segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Um estudo legauss

Recebi um link de um amigo meu esses dias. Era um link para um trabalho realizado por alguns alunos e publicado pelo seu professor sobre a ação da gravidade nos jogos da série Super Mario.
Definitivamente eu gostaria de ser um desse alunos... Bom, não é hora de chorar o leite derramado mas de beber o que ainda restou no copo - :D minha primeira piada infeliz em um post. Não vou reescrever o trabalho, apenas uma rápida introdução e a conclusão do trabalho. Eu sugiro fortemente que você leia o trabalho na íntegra[1]. Vale a pena.

Medidas experimentais


Para se calcular a aceleração precisamos de 3 medidas: A velocidade inicial, a distância percorrida e o tempo levado para percorrer tal distância. Nas medidas experimentais, o Mario caia de uma plataforma, assim sua velocidade inicial definitivamente é nula, o que deixa apenas duas medidas a serem feitas. Elas foram obtidas filmando-se as telas de jogo e contado os pixels para determinar a distância e o tempo é obtido a partir do número de frames do vídeo e da taxa de frames. Para se converter a distância de pixels para metros, foi usada uma informação tirada da wikipedia que diz que o Mario tem certa de 1,52 metros.

Jogos avaliados


Super Mario Bros.
Super Mario Bros. 2
Super Mario Bros. 3
Super Mario World
Super Mario 64
Super Mario Sunshine
Super Paper Mario

Conclusões


Os resultados obtidos foram espantosos. A gravidade normal da Terra é de aproximadamente 9,8m/s2. A gravidade em cada jogo do Mario variou de 5 a 11 vezes esse valor, muito acima do que qualquer pessoa normal pudesse aguentar.
Eles também compararam o valor da gravidade com a taxa de bits da GPU - Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico). E aparentemente, quanto mais rápida a GPU, mais o valor da gravidade se aproxima do real - apesar de o mais próximo ainda estar absurdamente longe.

Considerações finais


Este trabalho de fato não acrescenta muito - senão nada - a vida de ninguém, afinal, de que importa o valor da gravidade no mundo do Mario. Porém o método científico foi muito bem empregado e o assunto escolhido, apesar de inútil é muito legauss!!!
Notas

[1] Acceleration Due to Gravity: Super Mario Brothers;




4 comentários:

Gabriel Martins disse...

Por isso q o Mario é baixinho assim
Ele deve ser um gigante no mundo dele... O luigi então deve ser uma criatura mitologica (já q era mais alto q o mario xD)

Anônimo disse...

É que nas pesquisas importantes tem muita concorrência.

T disse...

EHAUHEUAHUE gostei da interpretação do pq o mário é baixinho!

Muito legauss esse estudo, apesar de não servir pra nada (quem sabe no futuro não sirva? :b), é um ótimo exercício de física.

Juliana. disse...

Quanta nerdeza mal aplicada! XD