segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Biografias de Bolso: Johann Carl Friedrich Gauss

Olá pessoalzinho legauss =P

Venho com esse post inciar uma sessão nova do blog, as biografias de bolso
Serão posts que trarão de forma resumida a vida e as contribuições para a ciência de alguns estudiosos importantes na história da matemática, física, computação, etc...

Nesse post falarei sobre o Gauss
Um matemático que eu admiro muito e teve uma influência óbvia no nome do nosso blog =P
Espero que gostem!



Introdução

Johann Carl Friedrich Gauss (Johann Carl Friedrich Gauß, no original alemão[1]) (30 de Abril de 1777 – 23 de Fevereiro de 1855)foi um matemático e cientista alemão que contribuiu de forma significante para vários campos do conhecimento como a Teoria dos Números, Estatística, Análise, Geometria Diferencial, geodésia, eletrostática, astronomia e ótica.

Muitas vezes referido com o "princeps mathematicorum" (expressão em latim que pode ser traduzida como o "príncipe dos matemáticos", embora princeps pode também ser traduzido como "pioneiro"), Gauss é considerado um dos matemáticos mais influentes da história.

Vida

Gauss nasceu em Braunschweig, uma cidade do centro-norte da Alemanha situada no estado da Baixa Saxônia, filho de pais humildes.

Há muitas histórias sobre sua genialidade prematura, a mais famosa dela conta que um de seus professores pediu que os alunos se ocupassem durante um tempo somando todos os números inteiros de um a cem. Mal havia acabado de enunciar o problema e o jovem aluno Gauss colocou sua lousa sobre a mesa com a resposta 5050. Gauss havia percebido que somando termos do início e do final da sequência em pares ele obteria sempre o mesmo resultado (no caso 1 + 100 = 101, 2 + 99 = 101, 3 + 98 = 101...) o que o levou a deduzir uma simples fórmula para essa soma:



Essa simples fórmula pode calcular a soma de qualquer sequência de números que estejam em progressão aritmética.

Em 1795, Gauss começou a frequentar a Universidade de Göttingen e foi um dos responsáveis por fazer desta universidade o coração da matemática nessa época (enquanto a École Polytechnique de Napoleão estava cada vez mais focada em desenvolver a álgebra e estudar a matemática aplicada, em Göttingen reinava o estudo da matemática pura).

Gauss era muito conhecido também por seu perfeccionismo e seu rigor, seu lema "pauca sed matura" representava sua grande preocupação com o rigor de suas provas, pois traduz-se (poucas, porém maduras), algo deveras revolucionário para sua época quando praticamente qualquer modelo matemático que se mostrasse lógico e parecesse se aplicar à realidade era aceitado entre a comunidade matemática.

Obra

Gauss descobriu disversos teoremas e revolucionou vários campos da ciência.
A descoberta que "projetou" Gauss no mundo foi sua previsão sobre o próximo aparecimento de Ceres de onde saiu sua segunda publicação "Theoria Motus Corporum Coelestium in sectionibus conicis solem ambientium" (Teoria do Movimento dos Corpos Celestiais Girando à volta do Sol)

Sua primeira publicação foi seu livro "Disquisitiones Arithmeticae" (um livro que abordava a Teoria dos Números, um campo que mal existia em sua época).

Também conseguiu uma aproximação impressionante sobre o cálculo da quantidade de números primos[2] até o número n, onde relacionou inicialmente o logaritmo com os números primos e após isso a teoria das probabilidades.

Em seu doutorado demonstrou o "Teorema Fundamental da Álgebra" e no final de sua vida criou a representação gráfica dos números complexos (algo sobre o qual não tinha muita certeza sobre sua apreciação na época mas que hoje é muito utilizado entre os matemáticos).

Conclusões

Bom, dá pra entender porque eu e mais bilhões de matemáticos pelo mundo admiramos muito esse grande estudioso né?
Espero que tenham gostado...
Farewell

Post Scriptum

[1]Sim exatamente igual só q com o betazinho legal xD
[2]Para mais informações sobre os números primos e para aprender mais sobre os matemáticos famosos recomendo FORTEMENTE a leitura do livro "A Música dos Números Primos"

Post Scriptum(2)

Gauss é também detentor da assinatura mais foda que eu já ví.





10 comentários:

T disse...

Ficou muito LeGauss!

O Gauss foi uma personagem fantástica mesmo. O cara era simplesmente foda. Não é a toa que é chamado de o príncipe dos matemáticos. E o melhor de tudo é que ele já fazia joinha no século XVIII :b

A assinatura dele é realmente mto foda.

Anônimo disse...

'eu e mais bilhões de matemáticos pelo mundo'
LoL
fanfarrao.. cara acha q metade do planeta tem graduaçao em alguma coisa d exatas bem exatas msm (quimica, vsf)
xD

Anônimo disse...

assinatura meio gay, devo dizer

Thiago S. Mosqueiro disse...

Saberia dizer quando foi que ele tirou a foto do logo?...

De qualqer forma, depois de ler o comentário do Mauricio eu pensei... "Nossa, parece a letra do Spock!"

Gabriel Martins disse...

desconheço (a letra dele) =P

Rodrigo J. Fonseca disse...

Spock é um colega da nossa turma de Física, que tem a letra mais pomposa (gay) da turma. Tem apenas um pouco menos de voltas do que a do Gauss.

Anônimo disse...

Ele assinava fazendo uma integral! Show! :P

Andréa Thees disse...

Olá, cheguei a este blog procurando uma foto do gauss para um trabalho com meus alunos. Amei o blog e já sou seguidora.
Segue um link bacana sobre Gauss:
http://www.uff.br/sintoniamatematica/curiosidadesmatematicas/curiosidadesmatematicas-html/audio-gauss-br.html

Valeu!

Gabriel Martins disse...

Obrigado pelo comentário, ficamos realmente felizes em ver que nosso blog está sendo apreciado por outros matemáticos!

Agora revendo esse post tenho vontade de reescrever com mais resultados do Gauss que fiquei conhecendo conforme estudava hehe

Anônimo disse...

Apesar de eu nao entender muito de matematica e nunca ter ouvido falar de Gauss um trabalho de escola me obrigou a enterder um pouco mais esse mundo.. e me enterecei bastante... muito bom o trabalho de voces do blog. Parabens !