sábado, 7 de março de 2009

Mais um serviço do Gmail: offline gmail

O gmail é um dos maiores serviços de e-mail que existem na atualidade, concorrendo fortemente com hotmail e Yahoo!, entre outros serviços não gratuitos. Atualmente, o gmail fornece pouco mais de 7Gb (é possível acompanhar o crescimento desse número ao vivo!). Mas como em muitos lugares a internet é um local complicado, mesmo com a criação de redes wireless de longo alcance, o grupo do gmail lançou um serviço interessante: o offline gmail.

Desde a criação do Google Labs, há a possibilidade de adicionar aplicativos extras em seu gmail, como por exemplo um aplicativo que adiciona uma mensagem aleatória automaticamente à sua assinatura. Para visualizar uma lista com estes aplicativos, abra sua conta no gmail e vá em Configurações (Settings). Entre as diversas abas, deve haver uma chamada Labs. Entre nesta e veja suas opções.

A opção que motivou este post foi a offline gmail, que permite que o usuário abra sua conta mesmo sem estar conectado à internet e visualize os e-mails que estavam em sua conta na última vez em que ele pôde se conectar ao servidor.

O serviço funciona de modo muito simples: toda vez que você se conectar, ele baixa todas as mensagens até certa data (incluindo, também, a possibilidade de baixar os anexos) e arquiva em seu computador. Quando o usuário quiser visualizá-los, estará tudo lá. Este serviço pode ser muito útil para aqueles que viajam bastante e, durante a viagem, não podem acessar a internet. Assim, antes de viajar, basta baixar todas as mensagens e lê-las durante a viagem.

Há alguns casos em que a adição deste aplicativo causou problemas para o usuário (má formatação da caixa de e-mails), mas não há ainda nenhuma certeza sobre o porquê da ocorrência.




Nenhum comentário: