lema "pauca sed matura" representava sua grande preocupação com o rigor de suas provas, pois traduz-se (poucas, porém maduras), algo deveras revolucionário para sua época quando praticamente qualquer modelo matemático que se mostrasse lógico e parecesse se aplicar à realidade era aceitado entre a comunidade matemática.

Obra

Gauss descobriu disversos teoremas e revolucionou vários campos da ciência.
A descoberta que "projetou" Gauss no mundo foi sua previsão sobre o próximo aparecimento de Ceres de onde saiu sua segunda publicação "Theoria Motus Corporum Coelestium in sectionibus conicis solem ambientium" (Teoria do Movimento dos Corpos Celestiais Girando à volta do Sol)

Sua primeira publicação foi seu livro "Disquisitiones Arithmeticae" (um livro que abordava a Teoria dos Números, um campo que mal existia em sua época).

Também conseguiu uma aproximação impressionante sobre o cálculo da quantidade de números primos[2] até o número n, onde relacionou inicialmente o logaritmo com os números primos e após isso a teoria das probabilidades.

Em seu doutorado demonstrou o "Teorema Fundamental da Álgebra" e no final de sua vida criou a representação gráfica dos números complexos (algo sobre o qual não tinha muita certeza sobre sua apreciação na época mas que hoje é muito utilizado entre os matemáticos).

Conclusões

Bom, dá pra entender porque eu e mais bilhões de matemáticos pelo mundo admiramos muito esse grande estudioso né?
Espero que tenham gostado...
Farewell

Post Scriptum

[1]Sim exatamente igual só q com o betazinho legal xD
[2]Para mais informações sobre os números primos e para aprender mais sobre os matemáticos famosos recomendo FORTEMENTE a leitura do livro "A Música dos Números Primos"

Post Scriptum(2)

Gauss é também detentor da assinatura mais foda que eu já ví.





10 comentários: