Introdução
Apesar de meus ignaros professores (nem todos) do ensino fundamental terem me feito acreditar que ainda na Idade Média não sabiam que o nosso planeta era redondo (aquela velha lenda de que Colombo decidiu provar que a Terra não era plana), há um bom tempo descobri que os gregos já suspeitavam da forma esférica (ou quase) da Terra. Mais do que suspeitas, 3 séculos antes de Cristo já tinham medido sua circunferência. Quer saber como?
Sobre a Terra ser redonda
Existem MUITOS motivos para ser acreditar que a Terra é redonda. O simples fato da observação desses fenônemos é tão interessante que vou enunciar alguns aqui.
Aristóteles, um século antes de Eratóstenes, propôs vários argumentos diferentes para explicar por que a Terra deveria ser esférica. Um argumento, por exemplo, diz que durante os eclipses a sombra da Terra na Lua é curva - algo que poderia ocorrer apenas se a Terra fosse redonda. Ele também notou que viajantes observam diferentes estrelas quando vão para o norte ou para o sul (o que seria improvável se a Terra fosse plana).
Outros sábios gregos sugeriram argumentos adicionais. Como, por exemplo, a diferença no tempo do nascer ao pôr-do-sol em diferentes países.
O meu preferido é esse: quando olhamos para o horizonte acima do mar e vemos uma embarcação se aproximando, observamos que a parte de cima aparece primeiro (no caso dos gregos, as velas) e depois aparece o casco. Se a Terra fosse plana, todas as partes da embarcação deveriam surgir ao mesmo tempo.
Eratóstenes
Antes de mais nada, falemos do grande pensador que tornou possível essa medição. De acordo com a Wikipédia:
"Eratóstenes (285 - 194 a.C.) foi um matemático, bibliotecário e astrônomo grego. Nasceu em Cirene,Grécia, e morreu em Alexandria. Estudou em Cirene, em Atenas e em Alexandria."Um livro [1] que tenho em casa diz que "no século III a.C. o sábio grego Eratóstenes fez a primeira medição conhecida do tamanho da Terra. Suas ferramentas eram simples: a sombra projetada pelo ponteiro de um relógio de Sol, mais um grupo de medidas e suposições. Mas essas medidas foram tão engenhosas que seriam citadas com autoridade por centenas de anos. É um cálculo tão simples e instrutivo que é refeito anualmente, quase 2500 anos depois, por crianças de escolas em todo o mundo [2]. E o princípio é tão gracioso que seu simples entendimento nos faz querer medir o comprimento de uma sombra".
Eratóstenes ficou cego por volta de 194 a.C. e um ano depois, acredita-se, teria morrido de inanição por ficar sem se alimentar propositalmente.
Próximo Post
No próximo post discutiremos como Eratóstenes deduziu a circunferência da Terra, ou seja, vamos ao raciocínio e às contas propriamente ditas. Também vou mostrar uma animação muito legal que está no YouTube. Até lá.
Clique aqui para acessar a Parte 2!
Notas:
[1] "Os 10 mais belos experimentos científicos" de Robert P. Crease
[2] Acho que o autor não conhece muito bem o Brasil.
2 comentários:
Que cara louco!
Gostei dele...
E tb acho que aquele autor não conhece NADA do Brasil.
Se for a experiência de medir o tamanho de um pedaço de pau, sua sombra e a sombra de outra coisa pra saber o tamanho da outra coisa, eu já fiz. =D
Postar um comentário