sábado, 7 de março de 2009

Vou te dar muita pressão!


É... O Bonde do Tigrão já sabia o que dizia.

Evidentemente, não no mesmo sentido, mas esse negócio de pressão é mesmo muito divertido. (pelo menos eu acho!)

Pressão


Pressão é definida como força dividida pela área sobre a qual a força é aplicada. Se tratando de pressão de gases, a origem da força exercida por um gás sobre as paredes de um recipiente que o contém é a sequência incessante de colisões das moléculas do gás com as paredes. São tantas colisões que o gás exerce uma força praticamente constante , que se manifesta como uma pressão constante.

Pressão de vapor


O que acontece se você deixar um copo com água em cima da mesa por dias? A água evapora. E o que acontece se você deixar o mesmo copo com água em cima da mesa, mas cobrir e vedar bem a boca do copo com um plástico? A água vai evaporar tão mais lentamente que vai dar até a impressão de não estar evaporando, certo?
Isso acontece por causa de uma propriedade chamada pressão de vapor, que nada mais é que a pressão exercida pelo vapor de uma substância. Quando você fecha o copo, as moléculas de água que estão na forma de vapor não tem para onde escapar, e ficam ali, em contato com o líquido. Depois que uma certa quantidade de água evaporou, e está ali dentro, em contato a fase líquida, a água para de evaporar. Nesse ponto, diz-se que o vapor e o líquido estão em equilíbrio dinâmico, e temos a pressão de vapor máxima. Geralmente, os líquidos tendem a evaporar até atingirem sua pressão de vapor máxima. E isso é o que explica as coisas legais.

Pressão parcial


Pressão parcial é a pressão que um gás exerceria se estivesse sozinho em um recipiente. Por exemplo, suponha que você tenha uma mistura de 3 gases, A, B e C, e a pressão total seja 1 atm. Você tira o gás A, e a pressão cai para 0,9 atm. Isso significa que a pressão parcial do gás A era 0,1 atm. A pressão total de uma mistura de gases é a soma das pressões parciais desses gases.

A lei de Henry


A lei de Henry se aplica a concentrações de soluto pequenas e pressões parciais baixas. Em 1801, o químico britânico William Henry descobriu que a solubilidade de um soluto (que pode ser um gás) está relacionada à sua pressão parcial na fase gasosa, e a constante de proporcionalidade é uma constante empírica, K, que depende da natureza do gás, do solvente e da temperatura.
A solubilidade de um gás em um líquido é diretamente proporcional à sua pressão parcial.

Ou
Pg=xgKg
Onde xg é chamada fração molar (ou seja, no líquido,a fração molar ocupada pelo gás solubilizado).

A parte divertida


Fica para o próximo post! Senão esse aqui vai ficar gigante como o último!





4 comentários:

Thiago S. Mosqueiro disse...

Adorei ler isso sobre pressão de vapor! Eu sempre tive dificuldades com química, e nunca entendi bem pressão de vapor... Gostei muito dessa forma coloquial, parece mais 'próximo' de mim : )

Ju, você tem idéia de como se mede a pressão exercida por um sistema formado de apenas uma partícula? E temperatura?

Belo post!

Juliana. disse...

Yoko, eu tenho algo a declarar:
eu adoro físico-química teórica.
Mas O-DE-IO a prática.
Mas eu fiquei curiosa. Terça eu pergunto pro professor e te conto.

E EEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, tô tão feliz que alguém no mundo gostou do post! (nossa, qto drama...)

Thiago S. Mosqueiro disse...

hehehehe acha que essas definições continuam válidas para este caso? Eu realmente não sei, mas acho estranho medir temperatura nesse caso. Talvez possa ser interessante medir kb T num caso extremo assim, neh? Porque muitas vezes o que nos interessa é esse produto (pras dist. de estados ocupados, por exemplo).

De qualquer forma, gostaria de saber sim o que seu professor tem a dizer! E estou esperando o post seguinte com a parte divertida!

Juliana. disse...

Ué, pq não continuariam? Com relação à temperatura eu não tenho certeza, mas à pressão, uai! Pq não? Afinal de contas (vou chutar a partir daqui)o vácuo não é ausência de partículas? Se vc tiver 1 partícula que seja, ela exerce pressão.
E eu acho que a temperatura vale tb... pelo mesmo princípio.
E ainda assim, eu vou perguntar! auhauahuahuha